Os quatro mistérios do Cordeiro!



Os quatro mistérios do Cordeiro!


O Primeiro Mistério do Cordeiro


Êxodo 12:7 “ e tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem...” .


Um Cordeiro para cada família na terra do Egito. O Cordeiro devia ser morto, seu sangue deveria ser colocado em uma bacia ou utensílio, e deveria ser aspergido nos umbrais e nas vergas das portas.


A) O Primeiro Mistério do Cordeiro Está No Sangue

1. O sangue na Bíblia é troca de vida (Levítico 17:11)

2. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. (Heb. 9:22)

B) Interessante saber: Um Cordeiro não Salva se permanecer vivo, tem que morrer.

1. Não somos salvos pelos ensinamentos de Cristo, apenas.

2. Não somos salvos pela santidade de Cristo, apenas.

3. Não somos salvos pelos sermões de Cristo (Efésios 2:8-9)

Somos salvos pela sua morte e redimidos pelo seu sangue!


C) Sangue Na Bacia Não Salva


1. Não adianta ser religioso (Isaías 1:11 ao 13)


Isaías 1:11 ao 14 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? -- diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.


2. Não adianta conhecer a Bíblia (Provérbios 3:5)


Provérbios 3:5 5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.


3. Não adianta querer fazer festas para Deus!


Isaías 1: 14 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.



D) Um Cordeiro Vivo, Que Foi Morto, Que Derramou O Seu Sangue É Que Salva!

1. Precisamos ter uma experiência com sangue do Cordeiro


2. Só somos salvos pelo sangue do cordeiro.


I Pedro 1:18-19. sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,


3. Somos justificados pelo sangue do Cordeiro.


Romanos 5:9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.


4. Sejamos purificado pelo sangue do Cordeiro.


João 1:9


5. Sejamos libertos e redimidos pelo sangue do Cordeiro.


Efésios 1:7 ao 10 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;


6. Sejamos protegidos pelo sangue do Cordeiro.


Hebreus 10:19 ao 21 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,


7. Sejamos santificados pelo sangue do Cordeiro.


I Pedro 1:2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.


8. Sejamos marcados pelo sangue do Cordeiro.


Levítico 8:23 e 24 E Moisés o imolou, e tomou do seu sangue, e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito


9. Sejamos vitoriosos pelo sangue do Cordeiro.


Apocalipse 12:11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.


O Primeiro mistério do Cordeiro está no Sangue Experimente essa poderosa libertação e seja uma pessoa grandemente abençoada juntamente com a sua família.



O Segundo Mistério do Cordeiro.


Êxodo 12:9 “... Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo: a cabeça, com os pés, e a fressura...”


“Comer a cabeça do Cordeiro” é conhecer os seus mistérios e se submeter a autoridade de Cristo, adquirir a Sua sabedoria, é ter a mente de Cristo, e se apoderar desta bênção para ter uma vida familiar vitoriosa.


O Segundo Mistério do Cordeiro está na cabeça. Quando a Bíblia nos ensina a “comer a cabeça do Cordeiro” está nos ensinando princípios “Tenha a sabedoria de Cristo” “Tenha a mente de Cristo” “Submeta-se a autoridade da cabeça que é Cristo”.


A) “Comer A Cabeça do Cordeiro” Significa Submeter-Se À Autoridade De Cristo

A Cadeia de autoridade na Família

1. Deus Pai - Fonte suprema de autoridade

2. Cristo - O filho que recebeu toda a autoridade

3. Marido - O “cabeça da mulher e autoridade principal sobre os filhos”.

4. Esposa - A “auxiliadora” do marido (Gênesis 2:18) autoridade secundária sobre os filhos.


A Cadeia de autoridade na sociedade, Cristo, Família, Igreja!


B) “Comer A Cabeça do Cordeiro” Significa “Tenha A Sabedoria De Cristo”

(Cada um veja como responde ao outro)

1. A mulher deve ter sabedoria de Cristo para servir ao marido

I Pedro 3:1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa


2. O homem deve ter sabedoria de Cristo para servir a esposa


I Pedro 3:7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.


3. Os pais devem ter a sabedoria de Cristo para tomar os filhos.


Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.


C) “Comer A Cabeça do Cordeiro” Significa, Tenha A Mente De Cristo

1. Como Jesus pensa a respeito de minha (meu) esposa (o)

2. Como Jesus pensa a respeito dos meus filhos

3. Como Jesus pensa a respeito do futuro do meu lar

Mente pura (Relacione-se com tua família com pensamentos de Deus)


1. Pureza no trato

2. Pureza nos relacionamentos

3. Pureza nas atitudes

Mente organizada (Coordene a tua vida familiar com propósitos bíblicos)

1. Finanças

2. Projetos


Esta é a noite em que Deus está lhe dizendo: “Coma a cabeça do Cordeiro”. Ou seja, esteja debaixo da autoridade do Cordeiro, e experimente a vida vitoriosa que Cristo lhe oferece o seja mais que vencedor. Faça apelo para a renovação dos votos familiares.


O Terceiro Ministério do Cordeiro.


Êxodo 12:9 “... Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura...”


O Terceiro Mistério do Cordeiro é comer as pernas do Cordeiro, significa, ande com Ele andou, tenha a firmeza de caráter e seja grandemente abençoado com tua família. Quando a Bíblia nos diz “coma os pés do Cordeiro” está nos dizendo Ande como Jesus andou. Andar como Jesus andou implica em uma firme determinação de mudanças de atitudes com relação a minha vida familiar. As pernas vão aonde o coração manda ir.


