O Vale de Ossos Secos



Ezequiel 37:1ao14 "O Senhor me levou em espírito e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos... eram numerosos e estavam sequíssimos... Então me disse: Profetiza sobre estes ossos e dizei-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor... Então profetizei... e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso... E profetizei como ele me deu ordem: então o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo."


Este relato do Profeta Ezequiel é impressionante. Eruditos bíblicos não sabem dizer se a experiência foi real ou apenas uma visão. Apesar de ser uma discussão interessante, devemos entender que esta visão retrata a nossa condição espiritual em alguns momentos de nossas vidas, quando nos sentimos "como ossos secos". Depois de anos de luta, acabamos como que mortos por dentro, apesar de vivos por fora. Parece que a vida perde o significado e o prazer. Tanto faz, como tanto fez. Vai-se levando a vida, ou sendo levado por ela.Nem conseguimos mais nos lembrar da sensação de estar apaixonado, de sonhar, de rir ou simplesmente sorrir. E, quando alguém nos pergunta quando as coisas vão melhorar, respondemos igual ao profeta: "Só Deus sabe!"


Uma das grandes mensagens nesta passagem é:


A esperança baseada no poder de Deus.


Se Deus enviasse o profeta ao meio de pessoas doentes, Ezequiel talvez pudesse sugerir tratamentos para elas. Se Deus tivesse levado ha um lugar de pessoas amputadas. Quem sabe o otimismo mesmo assim estaria lá se Deus o coloca-se diante de mortos podia ser mais esperançoso e não apenas isso, mais seria aos nossos olhos mais fácil agora ossos sequíssimos? Este é um quadro que mostra o fim dos recursos naturais e humanos. Aparentemente, é o fim de tudo. Mais aos olhos de Deus sempre há uma esperança. Tenho uma boa noticia para todos nos:


Os recursos divinos não se esgotaram.


Quando tudo parece perdido, Deus ainda tem solução. Veja o caso de Lázaro (João 11). Jesus chegou quatro dias depois do seu sepultamento. Parecia tarde demais, mas para Deus não era, e ele foi ressuscitado. O milagre aconteceu e aquilo que parecia o fim tornou-se o começo de um grande testemunho.


Aquele vale cheio de ossos desarticulados e misturados mostra a desorganização de uma vida sem Deus. Ou fora do propósito de Deus! Para nos pode ser a vida atual, muitos aqui parece que sua vida esta assim só sequidão, não há organização, só enxergamos o caos e o fim. Não ha de se admirar de que há maioria aqui esta tendo dificuldade de colocar a sua vida em ordem e sofrem com relação ao futuro por ver apenas tragédias futuras.


Haveria alguma chance aos olhos do profeta?


É muito mais fácil aceitarmos a realidade do caos e mais apropriado dizer eu não posso fazer nada e cruzar os braços. Ja notou como é mais razoável aceitar a Desorganização nos sentimentos, nos negócios, nos objetivos, na família, etc. Muitas pessoas hoje são verdadeiros zumbis ou seja mortos-vivos em sua alma. Já sepultaram seus sonhos e seus ideais. Nos deparamos todos os dias com pessoas tentando sobreviver mais um dia de vida. E quanto ao futuro sempre parece incerto.


Dependendo da nossa visão poderá haver distorções !


Não podemos dar razão ao que os nossos olhos estão contemplado e sim o que a palavra de Deus esta me revelando. Deus disse ao profeta :


"Filho do homem, profetiza aos ossos: ossos secos ouvi a palavra do Senhor..." A Palavra de Deus é o remédio para o problema do homem. É através da palavra de Deus, a Bíblia, pregada e ensinada, que os mortos espirituais viverão. A Palavra de Deus é viva.


Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração


Se Deus esta nos propondo algo é por que existe uma razão para ser, devemos apenas obedecer, pois a palavra de Deus nos comunica a vida e é apta para restituir e acima de tudo transformar o caos . Eu só sei que aqueles que receberem de bom grado essa Palavra, serão por ela transformados e vivificados.


Cada osso foi encontrando seu lugar no corpo.


Isso pode ser usado de forma aplicada para dizer que cada pessoa vai encontrando sua posição no corpo de Cristo, que é a igreja. Vai encontrando sua razão de viver, sua missão, seu objetivo de vida, sua função.O texto destaca ainda a importância da ação do Espírito de Deus sobre nós.


Ezequiel 37:1ao14 "O Senhor me levou em espírito e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos... eram numerosos e estavam sequíssimos... Então me disse: Profetiza sobre estes ossos e dizei-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor... Então profetizei... e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso... E profetizei como ele me deu ordem: então o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo."



E o profeta fez conforme a palavra de Deus!


Ezequiel 4 ao 28 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5 Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 6Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR.


Ezequiel 1: 7 Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.


O milagre vai acontecer!


Quando profetizamos teremos a grata satisfação de contemplarmos o milagre de Deus em nossa vida e na vida dos outros.


Ezequiel 1: 8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.


Note que o milagre é proposto por Deus em duas etapas, ou seja, primeiro o milagre do ajuntamento dos ossos e o corpo, em seguida vem o mais essencial o milagre espiritual.


Ezequiel 1: 9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.


A obediência do profeta garante a grande vitoria do povo de Deus!


