Alegrai-vos no Senhor



Neemias 8:10 Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.


O espírito de miséria tem um grande aliado, o espírito de mesquinhez.


Qualidade de mesquinho; insignificância, pequenez, miudeza: Estreiteza, acanhamento, Usura, sovinice, avareza. Eu estou falando daquelas pessoas, que tudo acham que é um exagero. Não gostam de serem convidadas para ir a aniversários não é porque são anti sociais é porque não querem gastar dinheiro com presentes. Sempre dão as desculpas mais conhecidas que foram convidados encima da hora, no momento estão passado por muito problemas financeiros estas pessoas estão sempre se queixado da vida que não tem que não podem etc. Porque você não compra depois e da para a pessoa? etc. Quando são convidados para ser padrinhos de casamento as desculpas eu não gosto de usar terno usar gravatas nem pensar. Como diz o Boris Casoe é uma vergonha! As Pessoas que tem o espírito de miséria quase sempre Gosta de comer coisas boas, mas não as suas custas com o seu dinheiro. Gosta de festa mas não de promove-la. Gosta de viajar, mas sempre na Fiúza dos outros. Falta de generosidade tem Ciúme de tudo o que é seu, é zeloso desde que não lhe custe muito. Do contrario pode morrer do jeito que esta ele ainda diz e a vontade de Deus.

Como se identifica um mesquinho!


Não gosta de receber visitas em sua casa. Da tique tique nervoso nele. As desculpas são: Não gosto de receber visita sem estar preparado ou de surpresa. Na sua casa é tudo contado e regulado tudo até papel higiênico. Uma pessoa mesquinha se pudesse controlar o ar ele faria também. Tem gente que dorme mais cedo para economizar a energia. O mesquinho nunca liga para a moda para combinação das roupas, numero de sapatos é o que couber. Você fala com ele a desculpas é sempre as mesmas: eu sou humilde, venho de uma família pobre, nasci no sitio, eu não ligo para que os outros pensam de mim etc. Infelizmente os filhos herdam esta maldição. A bem da verdade isto não passa de uma falsa humildade para esconder a mesquinhez.

Não podemos confundir o espírito de mesquinhez com as pessoas que são equilibradas, seguras, econômicas etc.

Todos nós já passamos por privações na vida, houve épocas em que eu não podia convidar pessoas para vir em minha casa pelas situações que eu vivia no momento. Não podia fazer uma festa de aniversário para meus filhos mas havia no meu coração o desejo. Não poder fazer no momento é uma coisa; Acontece que o mesquinho nunca pode nunca tem, e sabe porque? Ele não quer gastar seu dinheiro ele não tem no coração o desejo de fazer as pessoas felizes. É claro que nós precisamos saber o que é prioridade você não vai fazer uma festa gastando 5 mil reais sabendo que aquele dinheiro era destinado para pagar compromissos. E depois da festa como vão ficar seu credores? Eu entendo que uma pessoa que pode fazer uma festa um jantar para agradar a esposa ou os filhos e não faz é mesquinho e vai se acertar com Deus.

Como esta sua casa?

Faça uma vistoria ou um levantamento agora do lugar onde você mora ou reside. Da entrada do portão até o quintal ou a ultima dependência. O trinco da porta não esta emperrado a janela abre com facilidade o seu sofá não tem um paninho escondendo o rasgadinho, o furadinho, a cama continua rangendo, ou continua com aqueles tijolos para segura-la? A descarga do banheiro continua com aquela borracha radícula? A porta da geladeira continua com aqueles arames? E o telhado continua com aquele plástico preto para que não chova dentro do quarto. Porque na sala você acha que não tem problema pode chover a vontade. O seu carro a maçaneta funciona? Os vidros abaixam e levantam ou só abaixam. Ou você tem o famoso corcel II um dirige e o outro empurra.


Casas e carros com adesivos impróprios.


É muito comum nos depararmos com pessoas dirigindo um carro caindo aos pedaços escrito: Jeová gire Sua unção esta neste lugar, ou propriedade exclusiva de Jesus, eu já vi numa comby caindo os pedaços: Deus é fiel a serviço do rei, eu tenho a unção de Jeová gire. Temos visto muito em nossos dias lares onde na geladeira tem lá um enorme adesivo escrito: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará Quando abre a geladeira só tem água. Talvez você diga pastor mais isso é fé se for gloria a Deus, mas o testemunho para quem não tem esta fé? Os amigos incrédulos o que vão pensar. É melhor nós sermos coerentes nesta hora do que professarmos um fé que não esta funcionado.