A) Comer As Pernas do Cordeiro Significa: Andar Com Jesus

Homens que andaram com Deus

1. Enoque - (Gênesis 5:24) Foi arrebatado - Um tipo do cristão fiel. (I Tessalonicenses 4.13)

2. Noé - (Gênesis 6:9) A Família toda na arca, Deus preservou o seu lar da destruição.

3. Abraão - (Gênesis 17:1) Pela sua fidelidade em andar com Deus se transformou num portador de bênçãos para todas as famílias da terra (Gênesis 12:1-3)


B) Comer As Pernas do Cordeiro Significa: Andar Como Jesus Andou

Firmeza de caráter (Salmos 1:1).

Ensinando a família pelo testemunho de vida (II Cr 7:17) O caso de Davi (Não que fosse um pai perfeito, mas a dependência de Deus fez com que recebesse o título de Homem segundo o coração de Deus.

Ter as atitudes de Cristo e fazer a célebre pergunta: O que Jesus faria nessa situação? Buscar o conselho de Deus. Para que eu ande diante de Deus na luz.


Salmos 56:13


C) Os Resultados Desse Andar Com Jesus

1. O homem que assim procede, é bem aventurado (Salmos 128, Salmos 112 )

2. Anda seguro, e tudo que faz tem firmeza (Provérbios. 10:9)

3. Tem paz e discernimento (Isaías 57:2)


Se você está tendo dificuldades para andar, hoje Jesus te diz “Levanta e anda” (Marcos 2:9); “Quem me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Comer as pernas do Cordeiro significa andar com Jesus, andar como Ele andou. (I João 2:6) Amém.


João 21: 9 Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. 10Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. 11Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu. 12Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor. 13Veio Jesus, tomou o pão, e lhes deu, e, de igual modo, o peixe. 14E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos.

15Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.




O Quarto Mistério do Cordeiro.


Êxodo 12:9 “... Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo: a cabeça, as pernas, e a fressura...”


O Quarto Mistério do Cordeiro está nas entranhas do Cordeiro, rim, coração etc. Quando a Bíblia diz: “Coma as entranhas do Cordeiro”, ela esta dizendo: Tenha o coração de Cristo. Ter os sentimentos e a emoção de Cristo, é ter o coração de Cristo. Amar como Ele amou. Amar a família de uma maneira intensa.


A) O Amor de Cristo e as quatro formas de amor expressos na Bíblia:


Amor (phileo) - Amor fraternal, sentimento que norteia as relações interpessoais.


Amor (Eros) - Erótico, sensual, esta forma de amor está relacionada ao corpo do ser amado, esta forma de amor não sobrevive sem os outros. Subsistindo sozinho se torna em um sentimento egoísta e interesseiro. Só é permitido as pessoas casadas, porque envolve compromisso, aliança com ser amado os de serem uma só carne.


Amor (storge) - Romântico sentimento que norteia os enamorados, esse sentimento é importante nos relacionamento entre noivos e namorados e casados.

Amor (ágape) - Amor de Deus, a forma que Deus nos ama de uma maneira sacrificial. “Porque Deus amor (ágape) o mundo d tal maneira, que deu o Seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”


Amor ( Ágape) I Coríntios 13:4 ao 7 Deus nos mostra nestes versículos as 15 características do amor que eu e você devemos expressar em nossas vidas, podemos dizer que o AMOR ÁGAPE é aquele amor que se dá e se sacrifica pelo mais alto bem da outra pessoa. Tal sublime amor prático é completamente abnegado, ou seja, busca o que é melhor para aquele que ama. O AMOR ÁGAPE também é dedicado, ou seja, continua amando aconteça o que acontecer.


B) Quando A Bíblia Diz: “Coma As Entranhas do Cordeiro” Está Nos Dizendo: Ame Como Jesus Amou

Jesus ama as pessoas pelo que elas são

Jesus ama as pessoas independentemente da dor que sentiu na cruz

Jesus ama as pessoas porque nelas o que elas poderão ser


C) Amar Como Jesus Amou Significa: Ter Uma Disposição No Coração Para Amar, É Desejar amar.

1. Se revestir de amor (Colossenses 3:12)


Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.


2. Ver o perdão como projeto de vida (Matheus 6:12)

3. Perdão não é sentimento, é decisão de vontade é responsabilidade cristã.


Quando a Bíblia diz: “Comer as entranhas do Cordeiro”, ela está nos dizendo, que nós devemos ter o coração de Cristo. Um coração que ama que perdoa, um coração amoroso, um coração humilde, para que os valores perdidos de nossa família sejam resgatados.


Ezequiel 11:19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;


Comer as viceras do cordeiro é ter os rins!


Isaías 11:5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.


Salmos 7:9 9Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas os rins (mente) e o coração, ó justo Deus.


Salmos 16:7 7Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meus rins ( coração) me ensina.


Os rins de certa forma é para filtrar o sangue e dar saúde a todo o corpo, se os rins não funcionar todo o corpo entra num processo de morte até mesmo os órgãos mais fortes do corpo.




Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo

templodosmilagres.com.br |  Whats: (41) 3679-6534

 

Av. Alderico Bandeira de Lima, 1767
Campina Grande do Sul - Jd Paulista

quadrangulartemplodosmilagres@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

site desenvolvido por Matheus Pereira