Usando a motivação para servir melhor!



“Salmo 126:1 ao 3” Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 2- Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo; então entre as nações se dizia: Grades coisas o Senhor tem feito por eles. 3- Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.


Motivação.


Motivação significa: Um estado psicológico caracterizada por elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma meta, um sonho, um projeto. Bruce Bugbee e Armando Bispo afirmaram, em seu excelente livro Como descobrir Seu Ministério no Corpo de Cristo: há uma relação entre nossa confiança e alegria e a satisfação do desejo de nosso coração. Para que essa relação floresça, porém, é preciso entender o propósito para o qual o Senhor nos criou. E boa parte desse propósito é encontrada no desejo de nosso próprio coração.

A pergunta a ser feita é: Você possui.


A - Um coração unicamente para Deus ou para você mesmo e seus objetivos? São pessoas egoístas e que só pensam nelas, quando muito até se dão ao luxo de pensar em Deus e nos outros mais por interesse pessoal, no fundo ele é um oportunista.


B - Um coração com o qual Deus pretende guiá-lo em tudo. São aqueles que até estão dispostos a entregar seu coração a Deus, mais não consegue por que as suas motivações não são as mesmas do Senhor. Muitos desejam agradar a Deus com reservas, este tem sido um grande problema em nossos dias!


C - Um coração criado para atraí-lo ao ponto central de seu ministério: São aqueles que a sua maior motivação não é Deus e muito menos a sua obra, na verdade o seu ministério é a sua motivação, estes valorizam tanto o seu ministério e se duvidar até Deus fica devendo favores a estes. Falam com arrogância e afirmam que se não fosse o ministério deles nada aconteceria!


D - Um coração transbordante de motivação por Deus e a sua obra! Estes têm a motivação correta, pois saberá valorizar o seu chamado fazendo a obra de Deus com paixão. Se a minha motivação estiver correta, tudo em minha volta fará sentido, Deus me ajudará em tudo, pois estou realizando a sua obra com alegria no coração. Todas as pessoas entusiasmadas, motivadas e apaixonadas pelo que fazem, sempre realizam bem as suas tarefas! Ser uma pessoa motivada independe das circunstâncias, seja você rico ou pobre, com recursos ou sem, moço ou velho. Nada ira dete-los para realizar a obra de Deus, o que ira pesar na balança sem duvidas é a sua motivação com que realizara a obra . Leia com atenção as frases abaixo:


Eu perdi mais de 9000 lances livres na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. 26 vezes, meu time confiou em mim para dar o arremesso que daria a vitória, e perdi. E falhei muitas e muitas e muitas vezes na minha vida. Porem nada disso tirou a minha motivação para a próxima partida. Michael Jordan um dos jogadores mais bem pago do basquete.


Comece fazendo o que é necessário. Depois, o que é possível e, de repente, você estará fazendo o que é quase impossível! Autor desconhecido.


Tentar não significa conseguir. Mas, certamente, todos os que conseguiram tentaram, a motivação é a minha ferramenta predileta! Autor desconhecido.


Procurando em Deus a motivação correta!


“Salmo 126:1 ao 3” Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 2- Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo; então entre as nações se dizia: Grades coisas o Senhor tem feito por eles. 3- Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.

Este maravilhoso texto da Palavra de Deus trata de quando o povo de Israel estava voltando do cativeiro babilônico. Eles haviam experimentado, mais uma vez, o livramento de Deus para as suas vidas e, deste texto, podemos extrair, três lições sobre qual deve ser a nossa real motivação para o serviço a Deus.


NEGUEBE


Você sabe o que é o Neguebe a que Davi referiu no texto do Salmo 126.4? O Neguebe não é um rio, também não é nome de homem, é a denominação de uma região desértica que fica no Sul da Palestina, abaixo da linha das cidades de Belém e Hebrom. Este lugar é amplamente árido e seco.


Mas porque Davi pediu a Deus para restaurar a sua sorte como as torrentes no Neguebe?


