O líder segundo o coração de Deus


O líder segundo o coração de Deus


Provérbios 1:5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade

Alguém chegou a dizer: "Um visionário possui a capacidade para transformar o absurdo em algo formoso, converter o vil e depreciável em algo puro, e fazer do débil algo forte". O propósito de Deus é conseguir líderes conforme á sua imagem, isto é, com caráter igual ao seu. O rei Davi começou desde criança a ser moldado para uma liderança segundo o coração de Deus. Ele venceu matando ursos e leões que queriam devorar as ovelhas de seu pai, para mais tarde derrotar Golias, inimigo dos exércitos de Deus. Logo se tornou rei em Israel e Deus fez um pacto perpétuo com ele e a sua descendência. Vejamos pelo menos cinco princípios que ajudam a formar o líder autêntico:


1º - Todas as coisas cooperam para o bem!


Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.


Por exemplo José, sendo maltratado pelos seus irmãos, chegando a ser jogado por ele numa cisterna e vendido para o Egito, onde foi caluniado por uma mulher e com isso condenado à prisão. Moisés foi forjado na fornalha da perseguição de Faraó e no deserto de Mídia. As nossas experiências negativas poderão nos ajudar a ser o tipo de líder que Deus procura. Lemos de alguém que disse: "Quanto mais adversidade tenhamos na vida, maior será a força interior que desenvolveremos".


2º - Não há fracassados !


Os grandes líderes da história foram forjados em tempo de crise. Alguém perguntou a Abraham Lincoln: "Você não está cansado de fracassar? Ele respondeu: Ainda não fracassei, a questão é que não obtive os resultados desejados". É bom saber que os pequenos fracassos devem ser vistos como experiências que nos levarão ao sucesso.

3° - É necessário assumir responsabilidades!


Quem assume responsabilidade mostra maturidade. Toda pessoa que se compromete com a visão da igreja demonstra ter alcançado maior grau de maturidade. Quando nos colocamos nas mãos de Deus, flui do nosso interior uma força poderosa que não nos deixa fracassar.

4° - Compromisso absoluto


O líder que vê frutos em abundância é aquele que se entrega plenamente à tarefa. Precisa ter certeza de que a visão que se desenvolve só pode ser vivida genuinamente quando nos envolvemos com ele cem por cento. Nossa entrega não pode ser parcial, tem que ser total. Só assim poderemos receber a unção de inteligência que nos conduzirá ao sucesso desejado.


5° - Definição de metas a curto e a longo prazo !


Certo escritor disse: "Metas são ladrilhos com que se constroem os propósitos". O verdadeiro líder se destaca por saber sempre para aonde vai. Concluindo: Pelos feitos do rei Davi, ele é lembrado como o maior rei que o mundo já conheceu. Pela sabedoria de Salomão, sabe-se que a terra não teve outro maior. Pelos feitos de Abraham Lincoln, ele é lembrado como um dos maiores reformadores que estabeleceu princípios de justiça social na América do Norte. As metas determinam à imagem do líder no presente e no futuro. Se você tem certeza de que é um escolhido por Deus para esta hora, coloque-se nas mãos dele, pague o preço desta escolha. Não seja acomodado ou covarde. Seja um vencedor alcançando o sucesso para o bem do Reino de Deus e sua eterna glória.


Provérbios 10:8 O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se.


Provérbios 12:15 O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.


Veja algumas características de um líder de verdade:


  1. É uma pessoa de oração.


  1. Reconhece os problemas, as dificuldades e as necessidades de um grupo.


  1. É flexível (adapta-se a mudanças e ajusta-se ao inesperado)


  1. Sua humildade ímpar o faz verdadeiramente maleável nas curvas e travessas do caminho que Deus coloca perante ele.


  1. É objetivo: tem habilidade para controlar sentimentos pessoais. Um líder deve ter sua língua, seu coração e suas mãos em concordância.


  1. Um líder eficiente mantém uma postura de aluno durante a vida inteira. Nunca param de estudar; Lêem livros que aumentam seu conhecimento e ampliam seus horizontes. Assistem cursos para crescer e melhorar suas aptidões ministeriais enfim, não é arrogante.

Provérbios 18:15 O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber.


  1. Os líderes que apresentam os mais nobres traços de caráter não precisam se manter no poder por força bruta ou engano.Trata as pessoas de igual para igual, pois ser um líder não faz de alguém melhor do que outros, nem mais valioso aos olhos de Deus. É generoso com elogios legítimos e encorajamento. Sempre enfatiza as qualidades e virtudes dos outros. Não dá a impressão de que é perfeito, sem pecados. A liderança que exclui o fraco, o doente e os membros esquecidos da sociedade, não reflete o ensino de Jesus.


Provérbios 26:12 Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele.


  1. Para ser um motivador, o líder deve ter a habilidade de despertar e mover

  2. as pessoas à ação e à realização, ao mesmo tempo em que, satisfaz às suas

  3. necessidades. Isso inclui a mobilização e o agrupamento de homens e de

  4. mulheres para aceitar a visão e o trabalho para o cumprimento da obra.


  1. Um líder planeja cuidadosamente como superar a resistência e tornar a

  2. oposição em algo vantajoso para ele. Um líder precisa manter renovado o seu vigor nas Escrituras, no seu caminhar com o Senhor e na sua área de perícia. Do contrário, ele perderá a credibilidade com os seguidores que também tenham acesso à fontes boas de informação.


  1. Um líder soberbo raramente ouve a voz do grupo que lidera, pois é auto

  2. confiante. Ele pensa que sabe, acima de todos, como dirigir o grupo. A

  3. soberba faz com que seja impossível de uma verdadeira dependência de Deus e

  4. o ouvir sua voz. Sem a direção divina, um líder soberbo será impetuoso e

  5. tomará decisões sem a reflexão necessária ou a troca de idéias.


Eclesiastes 2:14 Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o estulto anda em trevas; contudo, entendi que o mesmo lhes sucede a ambos.


  1. Fale a verdade O líder que mente, que exagera ou que esconde a verdade não tem direito algum de controlar a vida de outros. Alguns líderes podem facilmente cair na armadilha de acreditar que um seguidor que fala a verdade é desleal.


Eclesiastes 7:16 Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?



O verdadeiro líder espera coisas grandes de Deus e aspira fazer coisas grandes para Deus.


Efésios 4:14 e 15 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,


Eclesiastes 8:17 então, contemplei toda a obra de Deus e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a entenderá; e, ainda que diga o sábio que a virá a conhecer, nem por isso a poderá achar.



Estudos em Destaque