Fazendo festa com arroz dos outros.


O mesquinho e o dízimos! Ele sempre quer saber o que estão fazendo com o dinheiro, se não bastasse eles dizem diante dos seus filhos:

Filhos olha só quanto o papai esta pagando de dízimos se o pai quisesse poderia comprar quantas coisas com este dinheiro. Ele fala assim porque o dizimo não é dele e de Deus ele quer fazer festa com o arroz dos outros como nós dizemos. O mesquinho quando da uma oferta é porque ele esta vendo algum lucro. Todo o mesquinho fica nervoso quando o pastor fala em dinheiro ou desafios etc.

Não é falta de dinheiro e estado de espírito

Muitas pessoas se defendem dizendo: também eu não tenho dinheiro. Não é verdade porque houve épocas nesta terra que o dinheiro não existia e as pessoas viviam muito bem. Os mesquinhos fazem a maior choradeira quando tem que gastar dinheiro, pagar imposto de renda etc.




Provérbios do espírito de miséria.


- Quando eu morrer não se preocupem comigo você poderão me enterrar até num lençol se for o caso.

- Não quero flores no meu velório. Eu já estou morto mesmo.

- Deus tem mais pra dar do que o diabo para tirar.

- Eu já comi o pão que diabo amassou.

- Quem não cuida do que tem a pedir vem.

- Onde come um come dez! Só se você tiver a benção da multiplicação. Pelo contrário se você é um miserável os dez vão passar fome.

- Barriga de pobre não tem o que encha. Tem sim é só ser fiel a Deus que todos serão satisfeito, não esqueça que Jesus alimentou com cinco pães e dois peixinhos cinco mil pessoas.

- Quantos que recebem seu salário e dizem esta mixaria não da para nada.


Eclesiastes 5:11 Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos?

Coisas que os mesquinhos tem dificuldade de fazer:


- Geralmente não pagam impostos para o governo

- Tem caixa dois na imprensa.

- Trabalham outonomo sem registro, e não é porque não podem pagar o problema é que eles não acham certo pagar.

- Não emitem notas fiscais, os funcionários são tratados como mercadoria barata.

- Gostam da lei de Gerson. Eu gosto de levar vantagem em tudo certo. Errado cuidado com as vantagens. Contar a vantagem da TV. Cuidado com os negócios. Cuidado com as pechinchas.

Tem gente que diz eu sou um coitado eu sou um Jó da vida. Sintomas de miséria

- Esquentar a ponta da BIC pra ver se ela volta a funcionar. - Andar pendurado na porta do ônibus. - Lamber a tampa metálica do iogurte. - Colocar bombril na antena da televisão. - Correr atrás do guarda-sol na praia, gritando: "pega, pega." - Entrar de loja em loja, perguntando os preços para o vendedor: "só estou dando uma olhadinha, volto mais tarde. - "Ficar balançando lâmpada queimada pra ver se ela volta a funcionar. - Ir para o trabalho de bicicleta e dizer que é só para manter a forma. - Aproveitar garrafa plástica de refrigerante e por água na geladeira. - Secar tênis atrás da geladeira. - Comprar carro novo e não tirar o plástico, só pra dizer que é novo. - Convidar os amigos para o churrasco do seu aniversário e mandar cada um trazer uma coisa carvão, espeto, ... - Subir na laje para mexer na antena e ficar gritando lá de cima: melhorou? - Entrar na loja de R$ 1,99 e querer achar um presente legal. - Ir ao restaurante e, antes de pedir a comida, perguntar se aceita ticket. - Ter em casa cristal cica.


João 9:8 Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas?

Provérbios 12:20 Há fraude no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz.

Salmos 100:2 Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.

Salmos 105:43 E conduziu com alegria o seu povo e, com jubiloso canto, os seus escolhidos.

Tiago 1:2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,

I João 1:4 Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.

Cuidado com os ladrões de Alegria!


Filipenses 4:5 e 6 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.


Moderação Qualidade que consiste em evitar exageros.


