Unção de conquista




Unção de conquista!


Lucas 4:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,e apregoar o ano aceitável do Senhor.


Existe um óleo que deve ser derramado diariamente sobre nossas cabeças, é uma graça já alcançada mais que deve ser buscada diariamente pelo crente. Não é óleo velho, mas óleo fresco, que desce da jarra do Deus todo poderoso sobre nós. Capacitando-nos e nos equipado a desenvolver uma vida frutífera esta tem sido uma unção que vem do alto. Existe também um amor que nos impulsiona um amor que não é carnal, que não é passageira, mais que é combustível que guia os nossos corações e nos faz amar a Deus de todo coração. Que se entrega a ele sem reservas, sem condições e que deseja gastar todos os seus dias e segundos de fôlego de vida na sua presença e obra. Existe um fogo que vem pra depurar nossas vidas, nos santificar e expor nossas sujeiras, não pra nos condenar, mas para nos depurar e extrair de nós ouro refinado. Vida limpa, jóia preciosa na mão de nosso joalheiro e criador. Para que possamos ser o que fomos chamados a ser obra-prima do nosso criador e Senhor.


O Óleo faz toda a diferença em nossa vida.


Eclesiastes 9:8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.


O Óleo representa a Unção do Espírito Santo de Deus. O Óleo representa a presença de Deus em nossa vida. Unção é a capacitação para se mover no reino sobrenatural. É o equipamento do Reino. A unção é dada sobre os que a buscam e andam em Santidade. A unção é o que levanta o homem de Deus. Mas o caráter é o que mantém este homem em sua posição no reino, com integridade e santidade diante do Fogo Consumidor. Salomão sabia que antes do óleo existem as vestes brancas. Sem consagração e purificação através do arrependimento e lavagem pela palavra não há óleo derramado. O óleo (a unção) vem sobre os que têm vestes brancas, pois só estes são capazes de se mover no sobrenatural de Deus e consegue trazer a vida de Deus revelada em sua própria vida.



Onde Josué e Calebe conquistaram o coração de Deus


Números 14: 6 ao 11 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.]Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais. Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel. Disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?




Apenas dois homens que obedeceram entraram na terra prometida


Números 14:30 Não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.


O que aconteceu com o povo que acreditou nas espias malditos e como morreram as espias!


Números 14:34 ao 38 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos e tereis experiência do meu desagrado.Eu, o SENHOR, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto, se consumirão e aí falecerão.Os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, esses mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o SENHOR. Mas Josué, filho de Num e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, sobreviveram.


Moises ora ao Senhor para que Deus mostre o seu sucessor


Números 27: 15 ao 20 Então, disse Moisés ao SENHOR:O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.


Números 27: 22 e 23 Fez Moisés como lhe ordenara o SENHOR, porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés.


Números 28:1 e 2 Disse mais o SENHOR a Moisés: Dá ordem aos filhos de Israel e dize-lhes: Da minha oferta, do meu manjar para as minhas ofertas queimadas, do aroma agradável, tereis cuidado, para mas trazer a seu tempo determinado.


Moises faz um discurso que ficaria para a historia de Israel!


Eu vejo neste discurso Deus dando as normas para aqueles que desejam a Unção de conquista! Muitos não entenderam ainda o que significa isto e estão perecendo. Alguns se escondendo debaixo da graça dizem: Nós hoje estamos vivendo debaixo da graça, deve ser diferente. Deuteronômio 7:11 ao 21


Deus continua condicionando o povo que recebera a unção de conquista!


Deuteronômio 8:6 ao 10 Guarda os mandamentos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres; 7porque o Senhor, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; 8terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre. 10Comerás, e te fartarás, e louvarás o Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu.


Deuteronômio 11:23 ao 25 o Senhor desapossará todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. 24Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, desde o deserto, desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será vosso. 25Ninguém vos poderá resistir; o Senhor, vosso Deus, porá sobre toda terra que pisardes o vosso terror e o vosso temor, como já vos tem dito.


Josué e exaltado e recebe a unção de conquistador mor!


Deuteronômio 31:3 O SENHOR, teu Deus, passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, e tu as possuirás; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem dito.



Deuteronômio 31:23 Ordenou o SENHOR a Josué, filho de Num, e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo.


Josué recebe a unção é cheio do Espírito de sabedoria!


Deuteronômio 34:9 Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.


Deus sempre incentiva a Josué ser forte e corajoso. Deus promete que assim como foi com Moises seria também com ele.


O povo aceitou Josué, por que ele tinha a unção de conquista!



Josué 1:16 Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos.



Josué 2:24 e disseram a Josué: Certamente, o SENHOR nos deu toda esta terra nas nossas mãos, e todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós.


Josué 3:5 Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.


Josué 3:7 Então, disse o SENHOR a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.



Estamos numa guerra Santa de Conquista!



