Ganhar e consolidar



“Ó Deus, dá-me almas senão eu morrerei”.


Atos 2:47 “E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.”


O coração de Deus está cheio de almas perdidas. Então, se eu amo vidas, é minha obrigação ganha-las consolida-las, treina-las e envia-las.


John Hyde


Muitos de vocês já ouviram falar de John Hyde o homem que orava, podemos dizer que este homem foi sem duvidas um apostolo de oração. Ele foi um homem apaixonado pelas almas. As cenas de sua vida vista pelas pessoas que conviviam com ele foram tremendas, por mais que parecesse loucura. Muitos ao chegar perto do quarto de oração de John Hyde podiam ouvir seus suspiros e gemidos, ver as lágrimas escorrendo por suas faces, e ver seu corpo, enfraquecido por dias sem alimentação e por noites sem sono, sendo sacudido por soluços enquanto suplicava: “Ó Deus, dá-me almas senão eu morrerei”.


Gênesis 30:1 Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro.


Todos nós estamos comprometidos com vidas, uns com mais intensidade, outros procurando fazer o melhor, porém alguns ainda não estão entendendo o verdadeiro sentido da Visão, e o mais traumático, alguns estão questionando a sua própria existência. Estão sempre se avaliando, não se sentem qualificados, estão constantemente se punindo, e facilmente se tornam presas fácies do inimigo, pois subestimam a capacidade que o Senhor lhes deu de enfrentar e vencer todo e qualquer problema.


Romanos 8:37 "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou."


Nessa oportunidade, gostaria de ajudá-lo a entender o seu verdadeiro papel no corpo de Cristo, a sair de toda e qualquer intimidação, e ser ativado pelo Espírito Santo a ser exatamente o que Deus planejou para a sua vida. O mais absurdo nesse processo é que as pessoas são mais receptíveis às mentiras do inimigo, do que às promessas de Deus. Quero começar afirmando que você pode todas as coisas em Cristo que lhe fortalece Filipenses 4:13 . Desejo conscientizar-lhes que o inimigo está derrotado e não tem poder sobre a sua vida, ele está debaixo dos pés de Cristo Jesus nosso Senhor.


Efésios 1:22 e 23 E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.


Isto quer dizer que se nós estamos em Cristo satanás estará debaixo de nossos pés. Não adiantara nada apenas dizer que satanas esta debaixo de nossos pés se não estivermos em plena comunhão com Cristo. Se você ainda não tomou uma posição neste sentido. Faça isso hoje tome uma nova posição em Cristo, e saiba que maior é o que estará em você do que o que está no mundo (I Jo 4:4). Lembren-se que você nasceu para ser mais do que vencedor em Cristo Jesus, e o pecado não terá mais domínio sobre a sua vida.


Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.


Romanos 8:37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.


Ganhar almas e consolidar.


Provérbios 11:30 O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.


Ser uma ganhador de almas é sem duvidas o desejo de Deus para todos os filhos e filhas de Deus. Ganhar almas é estar comprometido com o maior propósito de Deus para com a humanidade. Ser ganhador de almas é de certa forma se comprometer com a vida, com a prosperidade e acima de tudo prosperidade.



Precisamos ganhar almas e consolida-las!


O tema consolidação, além de ser restaurador, traz consigo muita motivação, pois quem não está precisando ser consolidado, amparado, ajudado, socorrido em uma área específica? Nós não podemos nos esquecer de fatores que são de fundamental importância, e para não falharmos no processo de consolidação . quero lembra-los que a consolidação é como o verbo no gerúndio, uma ação contínua, que está sempre indo ao encontro de.


O privilegio que temos de cuidar da alma de alguém para Deus!


Quando começamos a cuidar de vidas, além de enfrentarmos a guerra que o cotidiano nos apresenta, somos levados a tirar a ovelha da boca do lobo diariamente. Então além da nossa guerra pessoal, temos lutar as guerras de outros que nem perceberam que estão em guerra espiritual. Tenho ouvido alguns dizerem: "Eu não tenho condições de cuidar da minha própria vida, como cuidarei da vida dos outros?". Vejo nessa afirmação um grande erro! Por isso devemos entrar com o processo consolidação, pois quem não foi consolidado, não está apto para consolidar, e quem não está sendo constantemente consolidado, não saberá consolidar os mais carentes. A consolidação é como uma semente: Quanto mais plantamos mais colhemos, porém se não plantamos, o que podemos colher? Aquele que trabalha a terra, seja o primeiro a comer do seu fruto, afirma a palavra.


II Timóteo 2:6 e 7 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. 7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.


A consolidação é uma ferramenta de Deus


Sem consolidação seria a mesma coisa de uma mãe dar a luz e deixar seu bebê sem alimento, e por sua vez seria desnutrindo até entrar em óbito. Por que muitos não têm alcançado sucesso na Visão? Porque não atentaram para essa chave maravilhosa: A CONSOLIDAÇÃO! Uma igreja em crescimento não pode ficar neutro desse processo no crescimento, pois a consolidação não é um gabinete enfeitado, uma ficha cadastral bem preenchida, um grupo adestrado tecnicamente. Tudo isso é importante, mas não é fundamental. O fundamental é o INVESTIMENTO contínuo. Aquele que começa a obra tem que completá-la. Aquele que começou a consolidar tem que cumprir o seu papel até o final.


A consolidação é similar ao processo de crescimento de uma pessoa!


Isso é da educação básica até o amadurecimento!


A consolidação é à base da formação. Sem ela o crescimento não é verdadeiro e a multiplicação nunca acontecerá, pois é nessa formação que nasce os discípulos. Quando estamos responsáveis por uma vida é nosso dever alimentá-la até que esteja madura para tomar decisões, temos consciência que uma pessoa discípulada sempre buscará ajuda para estar caminhando com mais segurança.


