Não desista dos seus sonhos



Não desista dos seus sonhos


I Samuel 1:1 ao 11


Aplicação para que o povo entenda melhor


Salmos 116:12 Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?

Salmos 103:2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.


Edmond Hilary nasceu em 1919. Cresceu em Auckland, Nova Zelândia, e seu interesse por escalar montanhas apareceu quando trabalhava com as abelhas. Após escalar vários picos da Nova Zelândia, foi para os Alpes Suíços, e depois para os Montes do Himalaia, onde escalou 11 diferentes picos acima de 20.000 pés de altura. Em 1951 e 1952, Edmund Hilary juntou-se a uma equipe britânica liderando o reconhecimento do Monte Everest. Edmund Hylari sonhou em escalar o Everest. Não conseguiu... Passado algum tempo, Hylari foi aos EUA, fazer uma palestra a uma universidade... Para sua surpresa, quando entrou no salão nobre, havia ali uma grande maquete do monte Everest. Ele então ficou parado, olhando para aquela maquete, por algum tempo... Depois disse: “tu já cresceste tudo o que já podias crescer, eu ainda tenho muito pra crescer...” 6 meses depois ele estava chegando ao topo do monte... Em 29 de maio de 1953, Edmund Hilary atingiu o cume, mais de 8.800 metros de altura... O ponto mais alto da terra... I Samuel 1:17 ao 20


Muitos deixaram seus sonhos para trás. Sonhos viraram pesadelos. Muitos fizeram um ofício fúnebre de seus sonhos. O que devemos fazer é colocá-los diante do Deus dos impossível. Deus é perito em restituir nossos sonhos, ao analisarmos a Historia de Ana chegaremos a conclusão que vale a pena se perseverante e ter acima de tudo determinação. Hoje em dia as pessoas desistem muito fácil de seus sonhos e quase sempre vivem uma vida medíocre e sem perspectiva.

A esterilidade de Ana era vista aos olhos de muitos como falta da bênção de Deus.

Há várias interpretações errôneas sobre a vida que estamos levando e vivendo no momento

1. Pensar que tudo é uma maldição hereditária. A de Ana não ! 2. Culpar o diabo pelas oportunidades perdidas 3. Achar que os sonhos não realizados é pecado escondido, ou que as tragédias da vida são frutos de desobediência e pecado, os amigos de Jó pensavam assim e estavam redondamente enganados. 4. Olha você tem que confessar os seus pecados, nem sempre a falta de realizações de nossos sonhos é porque estamos afastados de Deus ou em pecado! 5.Toda a doença tem a ver com demônios! A bem da verdade muitos dos nossos sonhos estão sendo adiados por Deus por uma simples razão, Deus deseja que os nossos sonhos sejam o mais legítimo possível, para que todos saibam que foi a mão dele que realizou os nossos sonhos! Foi assim com todos os grandes patriarcas e Madriarcas da Bíblia. Porque deveria ser diferente com alguns de nós ? Outra questão a ser colocada e que Deus deseja nos ensinar algumas verdades entre elas é que

O DEUS DOS NOSSOS SONHOS É MAIOR DO QUE OS NOSSOS SONHOS.

Em outras palavras o Deus da benção e maior do que as bênçãos! Ana queria um filho, Deus queria um sumo sacerdote! Ana queria um filho, e Deus queria mais que um filho Deus queria lhe dar um sumo sacerdote que seria o maior dos homens no velho testamento! É por isso que muitas pessoas não são mais abençoadas só querem a bênção, mas não o Deus da bênção! Pessoas atrás da bênção, não do abençoador. É o caso de vários indigentes. Querem favores, mas não querem aprender a trabalhar.

DÊ UM PEIXE E VOCÊ MATARÁ A FOME DE UM DIA; ENSINE A PESCAR, E VOCÊ MATARÁ A FOME PARA O RESTO DA VIDA.

Nossa maior necessidade é o próprio Deus Muitas vezes Deus adia nossos sonhos para que entendamos que: Tudo o que temos vem das mãos de Deus e precisamos consagrar a Deus, ou seja, ele merece de volta. Por isso Samuel não foi idolatrado por Ana.

