Autoridade que nos conduz



Como nós estamos vendo as autoridades constituídas!


Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. É à base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, a Autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar.


Romanos 13:4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.


Dependendo de como você esta vendo ou tratando com as pessoas que Deus as colocou como autoridade em sua vida, será o resultado da sua própria vida ou ministério. Preste atenção no versículo! A autoridade é ministro de Deus para o teu bem, se fizeres mal a esta autoridade teme, porque não é sem motivo que ela traz a espada. Em seguida há uma conotação bastante preocupante, pois a autoridade é vingador, para castigar o que pratica o mal. Deus esta falando que seu eu tratar a autoridade que Deus colocou naquela pessoa no chão eu estarei indo contra ele mesmo e serei punido por isso!


O apostolo Paulo sofreu na pele o significado na vida de um povo que não respeita autoridade!


II coríntios 12 14 ao 21 Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos. Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado? Pois seja assim, eu não vos fui pesado; porém, sendo astuto, vos prendi com dolo. Porventura, vos explorei por intermédio de algum daqueles que vos enviei? Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas? Há muito, pensais que nos estamos desculpando convosco. Falamos em Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação. Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos.


Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.


Pela terceira vez o apostolo Paulo estava querendo ir aos tessalonicos e o motivo era simplesmente por estarem desrespeitando a autoridade constituída seja da palavra ou das pessoas que estavam pregando a palavra. Alguns estavam olhando o apostolo como um sangue suga do povo, achando que suas viagens como também aos de seus companheiro de ministério era muito pesada economicamente falando. Paulo escreve dizendo que este não era o problema e sim a falta de compreensão da maioria. Diz Paulo não vou atrás do vossos bens pois é os pais que devem deixar um tesouro para os filhos.


II Coríntios 12:14 ao 18 Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos. Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado? Pois seja assim, eu não vos fui pesado; porém, sendo astuto, vos prendi com dolo. Porventura, vos explorei por intermédio de algum daqueles que vos enviei? Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas?


Só que o problema é mais grave do que Paulo esta pensando é insubmissão a sua autoridade! Eles estavam vivendo não o que Deus havia revelado por intermédio de Paulo, mais a dura realidade do pecado consciente, e Paulo da uma deixa dizendo: Tenho temor de ir ate ai e vos encontre na forma que eu não quero velos. Pois Paulo sabia que na igreja de corinto as maiores baixaria estavam acontecendo.


II coríntios 12:19 ao 21 Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos. Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.


O que ele revela a seguir é que o seu receio, é que indo até eles Deus o humilhasse no meio deles a ponto de fazê-lo chorar por aqueles que não conseguiam se arrepender dos seus pecados. E que estavam vivendo dentro de uma igreja que tinha todos os dons, mais a impureza, prostituição e lascívia fazia parte do cardápio daqueles crentes. Lascívia que significa: Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria.

Veja só como a autoridade de Paulo estava sendo questionada e ignorada por muitos na igreja de corinto.


II Coríntios 13:1 ao 11 Esta é a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida. Já o disse anteriormente e torno a dizer, como fiz quando estive presente pela segunda vez; mas, agora, estando ausente, o digo aos que, outrora, pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei, posto que buscais prova de que, em mim, Cristo fala, o qual não é fraco para convosco; antes, é poderoso em vós. Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos, com ele, para vós outros pelo poder de Deus. Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. Mas espero reconheçais que não somos reprovados. Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que, simplesmente, pareçamos aprovados, mas para que façais o bem, embora sejamos tidos como reprovados Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade. Porque nos regozijamos quando nós estamos fracos e vós, fortes; e isto é o que pedimos: o vosso aperfeiçoamento. Portanto, escrevo estas coisas, estando ausente, para que, estando presente, não venha a usar de rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação e não para destruir. Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.


Veja que o apostolo Paulo estava indignado, não apenas por se tratar de rebeldia de pessoas novas na fé, mais os veteranos estavam indo contra ele, buscando prova se realmente Cristo falava através dele, e Paulo esta dizendo: Vocês terão todas as provas que quiserem de que Cristo fala por meio de mim. A bem da verdade Paulo esta fazendo aqui uma revelação, Quando se trata de vocês, Cristo não é fraco, pelo contrario ele quer mostrar o seu poder entre vocês mais vocês são uns bananas. Vocês se examinem para descobrir se vocês estão firmes na fé. Paulo diz: Nós não temos falhado, pelo contrario oramos a Deus para que vocês ao façam o mau. Não quero mostrar que sou um sucesso, mas que voce façam o que é correto. Se alguns de vocês acham que estamos falhando isto não tem grande importância, pois contra a verdade não podemos fazer nada a não ser estar a favor dela. Por isso eu fico alegre quando estou fraco, dês de que vocês estejam fortes. E oro para que vocês estejam cada vês mais forte na fé,


O apostolo Paulo vai dizer que a sua ida para corinto ira usar de autoridade!


II Coríntios 13:10 e 11 Portanto, escrevo estas coisas, estando ausente, para que, estando presente, não venha a usar de rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação e não para destruir. Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.

