O Tempo a moeda Divina



O Tempo a moeda Divina!


Eclesiastes 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:


Todos os países tem a sua moeda, O Brasil tem o real, o Paraguai o guarani, o Estados unidos tem o Dólar, o México tem o peso, o Japão tem o Uen a Korea tem o Uan, a Alemanha tem o Marco, a França tem o Franco, em alguns países a moeda mais importante e cara chama-se Euro. Porém a moeda mais valiosa e antiga de todas foi criada por Deus, chama-se oTempo.


O tempo é a moeda mais difícil de se lidar, sabe porque?


É a única moeda no mundo que não se pode armazenar, economizar ou ser juntada em algum lugar, não existe banco onde se possa guardar o tempo ou cofres tão bem seguros a ponto de dete-lo. Você deve simplesmente aprender a melhor maneira de investi-lo. O tempo é realmente importante e devemos entender de uma vez por todas o que devemos fazer com ele, do contrario o pouco de tempo que nos resta, será de apenas um tempo difícil e que nos causará um desespero na alma em viver o tempo que nos resta chorando com o tempo perdido que não volta mais. Você já notou como os seres humanos vivem? Os chavões são sempre os mesmos: Meu Deus o tempo este ano voou, eu não arrumo tempo, eu não tenho tempo pra nada, o meu tempo é muito curto, também este transito, eu moro muito longe, o culto termina tarde etc. Todos nós temos um álibi para justificar o mal uso do tempo! Por isso o apostolo Paulo em sua carta a Éfeso escreve dizendo:


Efésios 5:15 ao 17 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.


Como se usufruir desta dádiva chamado de tempo ou moeda divina!


Usando o tempo com sabedoria, porque se não atentarmos para isso, o tempo ira passar e perderemos as grandes oportunidades que o tempo e a vida nos oferece Devemos aproveitar esta moeda para conquistarmos o nosso espaço nesta terra em todos os sentidos para que Deus seja glorificado nisso.

Porque precisamos valorizarmos tanto o tempo?


• Porque não podemos armazená-lo o tempo perdido é como energia elétrica se você gastar ou não a companhia de eletricidade não pode armazená-la se você não gastar ela certamente perderá! Eu estive em Itaipu e vi como funciona uma das maiores usina elétrica do mundo!


• Porque o tempo mal administrado pode nos trazer um prejuízo irreparável, suponhamos que você pague uma escola particular para seu filho, sua condução, lanche ou dinheiro para a merenda o ano inteiro e quando chega no final de ano, e vem aquele noticia estarrecedora: Papai eu fui reprovado! Que coisa terrível, por quê? Porque todos perderam com isso, os pais, o aluno (a) os professores, a nação ou seja o país, todos perdem com o mal uso do tempo e dinheiro. Só que o tempo vale mais que dinheiro. Dinheiro você pode armazenar o tempo não, perdeu não volta mais.


• Porque na verdade o tempo perdido, pode nos privar de um futuro melhor e mais promissor, por incrível que pareça só os bons administradores do tempo dado por Deus é que irão se usufruir de dias de prosperidade e conforto. È muito comum você ver jovens que não estão nem ai com o tempo, gastam seu tempo como se a vida estivesse em camaralenta, como se eles tivessem todo o tempo do mundo, e não é verdade você tem apenas o tempo que Deus lhe concedeu, se fizer mal uso deste tempo, você não poderá culpar a Deus e nem os outros. Precisamos entender melhor a respeito do tempo!

Dês de criança em minha época fui orientado a respeito do tempo, meus pais me educaram dentro de um ritmo bem diferente dos dias de hoje, nos tínhamos tempo para tudo! Tempo certo para acordar, tomar café, fazer os deveres de casa da escola, almoçar, tempo de brincar, tempo de tomar banho, tempo para ir a igreja e tempo de dormir. Tempo para tudo . Quando vimos o dia tinha passado e o quanto produtivo foi aquele dia, hoje é bem diferente o dia passa e não fazemos nada. Precisamos entender que o tempo que passou não volta mais e não temos mais o que fazer a não ser chorar pelo tempo perdido! Note a preocupação de Deus para com o tempo!


Ele nos revela:

Salmos 104:19 Fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso. Quando leio este versículo, vejo que o relógio dado por Deus funciona perfeitamente dês dos tempos mais remotos. Infelizmente a maioria de nós não sabe valorizar o tempo disponibilizado para vivermos a vida como bons mordomos do tempo. O tempo é a moeda mais importante da terra!