A carta que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Filipos, no ano 62, é sem duvidas um maravilhoso testemunho de que existe uma alegria que não se explica por alienação, ilusão ou fuga fantasiosa de uma realidade indesejada e um mundo cruel. O apóstolo Paulo mesmo que algemado 24 horas há um soldado da guarda de elite de César, numa prisão domiciliar em Roma, aguardava julgamento por ter sido acusado de crimes para os quais a pena era a morte o que, de fato, mais tarde, acabaria por acontecer, conforme nos diz a tradição da Igreja. O apóstolo Paulo foi decapitado no ano de 67 d.C., por ordem do Imperador Nero. Porem devemos ressaltar que o apostolo Paulo certamente não estava iludido nem confuso, sabia que era prisioneiro por causa de sua fé em Jesus Cristo e que, dificilmente seria absolvido. Aos olhos alheios ele não tinha razões nenhuma para viver alegre, no entanto, escreve uma carta de recomendação fazendo jus a alegria do Senhor a igreja de Felipos. Qual era, então, o segredo de sua alegria? Qual seria o seu segredo? E o que fazia com que ele tivesse toda essa sabedoria para viver em paz e cheio de alegria?

Paulo não olhava para Cristo através das circunstâncias, mas via as circunstâncias através de Cristo. Desejo vos falar nesta oportunidade de algumas coisas que roubam nossa alegria, ou seja, os ladrões de Alegria.


1º : Ladrão são as Circunstâncias adversas


Se olharmos em nossa volta , quantas são as situações que podemos dizer que de fato estão totalmente da forma como gostaríamos? Quais são as situações que de fato estão sob nosso controle? Não temos qualquer poder sobre as condições atmosféricas ou sobre o trânsito numa estrada violenta, ou mesmo sobre o que outras pessoas dizem e fazem. As pessoas que depender a sua felicidade de circunstâncias e ideais acaba por passar a maior parte do tempo num estado miserável. O poeta Byron escreveu: “Os homens são o passatempo das circunstâncias”. No entanto, o apóstolo Paulo na pior das circunstâncias escreve uma carta repleta de alegria! O primeiro ladrão está identificado com a palavra circunstâncias, que podem roubar nossa alegria. Foi Nietzsche quem disse que somente quem sabe o porquê da vida é capaz de suportar-lhe o como. E Paulo sabia:

Filipenses 1:21 para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro por essa razão, me alegro em saber que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho.

Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Filipenses 1:3 ao 5 Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora.


A fonte de nossa alegria não é a religião!


Karl Marx em sua obra Crítica da filosofia do direito de Hegel, publicada em 1844 dizia: O homem faz a religião, a religião não faz o homem. E a religião é, de fato, a autoconsciência e o sentimento de si do homem, que, ou não se encontrou ainda, ou voltou a se perder. A religião é o ópio do povo. A abolição da religião enquanto felicidade ilusória dos homens é a exigência da sua felicidade real. Estas famosas palavras podem parecer boas aos olhos de alguns a respeito da religião em si, mas são absolutamente falsas a respeito da espiritualidade cristã. Pois a vida de Jesus Cristo em nós vai alem das religiões. Existe um vazio dentro dos seres humanos que só poderá ser preenchido com a presença de Deus na pessoa bendita de Jesus!


2º Ladrão : São as pessoas inconvenientes!


As pessoas também podem roubar nossa alegria. Mas não podemos esquecer que nós somos as pessoas das outras pessoas. Num mundo em que todo mundo coloca a si mesmo em primeiro lugar, não é estranho que vivamos tantos conflitos. A sugestão do apóstolo Paulo é simples: Devemos abandonar o egoísmo e imitar o jeito de Cristo viver. Quantas vezes os ladrões de alegria estão mais próximos do que a gente pensa. Sabe como? A esposa se produz maravilhosamente e derrepente o marido diz: Nossa essa roupa deixou você muito gorda! Lembro-me de um casal que a mulher colocou um vestido lindo com uma capa toda especial, de repente ele olha para a esposa e diz: Onde você vai com esta roupa Batman ?

Cuidado com os parentes!


Parentes roubam nossa alegria talvez você esteja convivendo com alguns! São aqueles que sempre vêm com uma conversa para te entristecer: Porque você escolheu esta casa? Com tanto lugar você foi escolher logo este bairro? Este carro? Eu tive um é só para se incomodar ! Ai que raiva, não da vontade de da uma resposta malcriada às vezes?