O que ele esta tentando dizer para aqueles cabeça de bagres é que eles deveriam tomar as medidas possíveis, não continuassem agindo em pecado e pensando mau e ate mesmo questionando a sua autoridade. Paulo esta dizendo se corrijam ai e quando eu chegar no meio de vocês não será necessário tomar de medias rigorosas de autoridade, porque se isso for necessário para o aperfeiçoamento farei. Preste atenção no que Paulo escreve a Timóteo sobre autoridade.

I Timóteo 2:1 ao 4 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.


Porque muitas estão passando por tantas dificuldades?


Romanos 13:4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.


Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. É à base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, a Autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar.


Porque não estão respeitando a autoridade que Deus tem colocado sobre os seus lideres espirituais, são crentes que com a bíblia nas mãos estão cometendo as mais terríveis injustiça com aqueles que desejam apenas o seu bem, a sua vitória. Não olhe pro seu pastor como sendo ele o seu castigo, o seu carrasco! Deus sabe por que ele me colocou na sua vida como seu líder e pastor. Ou você tem duvidas? Qual é o seu problema em obedecer a sua autoridade o seu pastor, não queira medir forças com aqueles que Deus elegeu para ser seu guia. Ate quando você agüentará, será que você não esta perdendo esta batalha? Eu não vi um que se desse bem se levantando contra as autoridades constituídas por Deus. Pelo contrario, eu vi pessoas indo pro inferno e levando toda a sua família.


Arão e Miriã se levantarão contra a autoridade de Moises!


É um perigo quando nos lançamos contra a autoridade do homem de Deus. Deus não tem o culpado por inocente. Não basta apenas saber destas coisas temos que praticá-las todos dizem eu em quem sou eu para me levantar contra o ungido do Senhor!


Números 12:1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.


Qual foi o erro deles?


Eles simplesmente estavam se colocando no lugar de Moises, dizendo: Quem ele pensa que é? Nós também temos o direito de ser usados, Deus também fala através de nós. O grande problema é que eles não se deram conta que estavam indo contra a autoridade que estava em Moises, isto é, quando voce se levanta contra aquela pessoa voce esta se levantando contra quem o colocou naquele posto. Ou seja naquela posição, e ai já viu só resta se cumprir o que lemos no inicio!


Romanos 13:4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.


Bem se você estiver de acordo e mal se tiver em desacordo, quando digo isso não estou dizendo que você tem que dizer sim, para tudo o que o pastor disser ou fazer. Ele pode estar errado, só que isso não lhe da o direito de ir contra a sua autoridade. Porque Arão e Miriã não conversou com Moises a respeito daquele assunto? Este é a questão as pessoas não vem conversar comigo a respeito do assunto, apenas olham para o pastor como um problema em questão, ou seja, é fácil se justificar como fez Miriã, colocar a culpa na atitude de Moises era a coisa mais viável. Só que isso trouxe lepra. Eu fico pensando como foi difícil para Moises ver sua irmã branca dos pés a cabeça. E ele não pode fazer nada, por uma simples razão observe os versículos abaixo.


Números 12: 11 ao 15 Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos. Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida. Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. Respondeu o SENHOR a Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial e, depois, recolhida. Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida.


A bíblia revela que Moises intercedeu por Miriã, mais Deus foi irredutível, porque ela tinha se levantado contra o próprio Deus. Quando alguém se levanta contra a autoridade que Deus colocou sobre aquela pessoa, Deus sabe porque o colocou. È por isso que Davi teve em suas mãos varias vezes a vida de Saul e não fez nada. E olha que Saul já estava mais desviado do que podemos imaginar, mais isso não importa. Se Deus te levanta com autoridade ele sempre há de garantir esta autoridade. Eu peguei o caso de Arão e Miriã por se tratar de irmãos, as vezes nos queremos tratar o pastor da igreja como nosso irmão e ele representa aos olhos de Deus muito mais que isso. Ele é a autoridade de Deus sobre a tua vida.


Romanos 8:33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.


Resistindo a autoridade que Deus constituiu


O grande problema que vejo em nossa igreja é a resistência por parte de alguns, que tentam andar na contra mão do seu pastor tem tido sérios problemas.


Muitas vezes o pastor se esforça, se dedica, faz de tudo para que a igreja seja uma igreja avivada, que os irmãos sejam cheios do Espírito. Mais há um demônio agindo na mente de algumas pessoas na igreja, sempre resistindo à autoridade. É sempre do contra, você diz:

Irmão não faça isso, pois ai é que ele toma gosto em fazer o contrário só pra contrariar

Venha participar desta campanha deste trabalho, pois ele alem de não vir arruma jeito de tirar outros da igreja naquele dia. Ele faz isso só porque o pastor pediu!

O pastor diz: Não viaje neste momento a igreja esta precisando muito de sua ajuda, pois é justamente ai que eles resolvem viajar, só pra contrariar.


La em Curitiba quando eu ia repreende-los me diziam: Mais pastor o Senhor nunca me pediu, quantas vezes eu fiquei do altar implorando para que obreiros estivessem, nas campanhas, em culto de oração, nas células, na tarde da benção, na escola de lideres, eu só faltava dizer pelo amor de Jesus Cristo meus irmão venham no domingos a noite.