Josué 4:8 e 9 Fizeram, pois, os filhos de Israel como Josué ordenara, e levantaram doze pedras do

meio do Jordão, como o SENHOR tinha dito a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali. Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que, parados, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da Aliança; e ali estão até ao dia de hoje.


Josué 4:10 Porque os sacerdotes que levavam a arca haviam parado no meio do Jordão, em pé, até que se cumpriu tudo quanto o SENHOR, por intermédio de Moisés, ordenara a Josué falasse ao povo; e o povo se apressou e passou.


Josué 4:14 Naquele dia, o SENHOR engrandeceu a Josué na presença de todo o Israel; e respeitaram-no todos os dias da sua vida, como haviam respeitado a Moisés.


A unção de conquista


Salmos 37:22 Aqueles a quem o SENHOR abençoa possuirão a terra; e serão exterminados aqueles a quem amaldiçoa.


Deuteronômio 10:11 Porém o SENHOR me disse: Levanta-te, põe-te a caminho diante do povo, para que entre e possua a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.


Isaías 65:9 Farei sair de Jacó descendência e de Judá, um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão nela.


Josué 13:2 Esta é a terra ainda não conquistada: todas as regiões dos filisteus e toda a Gesur;


Salmos 37:9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.


A unção de conquista para os santos


Daniel 7:18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade.


Deuteronômio 9:1 Ouve, ó Israel, tu passas, hoje, o Jordão para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes e amuralhadas até aos céus;


Deus não deu a terra prometida aos filhos de Israel por méritos e sim por causa da sua palavra como também pelas maldades das outras nações !


Deuteronômio 9:4 Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela maldade destas gerações, é que o SENHOR as lança de diante de ti.


Deuteronômio 9:4 Mas, depois que o SENHOR, nosso Deus, tiver expulsado esses povos da presença de vocês, não fiquem pensando assim: “Deus nos trouxe aqui e nos deu esta terra porque somos bons.” Não é por isso; mas Deus vai expulsar esses povos da presença de vocês porque eles são maus.


As nossas conquistas devem ter um propósito de implantar o reino de Deus!


Esdras 9:11 que ordenaste por intermédio dos teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir é terra imunda pela imundícia dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram de uma extremidade à outra.


Esdras 9:11 que deste por meio dos teus servos, os profetas. Eles nos avisaram que a terra em que íamos entrar e que ia ser nossa era impura porque a gente que morava nela a havia enchido de ponta a ponta com as suas ações más e impuras.


I João 3:17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?


Deuteronômio 10:11 Porém o SENHOR me disse: Levanta-te, põe-te a caminho diante do povo, para que entre e possua a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.



O povo de Deus não pode ser omisso deve tomar a atitude para poder possuir a terra.



Deuteronômio 2:24 Levantai-vos, parti e passai o ribeiro de Arnom; eis aqui na tua mão tenho dado a Seom, amorreu, rei de Hesbom, e a sua terra; passa a possuí-la e contende com eles em peleja.


Deuteronômio 9:23 Quando também o SENHOR vos enviou de Cades-Barnéia, dizendo: Subi e possuí a terra que vos dei, rebeldes fostes ao mandado do SENHOR, vosso Deus, e não o crestes, e não obedecestes à sua voz.


Deus mandou o povo chegar naquelas terras e tomar posse ordenando a benção e a maldição.


Deuteronômio 11:29 Quando, porém, o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal.


Deuteronômio 12:29 Quando o SENHOR, teu Deus, eliminar de diante de ti as nações, para as quais vais para possuí-las, e as desapossares e habitares na sua terra,


Gênesis 28:4 e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão.


Deuteronômio 28:8 O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.


II Crônicas 20:26 Ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Bênção, onde louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Bênção, até ao dia de hoje.


Todos os que possuem a unção de conquista sua saudação é de benção


Salmos 129:8 E também os que passam não dizem: A bênção do SENHOR seja convosco! Nós vos abençoamos em nome do SENHOR


Provérbios 11:11 Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada.


Romanos 15:29 E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo.


I Pedro 3:9 não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.


A unção de conquista através do espírito santo em nossos dias!


Eclesiastes 9:8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.


A igreja hoje está vivendo mais em função do seu passado do que do seu presente. Muitos que sepultaram a velha vida estão chorando diante da sepultura, recordando um tempo que já não existe mais. O que aconteceu? Onde foi parar a alegria, a fé, a ousadia?O povo de Deus está voltando a ser um povo errante. Qualquer dificuldade é motivo para se afastar em busca de um oásis inexistente.A lista para explicar este tipo de comportamento é grande. Tudo tem uma explicação para apoiar o afastamento, o desinteresse.


Assim vamos colecionando fracassos na família, no trabalho, na igreja culpando até mesmo a Deus pelas nossas derrotas. O estudo sobre a unção do Espírito visa restaurar o poder de Deus em nossas vidas. Estamos vivendo num período muito singular.


