O joio e o trigo



O joio e o trigo


Mateus 13:25 ao 30 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.


O trigo já era, nos tempos bíblicos, um alimento precioso, matéria-prima de pães e outros derivados. Seu plantio era farto, indispensável na alimentação e no culto a Deus, tanto que o próprio Jesus se denominava o pão da vida (João 6:33,48). Na colheita do trigo, sem querer, a erva daninha chamada joio era ceifada junto, já que a aparência dos dois era idêntica, mas o joio escurece ao amadurecer, enquanto o trigo fica amarelado. Como o joio é prejudicial à saúde, deve ser cuidadosamente retirado de entre o cereal comestível. Por isso mesmo, Jesus usou a impureza do vegetal daninho em uma de suas parábolas:


Conta-se que no Líbano há muitos anos foi construído e muito bem equipado um hospital missionário. Mas apesar de haver muitos doentes naquela região, nenhum deles aparecia para submeter-se a qualquer cuidado médico. É que os inimigos do evangelho tinham espalhado a notícia de que os doentes que entrassem ali não sairiam com vida. Certa manhã um dos médicos viu um cachorrinho com uma perna quebrada e o levou ao hospital para ser socorrido. Internado, o cãozinho foi bem tratado e tudo correu bem, pois logo ficou completamente curado. A notícia logo se espalhou e aqueles que antes tinham deixado influenciar-se pelos boatos caluniosos, começaram a pensar: Ora, um médico que foi tão bom apenas cuidando da saúde de um animal, não o será também para conosco? Não demorou muito e os doentes começaram a aparecer para serem tratados. O melhor de tudo, porém, é que quando saiam só falavam bem do hospital, como ainda dos médicos, das enfermeiras e do pessoal.


E assim também acontece com aqueles que levavam a semente do evangelho, o que ainda é mais importante do que a saúde. Antes de dar alguma notícia a respeito de alguém ou de alguma coisa, no reino de Deus, vejamos primeiro se a história passa por estes três crivos abaixo:


1. Você tem certeza de que os fatos são verdadeiros?

2. Ainda que o sejam, será uma bênção contá-los?

3. Além do mais, é necessário que sejam divulgados?



Caso não passe por essas três provas, nenhum comentário a respeito de alguém ou de alguma coisa jamais deverá ser feito por qualquer filho de Deus, a menos que ele queira cair na condenação do diabo, o pai da mentira, da calúnia e das difamações.


Lembre-se o crente difamador é um servo de Deus a serviço do diabo.


Não é sem motivo que a Escritura os condene severamente.


Provérbios 16:28 O difamador separa os maiores amigos".


Tiago 4:11 e 12 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?


O trigo e o joio sempre estiveram presentes entre aqueles que se dizem de Deus. Mas como identificá-los, se são tão parecidos? Em um campo que se estende por todo o mundo, no qual encontramos freqüentadores, membros, obreiros e pastores(as) quem é quem?


Salmos 15: 1 ao 3 Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? O que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho.


Sintomas do Joio


1- Uma das características mais comuns do joio é a hipocrisia, ele não é verdadeiro, não é autêntico, as palavras que saem de sua boca não correspondem ao que está no coração.

Matheus 23:28 “Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniqüidade.”


2- Humildade: esta palavra não existe no dicionário do joio. O interessante que se você segurar em uma das mãos o joio logo percebe que ele é reto não tem curvatura, porque não há fruto dentro dele que pese e o faça curvar-se. O joio sempre se considera melhor que os outros, nada do que os outros façam tem valor. O joio tem olhar altivo, ou seja, está sempre olhando os outros de cima para baixo o orgulho lhe é peculiar, veja a situação do fariseu e do publicado, Lucas 18:9 ao 14 .


3- É muito comum o joio fazer de tudo para prejudicar o trigo, a ponto de torturá-lo com calúnias e difamações, tentando destruí-lo, mas sempre de uma forma sorrateira e camuflada, mostrando-se sereno por fora, porém venenoso por dentro.

O exemplo é Judas, durante três anos conviveu com Jesus e os discípulos, e nenhum deles, exceto o nosso Senhor, é claro, percebeu sua verdadeira identidade de traidor e hipócrita.

Sintomas do Trigo


1- Já o trigo tem como característica marcante sua autenticidade. Ele é verdadeiro, sincero, de uma só palavra, sim sim, não não", sua vida é um livro aberto, pois ele é transparente em tudo. Afinal, o Espírito de Deus é quem habita nele, sua luz brilha de tal modo diante dos homens, que glorifica o Pai celestial em suas atitudes e até ilumina quem está ao seu redor. Mateus 5.14-16


2- Os frutos do trigo fazem a diferença entre ele e o joio, e com o peso desses frutos, o trigo acaba se curvando. Observe, quanto mais frutos do Espírito Santo no trigo, mais ele reconhece a grandeza de Deus em sua vida, diminuindo-se a cada dia, ele se enxerga como um bisturi nas mãos de um cirurgião. Veja que numa cirurgia bem-sucedida, o paciente sempre dirige seus elogios ao médico-cirurgião e nunca ao bisturi, ou à pinça, ou à tesoura que ele usou, não é verdade? Então, o trigo reconhece que precisa estar sempre bem afiado e esterilizado para ser usado pelo seu Criador.

