Um cordeiro para cada família!



Um cordeiro para cada família!


Êxodo 12:1 ao14

Deus não precisa de alegorias, mas o faz por causa da nossa mente finita. Na Bíblia Jesus Cristo é representado na figura de animais. Ex.: o Leão de Judá, A face do Boi, A face da Águia, mas especificamente na festa da páscoa ele é representado na figura do Cordeiro. O apóstolo Paulo se refere a Ele como o Cordeiro Pascal –


I Coríntios 5:8 “Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade”


A) Jesus Está Representado Na Bíblia toda, Pela Figura do Cordeiro.


1. A pergunta de Isaque “Pai onde está o Cordeiro?” (Gênesis 22:7).

2. O Cordeiro está nos céus.

3. O Cordeiro está na história.

4. O Cordeiro está na Bíblia.

5. Em Gênesis 22 - O Cordeiro é simbolizado. Morrendo por uma pessoa.

6. Em Êxodo 12 - O Cordeiro prefigurado. Morrendo por uma família.

7. Em Isaías 53 - O Cordeiro profetizado. Morrendo por uma Nação.

8. Em João 1:29 - O Cordeiro anunciado. Morrendo pelo mundo inteiro.

9. Em I Pedro 1:18 e 19 - O Cordeiro declarado.


I Pedro 1:18 ao 21 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.


10. Em Apocalipse 5 - O Cordeiro entronizado.


Apocalipse 5:6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.


11. Se você precisa de alegria? Só o cordeiro é que te alegra

12. Se você precisa de alimento espiritual? É o cordeiro é que te sustenta.

13. Você esta doente ou enfermo e desanimado? É o cordeiro que cura e te da vida.


B) A Promessa de Salvação É Para A Família Toda


1. Em cada casa do Egito deveria ter um cordeiro (Êxodo 12:3).


Isso nos da uma direção exata do propósito de Deus em salvar nossas famílias, é um direito nosso quando temos o cordeiro. (Jesus é o nosso cordeiro). Deus não tem netos, Deus tem filhos. Por esta razão é que devemos nos inteirar e lutar pela salvação de nossos familiares, Jesus como cordeiro já fez o que deveria ter feito, morrer na Cruz como cordeiro. E nós o que estamos fazendo? Interessante é que se a família fosse pobre, então deveria se juntar com outra família para conseguir o cordeiro, sem cordeiro não tinha salvação. A promessa da salvação da família está na Bíblia (Salmos 112:2-3).


Salmos 112:2 ao 4 A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo.


No caso de Zaqueu o publicano ele desejou o cordeiro em sua casa (Lucas 19:5-9). Qual de nós tem tido este desejo de todo nosso coração em que Jesus realmente entre na vida dos nossos familiares e faça a verdadeira obra? Muitos ate oram pela sua família, mas não lutam até conseguir o objetivo final.


C) Tomando Posse da Salvação da Família


2. O carcereiro de Felipos (Atos 16:31).


Atos 16:31 ao 33 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.


3. Josué, por ocasião de seu discurso a Nação de Israel (Josué 24:15).


Josué 24:15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.


A fé é o elemento básico para a salvação de toda a nossa família (Gênesis 12:1-3) o caso de Abraão.


Gênesis 12:1 ao 3 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.


Note que a benção da salvação é para todas as famílias da terra, precisamos urgentemente nos posicionarmos quanto a esta verdade e fazermos tão somente a nossa parte. Quem de nós já não perdeu grandes oportunidades, em campanhas, em trabalhos da igreja, nesta noite mesmo quem sabe se o seu parente estivesse aqui hoje assistindo o batismo ou ouvindo esta palavra não seria salvo por Jesus? Você sabia que há uma probalidade de 90 por cento de sua família ir para o inferno e se você fizer alguma coisa este número poderá cair resumidamente? Onde a sua família irá passar a eternidade? Esta campanha que se inicia hoje UM CORDEIRO PARA CADA FAMÍLIA é um despertar de Deus para todos nós. Durante estes quatro domingos vamos focar a nossa família como nunca fizemos, orando sim e jejuando se possível, mais a cima de tudo exercendo o amor pelas suas almas e reivindicando que o cordeiro de Deus os salve o quanto antes. Imagine toda a sua família salva que benção procurando ajudar a outras famílias, pois isso é possível. Jesus já fez a parte dele façamos a nossa em quanto é dia.


Minha família no altar de Deus!


Todos os domingos participamos de um culto intitulado MINHA FAMÍLIA NO ALTAR DE DEIS! Porém estamos vendo os resultados? Se não estamos onde estamos errando?


1º Somos salvos mesmo? Por que se focemos certamente faríamos de tudo para que os nossos fossem também? Crentes convencidos e não convertidos não estão nem aí com a salvação de seus familiares. A bíblia revela: Se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente os de sua família, negou a fé e é pior do que os infiéis.


2º Se tenho certeza da minha salvação e sei que a igreja é a casa de Deus por que tenho tanta dificuldade de convidar e trazer a minha família para a igreja?


3º Se amamos a nossa família e queremos a sua salvação, por que não damos testemunhos a eles de nossa conversão genuína?


A CRUZ, UMA MENSAGEM DE LIBERTAÇÃO.


( Isaias 61:1 ) O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar boas novas aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos cegos.