Ezequiel 1:10 e 11 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.


Preste atenção no que o profeta revela nestes versículos: Profetizei como ele me ordenara! Isso quer dizer que ser profeta num mundo tão caótico não é uma escolha é uma ordem! Quando Deus encontra um profeta obediente coisas extraordinárias acontecem.


A palavra de Deus contra Israel não era para destruição e sim restituição completa!


Ezequiel 1:12 ao 17 Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. 13Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. 14 Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR.15 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 16Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: Para Judá e para os filhos de Israel, seus companheiros; depois, toma outro pedaço de madeira e escreve nele: Para José, pedaço de madeira de Efraim, e para toda a casa de Israel, seus companheiros. 17Ajunta-os um ao outro, faze deles um só pedaço, para que se tornem apenas um na tua mão.


Eu venho lhe dizer que a função do profeta não era apenas a de profetizar, mais também de unir o povo de Deus há começar pela bases, isto significa que precisamos estar unidos. Israel estava todo destruturado a começar pelos cabeças e sendo assim a missão do profeta era agir em conformidade com a palavra Deus.


Ezequiel 1: 18 ao 23 Quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Não nos revelarás o que significam estas coisas? 19Tu lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que tomarei o pedaço de madeira de José, que esteve na mão de Efraim, e das tribos de Israel, suas companheiras, e o ajuntarei ao pedaço de Judá, e farei deles um só pedaço, e se tornarão apenas um na minha mão. 20 Os pedaços de madeira em que houveres escrito estarão na tua mão, perante eles. 21Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei para a sua própria terra. 22Farei deles uma só nação na terra, nos montes de Israel, e um só rei será rei de todos eles. Nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos. 23Nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com qualquer das suas transgressões; livrá-los-ei de todas as suas apostasias em que pecaram e os purificarei. Assim, eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.


Deus promete cumprir não só as bênçãos prometidas no passado mais garante um futuro a Israel.


Ezequiel 1: 24 O meu servo Davi reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus juízos, guardarão os meus estatutos e os observarão. 25Habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual vossos pais habitaram; habitarão nela, eles e seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente. 26Farei com eles aliança de paz; será aliança perpétua. Estabelecê-los-ei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles, para sempre. 27O meu tabernáculo estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 28As nações saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando o meu santuário estiver para sempre no meio deles.


De nada adianta tudo estar no seu lugar, se não houver a ação do Espírito Santo, se não houver unção, se não houver poder.


Seria como um motor de um carro que estivesse bem montado, mas sem o lubrificante e o combustível necessários ao seu perfeito funcionamento. Assim, nossas igrejas não devem ser apenas organizações bem estruturadas. Isso é bom, mas não é suficiente. Não podemos funcionar sem o poder do Espírito Santo, sem a unção dos céus. Uma vez que estamos vivificados pela Palavra, e ungidos pelo Espírito, tornamo-nos um exército.


Deus não ressuscitou aqueles mortos para que cada um fosse cuidar de seus próprios interesses.


Deus os ressuscitou para que se tornassem um exército para lutar na causa do Senhor. Aqueles que são vivificados, salvos pelo Senhor, serão usados para alcançar outros. Isso não quer dizer que deixaremos de cumprir com os nossos deveres. Vamos trabalhar, estudar, divertir, etc. Mas nada disso ocupará o lugar de Deus em nossas vidas. Nada disso poderá impedir que façamos nosso trabalho na obra de Deus. Ele nos ressuscitou (Ef.2.1-2). Logo, nossa vida pertence a ele e vamos viver para a sua glória.


Quero destacar apenas duas verdades absolutas:


1. Somente a Profecia Bíblica pode conduzir-nos de volta à vida.


Somente a verdadeira pregação da Palavra de Deus pode reviver ossos secos.Discursos não revivem ninguém; a Palavra de Deus, sim! A pseudo-pregação não faz nada por ninguém; a profecia bíblica ressuscita os mortos!


2. Não interrompa a Profecia


Se Ezequiel tivesse parado de profetizar quando viu os tendões, a carne e a pele, teria apenas transformado esqueletos em cadáveres. Muitas pessoas "mortas por dentro" começam a ouvir a Palavra de Deus e assim que passam a experimentar algum movimento, algum sinal de vida em seu interior, abandonam o caminho de Deus. Ainda não era a vida, mas, animados com alguns resultados imediatos, deixam de ouvir a Pregação do Evangelho. Em breve o cheiro de carniça vai começar, pois tais pessoas foram transformadas de esqueletos em cadáveres. Mas, se persistirem, receberão o sopro de vida. Aí, sim, o que Deus começou em suas vidas será completado. Jesus Cristo é a vida. Ele afirmou: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele não é um tipo, uma opção ou um estilo de vida. Ele é a própria vida. Ele morreu por nós numa cruz nojenta para dar-nos vida. E vida em abundância. Vida eterna. Deus seja louvado.


Não deixe de ouvir a Palavra de Deus. O Apóstolo João bem que disse: "Quem é de Deus ouve a palavra de Deus".











Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo

templodosmilagres.com.br |  Whats: (41) 3679-6534

 

Av. Alderico Bandeira de Lima, 1767
Campina Grande do Sul - Jd Paulista

quadrangulartemplodosmilagres@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

site desenvolvido por Matheus Pereira