3- A exemplo do Senhor Jesus, o trigo foi, é e sempre será perseguido, seja por aqueles que estão fora ou dentro, pois, ele segue firmemente as pegadas do seu Senhor, o qual já havia previsto isso em João 15.18-21. Voltando a falar do joio, ele se morde de inveja ao ver os frutos do trigo enchendo os celeiros do reino do nosso Deus, e aí se torna um aliado do diabo para perseguir e tentar prejudicar o trigo.


Você é trigo ou é joio? Quem lhe plantou?


Dependendo de quem você seja logo se descobre quem é o seu semeador um amigo ou um inimigo?


Mateus 13:36 Então, despedindo as multidões, foi Jesus para casa. E, chegando-se a ele os seus discípulos, disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo.


É bom analisarmos do ponto de vista bíblico que Jesus abordou sobre este assunto diante das multidões, porem tratou deste assunto em particular com os seus discípulos mostrando a eles o cuidado que devemos ter. A pergunta foi pertinente Explica-nos a parábola do joio do campo. Eles conheciam apenas o lado bom da historia isto é a do trigo, mais desconheciam o Joio, muitas vezes olhamos para todo mundo como se fosse trigo e aí nos decepcionados com as pessoas. Eu não posso ficar triste ou decepcionado com o Joio pois se ele o é deve agir como tal. O grande problema então esta em mim que não consigo distinguir o Joio do trigo, se analisarmos com mais atenção entenderemos perfeitamente que os servos daquele Senhor sabia perfeitamente distinguir um do outro, mais o Senhor lhes disse deixai crescer juntos até o dia da colheita. Somos nós que precisamos aprender a conviver com o joio até aquele grande dia.


A explicação de Jesus


Mateus 13:38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;


É super interressante a explicação de Jesus para seus discípulos, principalmente naquela época em que o assunto Joio era desconhecido. Quem sabe eles conheciam apenas como erva daninha. Devemos levar em consideração que ele começa dizendo que o campo é o mundo e que a boa semente são os filhos do reino e o Joio os filhos do maligno. Este campo chamado de mundo, pode ser o seu mundo dentro de casa, no trabalho e na igreja!


Mateus 13:40 Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século.


Uma das coisas mais comum neste sentido é que o Joio não muda jamais e umas das características mais fortes alem daquelas que já abordamos é sem duvidas a contenda. Por isso é fácil nós identificarmos o Joio em nosso meio ele(a) esta sempre trazendo contenda para o lugar onde habita ou convive. E isso não é de agora:


Gênesis 13:7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os fariseus habitavam essa terra.


Gênesis 13:8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.


Salmos 31:20 No recôndito da tua presença, tu os esconderás das tramas dos homens, num esconderijo os ocultarás da contenda de línguas.


Não quer dizer que nunca iremos ter divergências por sermos trigo, brigas e até mesmo discussões ou contendas, isso pode até fazer parte do contexto pois somos seres humanos e sujeito a falhas.


Atos 15:2 Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão.

Mais temos consciência que erramos e ao recolhê-los temos a dignidade de pedir perdão o Joio apenas pede desculpas. O trigo bom nem entra em contendas ela consegue distinguir logo a situação.


Provérbios 17:14 Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.


Provérbios 17:19 O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda.


Provérbios 26:20 Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.


Em nossos dias existe uma máxima no meio do povo cristão e que devemos prestar muita atenção, que é o fato da pessoa estar numa igreja ou até exercendo um cargo e mesmo sendo pastor(ra.) De achar que este tal seja trigo simplesmente por que se parece. Precisamos urgentemente de sensibilidade espiritual mais apurada concernente a este assunto, por isso o Senhor tratou na sua particularidade.


Conclusão


A igreja do Senhor vive um momento muito importante, momento esse de cumprimento de profecias, porque se aproxima o momento em que a igreja mais aguarda, que é a volta de Jesus. Aqueles que estão servindo ao Senhor, que já sabem quem é a igreja fiel, já escolheram aquilo que é precioso e abandonaram todas as coisas deste mundo, para viver com Jesus, precisam ficar atentos, quem ira permanecer nessa hora tão difícil dando frutos somente os fiéis, aqueles que guardam a palavra do Senhor Jesus no coração (não se esquece das promessas, das profecias, das orientações do Senhor para essa última hora). Deus não ira exigir do Joio as características do trigo embora sejam bem parecidos, por que Ele o Senhor Jesus e seus semeadores só semearam sementes boas. Embora a sentença mesmo vindo do Senhor sobre o Joio seja o de ser lançado no fogo.


Estudos em Destaque
Estudos Recentes