Introdução:


Esse versículo do livro de Isaias refere-se à obra que Jesus veio fazer aqui na Terra e que nós, seus discípulos, anunciamos e continuamos. Certa vez, Jesus estava em Nazaré, cidade onde havia sido criado, e lhe deram a oportunidade de falar na sinagoga. Ele, então, leu esse trecho do profeta Isaias e disse que essa Escritura estava se cumprindo naquele dia, em sua vida. (Lucas 4:14-22)


A obra de Jesus é uma obra completa! Ele veio através da sua morte na cruz nos libertar de toda prisão e nos trazer restauração física, emocional e espiritual. A cruz traz uma mensagem de libertação.


DO QUE JESUS QUER ME LIBERTAR?


  1. Jesus quer me libertar do império das trevas.


Col 1;13,14 Pois Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.


A Bíblia é clara em mostrar que só há duas opções de governo sobre a sua vida nesse mundo. Ou você está debaixo do império das trevas ou debaixo da autoridade de Jesus. Não há campo neutro. O império das trevas é dominado pelo pecado e povoado pelo diabo e os demônios. Já o reino da luz é o reino de Jesus, onde Ele reina e onde estão os seus servos ( a igreja ) e os anjos.


O que muita gente desconhece é que todos nós nascemos do lado errado, ou seja, nascemos no império das trevas. Espiritualmente falando, ninguém nasce justificado, filho de Deus ou santo. Todos nascem pecadores e por isso pecam com tanta facilidade, desde a infância, sem que ninguém precise lhes ensinar. O único homem que nasceu do “LADO CERTO” foi Adão, mas ele desobedeceu a Deus e a partir daí todos nós nascemos pecadores ( Rm 3:23 ).

A morte de Jesus na cruz oferece a todas as pessoas a possibilidade de se reconciliar com Deus, através do perdão dos seus pecados. A cruz é o passaporte pra você trocar de lugar no mundo espiritual. Abandonar o império das trevas e mudar-se para o reino de Jesus. Você não pode fazer isso por você mesmo. Só através de Jesus! Quem não entende e recebe a mensagem da cruz, continua no império das trevas, mesmo que não se dê conta disso.


  1. Jesus quer me libertar do domínio do pecado.


(Rm 6:18 ) Vocês foram libertados do pecado e tornados escravos da justiça.


Você já percebeu como as pessoas que não têm uma aliança com Deus pecam deliberadamente e abundantemente? Basta assistir a alguns minutos de telejornal para percebermos como as pessoas têm uma inclinação para a maldade, para o erro, para a corrupção. Quantos crimes! Quantos roubos! Quanta imoralidade! E isso não acontece só no nosso país. É assim no mundo inteiro! As pessoas fazem coisas que ofendem a Deus com uma freqüência terrível e nem se sentem culpadas por isso. Na verdade, elas são escravas do pecado. Mesmo que queiram, não conseguem se libertar. É como alguém viciado em álcool ou em drogas que sabe que está errado, mas não consegue abandonar o vício. É a nossa natureza pecadora, da qual a Bíblia fala em:


Colossenses 3:5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;


Mas, através da cruz, temos libertação. A mensagem da cruz promove em nós ARREPENDIMENTO e quem verdadeiramente se arrepende busca em Deus forças para não mais repetir o erro. A mensagem da cruz também nos dá um forte aliado contra o pecado que é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Quando você decide que Jesus será o seu Senhor, você recebe a presença do Espírito Santo que dentre outras coisas te ajuda nos momentos difíceis. Em nós mesmos, não temos forças, mas Deus nos capacita a vivermos de maneira digna e correta.



  1. Jesus quer nos libertar do medo da morte.


Você tem medo de morrer?


O medo da morte é um tipo de escravidão. Mas, veja que coisa maravilhosa:


A MORTE DE JESUS NOS LIBERTA DO MEDO DA MORTE!


Jesus venceu a morte e essa é a nossa garantia de vitória. Por que as pessoas têm tanto medo da morte? Porque desconhecem o que vem depois. A insegurança e a incerteza causam um verdadeiro pavor em muitas pessoas que não gostam nem de pensar nesse assunto. Isso é uma escravidão. Se Jesus não voltar antes, vamos enfrentar a morte. Pois a mensagem da cruz me dá a


CERTEZA DE UMA RESSURREIÇÃO E DE UMA ETERNIDADE COM DEUS.


Jesus prometeu que aqueles que o recebessem como seu Senhor, teriam vida eterna com ele. O céu não é uma promessa de ilusão, é uma bendita realidade. Há um lugar maravilhoso preparado para os filhos de Deus.Isso não nos leva a querer morrer precocemente porque temos um trabalho a cumprir aqui, mas somos libertos de todo medo da morte. Sabemos pra onde vamos e com quem vamos estar.


Hoje é dia de libertação na nossa vida.


É dia de você trocar de reino no mundo espiritual: sair do império das trevas e vir pra o Reino de Jesus. É dia de nós experimentarmos a libertação dos nossos pecados e é dia de não mais vivermos escravizados com medo da morte.Tomemos posse dessas bênçãos que Jesus conquistou na cruz!


Conclusão


Um Cordeiro Para Cada Família. Zaqueu levou o Cordeiro para casa, O carcereiro de Felipos levou o Cordeiro para casa. Josué levou o Cordeiro para casa, Leve você também o Cordeiro de Deus Para Casa, e tenha a vitória na tua vida familiar.


Estudos em Destaque