É que Davi, conhecia bem esta região, foi para ela que ele retirou-se quando estava sendo perseguido por Saul, Rei de Israel que foi reprovado por Deus. Além de conhecer bem o Neguebe, ele conhecia também as variações climáticas e os efeitos destas para o Neguebe. Durante a estação das chuvas ocorria algo muito especial com o Neguebe. Na Palestina as chuvas caem no período que vai do mês de outubro até o mês de abril, sendo que na segunda fase da estação caem as chuvas torrenciais ou chuvas serôdias como está mencionado na Bíblia. Com estas chuvas caindo na Palestina as águas gradativamente vinham escorrendo pelos montes até atingirem o deserto do Neguebe que ficava na região mais baixa. As águas abundantes formavam vários riachos que regavam o deserto e em poucos dias o lugar que antes era tão feio, solitário e sem vida ganhava outro aspecto. Os campos tornavam-se lindos, úmidos e floridos, coberto pelo verde da vegetação que ali era desenvolvida. A vida do lugar era restaurada. Os animais retornavam e a paisagem do ambiente tornava-se linda. A oração de Davi, pedindo ao Senhor para restaurar a sua sorte como as torrentes no Neguebe, acontece certamente em um momento em que ele encontra-se em aflição, ele precisava ser restaurado também. Mesmo sendo ele o Rei escolhido segundo o coração de Deus para ocupar o trono de Israel, sua situação estava complicada, mas ele sabia que tal como o Neguebe que era restaurado pelas águas da Palestina, a sua sorte também seria restaurada pelo Senhor.



Conosco não é diferente, como Davi, nós também passamos por tribulações em algum momento de nossa vida. Temos problemas dos mais diversos, lutamos contra adversidades, somos provados e experimentados, mas hoje podemos pedir ao Senhor para restaurar a nossa sorte como as torrentes no Neguebe, e certamente o Senhor vai fazer chover a chuva do Espírito sobre nós.


1) Devemos ser motivados por estarmos salvos:


(Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.)


Em primeiro lugar, nota-se que hoje tem se procurado por um Deus que sirva o homem. A falta de segurança dos cristãos é tamanha que, onde falam que Deus está agindo, lá está o povo atrás. Temos visto um grande número de cultos antropocêntricos, onde quem tem que ser agradado é o povo que presta o culto e não Deus, o receptor do culto. Em outros ambientes, existe um relacionamento de troca para com Deus. Eu faço isso para Deus e, em troca, Ele me dá isso ou aquilo. Criou-se um medo, que é totalmente diferente do temor a Deus. Este medo tem levado muitos ao ativismo para fugir do inferno, esquecendo-se de que a salvação é única e exclusivamente pela Graça de Deus em Cristo Jesus. Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.


Colossenses 1:13“Ele nos libertou do reino das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu Amor”.


Então, a nossa motivação em servir ao Senhor, não deve ser outra, senão o fato de que Ele, segundo a Sua Soberania e Amor, nos Salvou em Cristo Jesus. Esta pregação traz além de segurança aos crentes, uma noção mais correta do por que devemos servir a Deus.


2) Devemos ser motivados pelo louvor:

(Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo; então entre as nações se dizia: Grades coisas o Senhor tem feito por eles.)


Aqui fica muito clara a questão da proclamação. Neste texto, notamos que povos vizinhos souberam do que Deus havia feito no meio de Israel. É fato que por toda aquela região, havia um conhecimento, ainda que superficial, de quem era Deus.

Mesmo no exílio, o povo de Israel, que tinha um conhecimento mais profundo da pessoa de Deus, proclamava a plenos pulmões a sua confiança em que Deus os libertaria. É no momento da libertação, que vemos que a narrativa é de alegria absoluta. “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo”, diz o texto. O louvor a Deus era claro, a tal ponto que outros povos foram alcançados pela notícia da ação de Deus. Amados, hoje, claro, que sem generalizarmos, temos visto muitos testemunhos que mais aparentam a “tristemunhos”. Uns passam uma profunda tristeza em serem cristãos, outros exaltam a pessoa do cristão mais do que a de Cristo. Temos que entender que o serviço é uma forma de louvor a Deus. É uma expressão da nossa alegria em sermos salvos, é uma maneira de ajudarmos na expansão do Seu Reino, pois fomos salvos para o serviço.

Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.


3) Devemos ser motivados pelo reconhecimento de que somos devedores:

(Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.)

Particularmente, eu sou uma pessoa que prezo muito a gratidão. Creio, que de certa forma, todos nós somos devedores de alguma coisa para alguém e, levo isso muito a sério. Ainda mais, quando esse alguém é o próprio Deus. A Ele devemos o respirar, o andar, o enxergar, o falar, enfim, a nossa vida. E digo mais, não somente a parte terrena desta vida, mas também a vida eterna. Nos versículos que abordamos o salmista expressa toda a sua adoração a Deus ao confessar a ação do Todo Poderoso na vida do povo.

Não devemos trabalhar para Deus para obtermos isso ou aquilo; nem muito menos como meio para a salvação; mas sim, como resultado de um profundo reconhecimento, um profundo agradecimento, louvor, adoração pela Obra Redentora do Senhor em nossas vidas. Eu pude ver durante estes anos, muitas expressões de louvor de pessoas em situações totalmente adversas, como a morte por exemplo. Pessoas louvando a Deus, em meio a muita dor, simplesmente porque reconheciam a tremenda obra do Senhor em suas vidas, porque confiava na Soberania deste Deus todo poderoso.

Amado (a):


  • Se você é daquele que se aborrece porque não dorme bem, lembre-se da família sem teto e sem uma cama para repousar.


  • Se você se desespera ao ficar preso no trânsito, lembre daqueles que sonham em ter um carro para dirigir.


  • Se você tem dias amargos em seu trabalho, lembre-se dos milhares de pais de família desempregados que gostariam de estar em seu lugar.


  • Se você pragueja quando o seu carro quebra a quilômetros de distância da oficina mais próxima, lembre-se dos paraplégicos que dariam qualquer coisa para poderem fazer esta caminhada em seu lugar.


  • Se você se olha no espelho e fica irritado por não conseguir melhorar a aparência do seu cabelo, lembre-se dos pacientes com câncer que perderam os seus cabelos no tratamento quimioterápico.


  • Se você, por vezes se sente vazio e se pergunta: Afinal, o que é a vida? Qual é o meu propósito? Lembre-se daqueles que já se foram prematuramente e não tiveram esta oportunidade de questionarem-se.


  • Se você se sente vítima da ignorância, da amargura, da mediocridade e das inseguranças de alguns, lembre-se de que ainda não existe cura para a AIDS.


  • Se você reclama da sua igreja e dos irmãos que o magoam em sua convivência diária, lembre-se dos povos ainda não alcançados pelo evangelho, onde vidas têm sido ceifadas pelo absurdo das guerras civis, e o inferno não é uma realidade tão distante assim na vida de milhões de pessoas todos os anos.


  • Se você reclama de seus pais, lembre-se dos milhões de órfãos que dariam tudo apenas para poder estar com seus pais mais uma vês.


Amados, antes de reclamarmos do que temos, lembremos daqueles que estariam extremamente felizes se tivessem a oportunidade de estar em nosso lugar. Vamos dar Graças a Deus porque somos o que somos e temos o que temos. Vamos humildemente reconhecer que temos sido agraciados pelo Senhor e somos eternamente devedores da Graça de Cristo.

Salmos 116:12 ao 14 Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? 13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. 14 Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo.




Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo

templodosmilagres.com.br |  Whats: (41) 3679-6534

 

Av. Alderico Bandeira de Lima, 1767
Campina Grande do Sul - Jd Paulista

quadrangulartemplodosmilagres@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

site desenvolvido por Matheus Pereira