Por exemplo:

Deus não lhe deu amigos a principio, ele lhe deu tempo e você investiu este tempo em pessoas e elas por sua vez se tornaram seus melhores amigos. Quanto mais tempo gastarmos com as pessoas certas, muito mais amigos teremos sem duvidas! Deus não lhe deu dinheiro, ele lhe deu tempo! Você ofereceu o seu tempo dentro de uma empresa e isso foi revertido em dinheiro, mais tempo mais dinheiro. Quanto mais tempo você empregou naquela firma naquele negocio, isso fez com que voce tivesse tudo o que você possui hoje! Se quiser mais do que já possui é só usar mais tempo e receberá mais e mais é muito simples. O tempo é uma das maiores dádivas oferecido por Deus, pena que algumas pessoas ainda não se deram conta disso e estão presas em seu próprio tempo sem saber o que fazer de sua vida com relação ao tempo. Você já parou pra pensar como as pessoas perdem tempo em coisas superforas, como tem gente jogando o seu tempo fora e se não bastasse ainda atrapalhando outras pessoas, ou seja, distraindo as pessoas fazendo-as perder o seu precioso tempo?

O que você faria com dois quilos de ferro?

Antigamente as pessoas só usavam o ferro era o metal mais barato e resistente para se fazer muitas coisas. Você poderia usar estes dos quilos de ferro de varias maneiras possíveis, porem vamos dar apenas alguns exemplos para entendermos um principio básico. Exemplos:

• Podia ser usados para fazer ferraduras e neste caso a pessoa ganharia aproximadamente 15 reais.

• Podia ser usado para fazer agulhas desta forma a pessoa ganharia 300 reais

• Ou poderia usar o ferro para fazer peças de relógios neste caso poderia valer milhares de reais.

O Impressionante é que a mesma quantia de ferro usada de três formas diferentes, produziram três níveis de lucro financeiro. O nosso tempo é muito mais valioso do que barras de ferro. É você que decide ficar na internet horas a fio ou na frente da televisão o tempo que quiser ou usar o seu tempo para um futuro melhor. Jamais esqueça que o tempo que se perde com bobagens ou com coisas superforas, não tem como recuperar. Eu sei que isto de certa forma nos causa tristeza e parece que tudo esta perdido. Porem não devemos nos desesperar e prejudicar o resto de tempo que ainda temos pela frente.

O que fazer com o tempo que nos resta?


Em primeiro lugar saber administrá-lo pedindo a Deus sabedoria e discernimento, a final de contas, não podemos mudar o passado e viver se lamentando pelo que deixamos de fazer. Mais podemos transformar o tempo que nos resta, num bem precioso. Podemos ter uma qualidade de vida muito melhor do que já tivemos, basta apenas não perdermos o nosso tempo naquilo que não edifica, não constrói, que sejamos mais atentos as coisas que realmente tem valor e que nos ajudaram há remirmos o tempo! O salmista declara:


Salmos 1:3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Salmos 34:1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.

Como posso bendizer ao Senhor em todo o tempo?


Muitas vezes achamos que o que o salmista esta dizendo é que devemos viver vinte quatro horas, ou seja, o dia todo com a bíblia nas mãos orando e louvando a Deus, e o resto não importa, não é isso que o salmista e o versículo quer dizer! É bem verdade que Deus deseja que as primícias do tempo seja dedicado a ele e que possamos gastar uma boa parte do nosso tempo com ele. Mais o que o versículo nos revela é que em todo o t(88i mempo eu devo fazer algo que venha alegrar o coração de Deus com aquilo que eu estou fazendo, e nada mais alegrará o coração de Deus em saber que seu filho esta usando o tempo que ele lhe proporcionou em algo que redundará em bênçãos para ele mesmo e as pessoas em sua volta. O salmista sabia muito bem administrar o seu tempo a começar gastando-o com orações dentro de um tempo favorável!

Salmos 69:13 Quanto a mim, porém, SENHOR, faço a ti, em tempo favorável, a minha oração. Se soubermos administrar o tempo que Deus nos concede hoje, certamente ele nos abençoara com toda a sorte de bênçãos e o nosso futuro será muito mais comprometedor e seguro em todos os sentidos!

Ezequiel 34:26 Delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei bênção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bênçãos.

O restante de tempo a ser vivido, dever ter uma conotação muito mais comprometedora com as coisas de Deus do que com outras coisas. Mais uma coisa deve ficar bem claro, não devemos espiritualizar tudo em nossa frente. Ate porque os versículos que lemos de Eclesiastes cinco nos revelam que há tempo para todo o propósito debaixo do céu . O que Deus espera de nós é qualidade de tempo em tudo que fazemos, se há tempo pra tudo é por há ! Aproveite melhor o seu tempo sabendo que um dia Deus ira pedir conta deste tempo.

Eclesiastes 3:15 O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou.


Estudos em Destaque