I Samuel 1:11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. É muito fácil prometermos algo a Deus quando não temos nada, isso aconteceu com Jacó quando fugia de seu Irmão Isaú.

Gênesis 28:20 ao 22 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir,de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus,de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus,então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.


Deus sempre estará atento aquilo que prometemos, muitos dos nossos sonhos não são realizados, porque Deus sabe que somos iremos falhar nos votos que fazemos. Muitas vezes Deus precisa criar uma situação delicada para que possamos lembrar dos votos que fazemos!

Gênesis 31:13 ao 18 Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra volta para a terra de tua parentela. Então, responderam Raquel e Lia e lhe disseram: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai? Não nos considera ele como estrangeiras? Pois nos vendeu e consumiu tudo o que nos era devido.Porque toda a riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te disse. Então, se levantou Jacó e, fazendo montar seus filhos e suas mulheres em camelos, levou todo o seu gado e todos os seus bens que chegou a possuir; o gado de sua propriedade que acumulara em Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, à terra de Canaã.


Veja que a parte de Deus foi cumprida sem nenhum problema, mais quanto à parte de Jacó Deus teve que fazê-lo cumprir de uma forma não tão amigável, pois teve que criar alguns problemas com o sogro. Tudo aquilo aconteceu para que Jacó fosse o Israel de Deus. Quantas vezes encontramos dificuldades com relação aos nossos sonhos porque esquecemos daquele que projetou os sonhos em nosso coração .


Com Ana foi um pouco diferente ela conseguiu entender o projeto e o grande sonho de Deus para com Samuel!

I Samuel 1: 21 ao 23 ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do SENHOR o pedi.Subiu Elcana, seu marido, com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. Ana, porém, não subiu e disse a seu marido: Quando for o menino desmamado, levá-lo-ei para ser apresentado perante o SENHOR e para lá ficar para sempre. Respondeu-lhe Elcana, seu marido: Faze o que melhor te agrade; fica até que o desmames; tão-somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim, ficou a mulher e criou o filho ao peito, até que o desmamou.


Muitas vezes valorizamos tanto as bênçãos que nos esquecemos do dona da benção. Olhamos para a dádiva e esquecemo-nos do doador, Esquecemos de consagrar de volta aquilo que o Senhor nos deu de melhor!Muitos querem prosperidade, mais depois não podem mais ir para a igreja pois estão muito ocupados cuidando de suas bênçãos e se esquecem de Deus! Quase sempre os sonhos de muitos filhos são frustrados pelos pais, pois os mesmos projetam nos filhos o que não foram, desejam para eles algo que Deus não projetou. Isto é muito comum em nossos dias.