II Timóteo 3:8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;

Jambres [adversário] mago (1) egípcio que, com outro mago Janes, foi contra Moisés.


Jó 12:18 Dissolve a autoridade dos reis, e uma corda lhes cinge os lombos.

Não pense você que aos que se impõem as autoridades tem vida longa ou alguma prosperidade, vocês verão estes sempre na penumbra, sempre doentes ou mortos.


Eu desejo ser pastor de pessoas que estejam dispostas a respeitar a autoridade que Deus colocou sobre minha vida.


Sabe por quê? Porque ela não é minha autoridade é do Senhor. Você pode me achar demagogo, feio, gordo, carrancudo, sem misericórdia, arrogante, nada disso vai ser desculpas pra você ir contra esta autoridade. Aos que resistem a autoridade são entregues a satanás incondicionalmente, é claro que jamais estas pessoas irão reconhecer isso, mesmo porque, quando satanás cauteriza a mente das pessoas elas nem sabe mais o que significa a palavra autoridade.


Romanos 13:2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.

Se não bastasse a resistência que temos tido com satanás e seus demônios, agora os crentes resolveram resistir à autoridade dada ao seu pastor. Eu quero ser benção na vida daqueles que eu sei que desejam que eu seja. Não vou estar me humilhando, não para os rebeldes se fizer isso estarei retrocedendo e me curvando diante os espíritos de feitiçaria. Chega de ser bobo, ficar segurando as pessoas na nossa igreja apenas por telas, a maioria desta laia só atrapalha o crescimento da obra de Deus. Estas pessoas não vale a pena telas no rebanho. Pastor não diga isso! A minha preocupação é com a prestação de contas naquele grande dia. Não daremos conta de rebeldes e sim das ovelhas não é você que estará lá para dar conta dos meus atos. Se voce comigo não ajunta, certamente irá espalhar. Eu não tenho culpa se as pessoas não me querem dar ouvidos!


Zacarias 7:11 ao 14 Eles, porém, não quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos. Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não os ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos. Espalhei-os com um turbilhão por entre todas as nações que eles não conheceram; e a terra foi assolada atrás deles, de sorte que ninguém passava por ela, nem voltava; porque da terra desejável fizeram uma desolação.


Mais deste jeito a igreja vai acabar, vai sim em o nome de Jesus vai acabar com a igreja que satanás esta tentando infiltrar dentro da igreja de Jesus, satanás quer que sejamos uma igreja insubmissa, sem amor, uma igreja de covardes esta igreja esta acabando faz tempo. O fato de você não querer ser insubmisso, não quer dizer que a igreja do Senhor vai acabar. Vá para outro lugar porque aqui você não ira se sentir bem. Você ira se sentir um peixe fora da água. Ou você não gosta de repreensão, de puxão de orelha.


Provérbios 1:23 Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.


Provérbios 12:1 Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.


Provérbios 27:5 Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto.


O apostolo Paulo sabia muito bem o que fazer com os insubmissos

Romanos 15:30 e 31 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor, para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;

I Timóteo 1:9 tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,

Imagine chegarmos um dia na presença de Deus e descobrimos que fomos os grandes culpados pelo fato da igreja não crescer.


I Tessalonicenses 5:14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.


É justamente o que estamos fazendo aqui nesta manha, que você seja admoestado e que mude o seu modo de viver e seja abençoado e não atrapalhe quem deseja ser usado por Deus.


Salmos 106:33 Pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente.




Se o nosso problema é desrespeito a autoridade do pastor, devemos procurar entender a razão disso, não faça como alguns que se deixam morrer com este mal e saem da igreja para nunca mais ter uma vida espiritual saudável. Ter uma vida espiritual saudável requer muitas coisas, entre elas a submissão as autoridades. Se você olha pro seu pastor e não vê nele mais respeito e muito menos autoridade espiritual, alguma coisa esta muito errado com você. Mais que é capaz de reconhecer isso? É mais fácil fugir para uma outra igreja e procurar se tratar La. Só que você sabe que antes da sua morte você terá que me procurar. Isto aconteceu com vários antes de sua morte, gente que deveriam estar conosco até hoje! São pessoas que ficaram presas(os) na sua lepra de insubmissão como Miriã e que teve de sofrer na pele sete dias e reconhecer o erro, tem gente que é sete anos vinte não importa o grau de insubmissão, uma hora terão que vir, e eu estarei sempre pronto. As minhas ovelhas ouve a minha voz disse o Senhor! Agora as que não agüentam a repreensão fogem, para serem tratadas no final de suas vidas. Fazer o que! O pior de tudo é que sabemos que é assim que funciona, mais preferimos o caminho mais difícil. Tem gente que não sabe ouvir a repreensão do bom pastor, preferem viver enganados, muitas vezes engodados pelos lobos vestidos de pastores.


II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,


Sabemos que o trono de Deus a base é a sua justiça, então devemos ser justos com as autoridades que foram constituídas sobre nos.


Estudos em Destaque