"Na multidão de conselhos, vem a sabedoria".


Consolidação de sucesso!


[if !supportLists]1.[endif] Saber o valor de cada vida - O coração de Deus está cheio de almas perdidas. Então, se eu amo vidas, é minha obrigação buscá-las. Ou amamos vidas ou morremos. (Genesis. 30:1).


Cada vida vale mais que todo o universo. Se nós levarmos esse princípio a sério, com certeza o nosso caráter consolidador será ajustado e a nossa responsabilidade dobrada. Devemos crer que ganhar vidas reflete um espírito de sabedoria, pois quem ganha almas sábio é (Provérbios 11:30).


[if !supportLists]2.[endif] Investir incansavelmente - Muitos desistem facilmente. Imagine se a cada cara feia que você fizesse, mau humor que você deixasse escapar, grosserias que você denunciasse no comportamento, ofensas liberasse para as pessoas, imagine qua a cada ação negativa de seu comportamento fosse julgado, e debaixo disso tudo Deus não quisesse mais investir em você?! O que seria da sua vida? Sei que nós já fizemos muitas coisas feias, desagradáveis, reprováveis, e vergonhosas, porém Deus continuou acreditando em nós!


Devemos investir tempo e tudo que pudermos na vida das pessoas!


Se Deus decidiu investir na minha vida eu preciso ir atrás daqueles que estão desistido, vou socorrê-lo, vou ministrar-lhe um novo ânimo, vou ajudá-lo a administrar os prejuízos e as conseqüências dos seus erros; serei uma ferramenta consolidadora usado por Deus para trazer de volta os que estão distantes, e serei usado para manter firmes os que estão próximos também. Lembrando sempre que a consolidação é um processo contínuo, que mantém os que estão perto buscando sempre os que saíram! Jesus nunca desistiu ou desiste de alguém. A consolidação bíblica não aceita perdas, pois as perdas pode ser um sinal de derrota neste sentido!


João 17:12 "Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura."


3. Fazer do discípulo um filho - A consolidação nos leva a maturidade no discipulado, ou seja, gerar filhos para Deus é assumirmos os filhos gerados na fé. Jesus sempre nos chama de filhinhos (Jo 13:33; I Jo 2:12). Esta não é apenas uma forma carinhosa, é uma atitude de quem assume a identidade paternal. Estamos gerando filhos para Deus, porém nesse processo os nossos discípulos nos vêem como referência e devemos ministrar-lhes respeitosamente o amor de Deus. Os nossos discípulos devem ser como nossos filhos de sangue!


A consolidação gera discípulos e pais espirituais


Isto é para que se cumpra as profecias bíblicas : Serás pai de nações. Isso para mim é muito importante e desafiador e ao mesmo tempo privilégio, ser pai de nações e ter filhos das entranhas do próprio Deus. Precisamos rever nossos conceitos. Hoje, deparo-me com muitos filhos na fé e chego a conclusão que estas conquistas só se deram pelo fato da consolidação. O grande verdade é que os filhos na fé precisam se sentir que estão dentro de uma nova família, e nem todos os pais espirituais assumem a sua verdadeira identidade no acompanhamento integral dos seus filhos, muitos filhos morreram espiritualmente por não serem consolidados no passado. Nesta Visão, a consolidação transformara os filhos espirituais em verdadeiros discípulos do Senhor que com alegria nos chamaram de pais devido a consolidação eficaz. A consolidação gera filhos para Deus e desenvolve a nossa paternidade.





Valorizando vidas para o crescimento do Reino


Quando estamos caminhando na rota correta, entendemos que a consolidação é uma ferramenta importante para conservar o crescimento. Vemos tantos ministérios se debatendo sem êxito e sem resultado do seu investimento de tempo, dom, finanças, amor, etc. Por quê? Porque faltou essa base prioritária. Sem a consolidação as portas do fundo continuariam abertas e quando chegam os novos, eles escapam por não ter uma solidificação . Vamos fechar as portas do fundo!


Façamos o que o nosso Senhor Jesus nos ensinou através do seu ministério: valorizar vidas; investir incansavelmente; fazer de cada discípulo um filho. Espero que a sua vida seja impactada e, muito mais que isso, que haja transformação. Que o Senhor lhe use como essa ferramenta maravilhosa, para fazer uma grande pescaria sem desperdício das vidas que Ele quer nos entregar. Juntos veremos de casa em casa o crescimento do Reino e a salvação do nosso povo.


Conclusão


A consolidação é fundamental para o desenvolvimento da vida cristã do novo convertido para firmar sua fé e amadurecer em Deus. Ao colocar em prática os princípios apresentados, você certamente colherá os frutos de ver vidas sendo genuinamente transformadas através do poder do Espírito Santo em operação em sua vida. Receberá o galardão celestial eterno por ser um agente reconciliador, com base no amor, sacrifício e obediência, não faltarão almas e vidas que Deus confiará a você para trazer ao seu Reino. Consolidar é o cumprir o mandamento de dar frutos e fazer com que eles permaneçam (João. 15:16 e 17). Portanto, é importante se comprometer com esse propósito, fazendo disso um estilo de vida, amando, servindo e expandindo o Reino de Deus na Terra através da obra de Deus em nossas vidas.


Salmos13:6 Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.















Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo

templodosmilagres.com.br |  Whats: (41) 3679-6534

 

Av. Alderico Bandeira de Lima, 1767
Campina Grande do Sul - Jd Paulista

quadrangulartemplodosmilagres@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

site desenvolvido por Matheus Pereira