O mover do Espírito Santo está começando a acontecer em muitos lugares. Precisamos estar preparados para não deixar esta onda passar sem nos tocar. A hora é de entrega e disposição de buscar a presença de Deus e a manifestação do Espírito Santo. Que Deus nos ajude!


Há duas questões que precisam ser consideradas sobre a unção de conquista através do Espírito Santo:


A primeira é: Sobre o que o Espírito Santo está dizendo hoje para a igreja?


Sabemos que a verdade de Deus é única e que o seu propósito continua sendo o mesmo desde o início da criação.


Malaquias 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.


Mas sabemos também que suas revelações são progressivas!


João 13:7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.


Em cada período da história o Espírito Santo se moveu de acordo com as necessidades da igreja e do povo!Nestes dias o Espírito Santo está dispensando à igreja com o que ele tem de melhor. Por isso é devemos estar atentos à sua voz.


Algumas perguntas que devemos fazer para nos mesmos


[if !supportLists]1.[endif] O que estamos realizando tem a ver com o propósito de Deus para esses dias?


2. O nosso esforço tem respondido as prioridades do Reino de Deus?


3. A nossa motivação está sendo direcionada para o alvo certo?


A segunda questão é se a igreja está ouvindo com clareza o que o Espírito está dizendo?Quando não se ouve com clareza a voz do Espírito corre-se o risco de caminhar por caminhos traçados pela nossa vontade.




I Coríntios 14:8 ao 12 Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim.Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.



2. Como ouvir a voz do espírito nestes dias?


Em primeiro lugar, examinando o que a Palavra de Deus fala sobre esse período.


Isaías 35: 1 ao 10 é um texto profético que fala sobre uma grande unção que será derramada sobre o nosso deserto!


Esta unção será tão grande que o maior desejo de Deus será cumprido.


A. Ver o evangelho sendo pregado a todas as nações.


Mateus 24:14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.


B. Ver a igreja convivendo com o sobrenatural


Marcos 16:17 e 18 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.


C. Ver o povo buscando a santificação de vida.


I Tessalonicenses 4:3 e 4 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,


D. Ver as influências satânicas sendo inibidas pelo poder da unção.


Lucas 4:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,e apregoar o ano aceitável do Senhor.


Devemos ser humildes estendendo os olhos para o mundo para ver onde o vento está soprando. Durante um período o vento soprou em alguns países e modificou completamente a sua paisagem. A Escócia há cerca de quatrocentos anos estava mergulhada em profundas trevas. O povo vivia numa pobreza degradante. Os sistemas feudais, que em outros países já havia sido abolido, ainda predominava na Escócia. Não existia a classe média. Apenas o clero, a nobreza e o povo. O povo era considerado os vassalos dos barões. Era escravo no corpo e na mente.O clero levava uma vida corrompida e imoral. Neste caos surge um homem levantado por Deus chamado João Knox. Sob o ministério deste homem o país foi transformado completamente. A Inglaterra também em 1739 experimentou o mover do Espírito através de João Wesley, Charles Finney, George Whitefield. Em outros países como Irlanda, Gales, Estados Unidos o sopro do Espírito Santo mudou a vida e o sistema de governo até então predominante. Hoje o Espírito continua soprando em muitos outros lugares. A nossa oração é que ele não deixe de soprar em nosso meio, em nossa igreja, em nosso país.


Um grande perigo que ronda a igreja


Um dos grandes riscos da igreja moderna é o de acreditar que:


A. através de uma organização bem feita;

B. de uma programação eclética; bem elaborado é tudo que precisamos fazer!

C. de uma da habilidade em lidar com o povo


Ela produzirá os mesmos resultados que a unção do Espírito produz. É importante frisar, que sem unção não há trabalho espiritual. Nada pode substituir a ação do Espírito Santo.


Lucas 24:49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.


Lembre-se do seguinte: o mundo hoje requer uma igreja que trabalhe no poder do Espírito Santo. Uma igreja que saiba depender do Espírito na realização de seus projetos.


Zacarias 4:6. E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.


O conquistador deveria ter um lugar certo para ofertar


Deuteronômio 12:5 ao 14 mas buscareis o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome e sua habitação; e para lá ireis. A esse lugar fareis chegar os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e as ofertas votivas, e as ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.


Então, haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar fareis chegar tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e toda escolha dos vossos votos feitos ao SENHOR,e vos alegrareis perante o SENHOR, vosso Deus, vós, os vossos filhos, as vossas filhas, os vossos servos, as vossas servas e o levita que mora dentro das vossas cidades e que não tem porção nem herança convosco.Guarda-te, não ofereças os teus holocaustos em todo lugar que vires; mas, no lugar que o SENHOR escolher numa das tuas tribos, ali oferecerás os teus holocaustos e ali farás tudo o que te ordeno.


I João 2:20 E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.


I João 2:27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.


Estudos em Destaque