E os colegas de trabalho de faculdade que depois de tanto que você lutou para conquistar aquilo, vem eles dizendo: Você vai perder seu tempo, porque escolheu este curso ou esta faculdade? Eu tudo bem, não tive escolha, fiz porque meus pais me obrigaram, mais você tem tantas opções seja mais esperto.

Puros invejosos que tentam roubar nossa alegria, se você deixar eles certamente roubarão sem piedade. Quais são suas motivações quanto ao futuro. Quando estava estudando para ser pastor, alguém da minha família me disse: Se não bastasse tantos agora mais um charlatão na família! Hoje ele é pastor e um bom pastor por sinal.

Não temos o direito de deixar baixar o nível de nossa unção de alegria! Hebreus 1:9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.


3º Ladrão: Pode ser os bens materiais


Não que seja pecado conquistá-los isso faz parte de nossa vida, não permita que bens materiais sejam o volante que te conduz. Quais são as suas maiores motivações? Um belo consultório, casas, carros importados? Tudo isso pode ser uma dádiva de Deus, porém nada disso pode roubar a alegria do Senhor Jesus em sua vida. Não permita que coisas ou bens materiais roubem a vossa alegria.


Os chineses têm um ditado que diz: Que se você tem alguma coisa que não pode perder, então não é você que tem a coisa, é a coisa que tem você.

O apóstolo Paulo recomenda que façamos uma avaliação em busca daquilo pelo que realmente vale a pena . Depois de avaliar sua vida ele concluiu que seus três maiores desejos primordiais eram: conhecer a Cristo, experimentar o poder da sua ressurreição e participar dos seus sofrimentos. O Apostolo Paulo percebeu que, todas as coisas comparadas a Cristo, eram como esterco. Paulo era daqueles sobre quem Jim Eliot afirmou:

Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter, para ganhar o que não pode perder. Às vezes desejamos construir um império financeiro e nos esquecemos do que realmente vale e dura para sempre!

Mateus 6:19 e 20 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; e Lucas 12:34 porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Não deseje uma vida tão afortunada a ponto de deixar de fora aquele que pode te proporcionar a verdadeira alegria eterna o Senhor Jesus. Você pode achar a minha fala uma besteira, mais lembre-se muito em breve estaremos todos diante do justo Juiz e você dará conta de sua vida a ele diz as escrituras:

Romanos 14:10 ao 12 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.


Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.


4º Ladrão: Ansiedades e preocupações!


Mais o que de fato significa na sua essência ansiedade? Perturbação de espírito causada por incerteza e por receio! A ansiedade a respeito do futuro pode roubar toda a nossa alegria. Paulo recomenda: Filipenses 4:6 e 7 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Não vivam ansiosos por coisa alguma; antes as suas petições sejam em tudo conhecidas A oração é um caminho de paz e alegria, pois somente quem é capaz de se ajoelhar diante de Deus consegue afirmar:


Filipenses 4:13 Posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece.


A carta aos Filipenses não é um carta de auto ajuda barata, que diz ao leitor iludido que tudo vai correr bem e que, ao final, tudo Dara sempre certo. Não é uma dose de ópio. É um testemunho de fé. A fé que vence o mundo. A fé em Jesus Cristo, nosso Senhor. Em nome de quem a vida vale à pena. Jesus Cristo foi um «homem de dores e experimentado nos trabalhos». Contudo, possuía uma alegria profunda que ultrapassava tudo o que o mundo pudesse oferecer. Ao enfrentar a morte cruel no Calvário, Jesus disse aos Seus discípulos:

João 15:11 «Tenho-vos dito isto, para que o Meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo».

Aqueles que confiam em Cristo têm o privilégio de experimentar «abundância de alegrias». No entanto, poucos cristãos se aproveitam deste privilégio. Passam a vida sob uma nuvem de decepções, quando, afinal, podiam andar sob o resplendor da alegria.


Neemias 8:10 Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.


Acredito que dos que aqui se encontram, bem poucos já puderam provar da alegria do Senhor, porem aqueles que já experimentaram de verdade jamais a trocaram pelas ilusões desta vida. A alegria do Senhor excede todo o nosso entendimento e nos conduz por um caminho seguro nele. Tudo o que somos e temos se da por ele é por isso que apostolo Paulo teve a alegria de escrever:

Gálatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Como vencer a ansiedade


Salmos 38:9 Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.


I Pedro 5:7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Árvore dos problemas!


O carpinteiro que havia contratado para ajudar-me a consertar uma velha granja acabava de finalizar um trabalho árduo do primeiro dia. Sua serra elétrica estragou e isso o fez perder mais de uma hora de trabalho e agora, finalizando seu dia de trabalho, seu caminhão não queria funcionar. Então eu disse para o carpinteiro: Deixe que o leve para casa. Ele aceitou. Enquanto o levava, ele sentou-se e ficou em silêncio. Quando chegamos, o carpinteiro me convidou para conhecer sua família. Assim que nós nos direcionamos para a porta o carpinteiro parou rapidamente em frente de uma pequena arvore tocando as pontas dos ramos com ambas as mãos. Quando ele abriu a porta, aconteceu algo surpreendente. Seu rosto bronzeado estava completamente sorridente. Abraçou seus filhos e beijou sua esposa. Fui apresentado à família e ao mesmo tempo me despedi deles. O carpinteiro acompanhou-me até o carro. Quando passamos em frente daquela pequena árvore, eu muito curioso, perguntei sobre o que ele havia feito momentos antes. Ah, o carpinteiro lhe respondeu:

Esta é minha árvore de problemas! “Sei que não posso evitar ter problemas no trabalho, mais uma coisa e certa: os problemas não pertencem a minha casa, nem a minha esposa e muito menos aos meus filhos. Assim, simplesmente os penduro nesta pequena árvore e os deixo aqui todas as noites quando chego em casa. E no dia seguinte pela manhã os pego novamente”O interessante foi o que ele me disse sorrindo: quando saio pela manhã para pegá-los, percebo que não há tantos problemas assim como os havia deixado na noite anterior. È muito interessante esta ilustração ou historia que acabamos de contar! Ela parece muito interessante, porem a palavra de Deus não revela que temos uma arvore para pendurar os nossos problemas e ainda mais termos condições de no dia seguinte termos a consciência deste carpinteiro em trazermos de volta os problemas do dia anterior mesmo que pareça mais suaves e fáceis de resolver. A palavra de Deus nos revela que temos um Deus, isso mesmo um Deus que nos revela em sua palavra que podemos lançar nele todas as nossas ansiedades porque ele tem cuidado de nós! Nele encontramos solução para todos os problemas, quando o buscamos de todo o nosso coração.


Salmos 4:7 Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.

Existem vários tipos de ansiedades! A patológica é uma delas.

A patologia e a ciência das causas e dos sintomas das doenças. Neste caso da patologia a ansiedade poderá ser resolvida com um bom tratamento pela medicina. A ansiedade não é uma malignidade ou um demônio que vem perturbar as pessoas. Você é um ser humano que por sua vez se preocupa com as coisas em sua volta! A grande verdade é que todos nós somos bons catalisadores ou uma espécie de acumuladores de ansiedade. O grande problema não é a ansiedade em si, mais a maneira como devemos enfrentar a ansiedade. A palavra de Deus nuca revelou que a ansiedade é uma maldição ou um pecado capital! O desejo do nosso Deus é que não vivamos ansiosos por coisa alguma. Entendemos também que a ansiedade pode ser entendida como preocupações excessivas, ou seja, você se preocupa tanto com aquele problema a ponto de trazer ao seu coração os sentimentos mais terríveis e comprometedor. Não é pecado a preocupação, mas se isto esta me consumindo e ate mesmo me afastando de Deus, eu precisa urgentemente de muita ajuda.

Lucas 21:34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.


Aconteça o que acontecer nada pode tirar do nosso coração a Alegria do Senhor


Pois ela é a nossa força, não importa quantos ladrões de alegria ainda surgirão em nossa vida. O que precisamos fazer, é nos manter firmes na fé sabendo que tudo coopera para o bem daqueles amam a Deus e que foram chamados segundo o seu propósito, Os verdadeiros Cristão devem sempre estar atentos as armadilhas colocadas pelo diabo que certamente não poupara esforços para tentar roubar a alegria do Senhor de nossos corações. Cabe a cada um de nós ficarmos em alerta Maximo todo o tempo, e discernir quem são estes ladrões, sejam eles visíveis ou invisíveis o que satanás deseja é roubar a nossa alegria e isso só depende de você, você é o guardião mor desta alegria. Que Deus os abençoe e que nunca falte o óleo da alegria em sua vida.

Hebreus 1:9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.


Estudos em Destaque