A historia do Dr. Simonton


Simonton nasceu em West Hanover, estado da Pensilvânia, nos EUA, sendo o nono e último filho de um conceituado médico, deputado federal e devoto cristão. Ao batizarem o filho, os pais o dedicaram a Deus e ao ministério do evangelho. Sendo muito honesto consigo mesmo, não se sentia um bom cristão. No seu diário, transcrito em parte no livro “Simonton”, podemos ver sua luta interna. Aos 22 anos, sentiu uma necessidade de buscar seriamente a Deus pela oração e cuidadosamente leitura da Bíblia. Fez então sua pública profissão de fé e seguiu para o seminário de Princeton. Durante o curso, a idéia de ser missionário não o deixava em paz, até que escreveu à junta de missões se oferecendo para trabalho no Brasil. Imagine, quando ele disse que viria embora pro Brasil. Os colegas tentaram desencorajá-lo, a maioria dizia isso é loucura não faça isso, imagine longe de tudo e de todos, num país perigoso e violento. “Outros diziam você estará longe da vontade de Deus”. Porem os pais lhe disseram: Filho vai com a nossa benção e Deus esteja contigo. Depois de 54 dias num barco a vela, Simonton entrou na baía de Guanabara. Era agosto de 1859. Diz o seu diário: “É difícil descrever as emoções com que saudei esses píncaros elevados (o Pão de Açúcar e Corcovado). O sentimento predominante é de alegria, pela conclusão feliz da longa jornada, aliado ao temor da grande responsabilidade e dos problemas do trabalho que me espera”. Simonton foi o Missionário que trouxe o presbitermanismo ao Brasil. Aprendeu a falar e escrever em português perfeitamente, Em seu primeiro ano no Brasil, iniciou uma Escola Dominical com os filhos de amigos e vizinhos. Em seu diário escreve: “Este é o primeiro ano completo que passo no Brasil. Essa escola, algumas Bíblias e folhetos postos em circulação, constituem o conjunto do meu trabalho entre os brasileiros. Ele fundou no Rio a primeira Escola Dominical e Igreja Presbiteriana, um jornal, um presbitério e um seminário para alcançar uma outra meta principal: “ a formação de um ministério nacional idôneo, isto é, pastores brasileiros para brasileiros”. No prédio da igreja no Rio funcionava uma escola primária com 70 alunos. Escolas para os filhos de crentes também eram uma meta principal. Continuava a viajar pelo interior, pregando e zelando pelo testemunho fiel de cada membro e pela evangelização pessoal, cada crente comunicando o evangelho a outra pessoa. Em seu dia a dia, Simonton vivia o que pregava. Neste curto ministério de oito anos recebeu 80 pessoas na igreja, fruto visível de uma vida consagrada a Deus. Em dezembro de 1867, contando somente com 34 anos, Simonton morreu em São Paulo, vítima de febre amarela. Dois dias antes de sua morte, sua irmã perguntou: Se tinha alguma palavra à sua igreja no Rio. Simonton replicou: “Deus levantará alguém para tomar o meu lugar. “Ele usará os seus instrumentos para o Seu trabalho”. E assim o tem feito. Louvado seja o Senhor! Simonton foi um dos grandes que já brilharam no Brasil, não só como um brilhante Medico, mais também como deputado federal há muitos anos atrás!

Porque Simonton em tão pouco tempo realizou tantas coisas e foi alguém tão influente e especial? Porque ele estava disposto a colocar os sonhos de Deus em pratica, não importa o quanto você viva nesta terra desde que os sonhos de Deus não morram com você!

Os sonhos de Deus são muito mais importantes do que os nossos.


Por isso muitas vezes Deus adia os nossos sonhos, o sonho de Ana foi um deles. O sonho dela era ser mãe, O sonho de Deus foi que ali estava o maior profeta, Juiz de uma nação. José ficou mais 2 anos preso depois de ter interpretado o sonho dos servos do rei Lembre-se de mim disse José porem o homem se esqueceu. Mais será que o homem esqueceu mesmo ou era um propósito de Deus! O sonho de José era sair dali naquele momento, mas ao final de 2 anos, o sonho de Deus se realizou. José saiu do calabouço para o Palácio. Se José sai-se dois anos antes da prisão talvez tudo que Jose teria se tornado fosse um copeiro, lavador de copos do Palácio, mais no tempo de Deus ele se tornou o governador do Egito!

Quanto maior o Sonho maior o preço á ser pago!


Eu não sei o tamanho do Sonho de Deus em sua vida, eu só sei de uma coisa: Quanto maior o sonho, maior será o preço a ser pago. José por causa de seus sonhos atraiu o ódio de todos os seus irmãos. Era difícil para eles entenderem um moço de 17 anos sonhando tão alto daquele jeito, entender de que Jeito se aquele menino tinha visão de águia de crescimento de governo. Gênesis 37:8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.

Gênesis 37:20 Vinde, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa das covas, e diremos: Uma besta fera o devorou; e veremos que será dos seus sonhos.


O preço que José pagou foi:


• Ser odiado pelos irmãos! • Questionado pelos pais! • Ser jogado em um poço! • Ser abandonado pelos irmãos! • Ser vendido como escravo! • Ser tido como morto! • Caluniado por assédio sexual • Preso em relação a isso por 13 anos! • Ser isolado inocentemente da sociedade! • E o pior de tudo conviver com a saudade de seus pais e o sofrimento deles!


Você tem o direito e livre arbítrio em ficar de fora e se esquivar dos sonhos de Deus, para Deus não haverá problema algum em colocar outro em seu lugar, os sonhos de Deus pode ate ser adiado pela nossa rebeldia, mais nunca frustrado. Porem para aqueles que cooperam para o adiamento destes sonhos o preço é muito alto. Graças a Deus que Jose não desistiu e foi em frente.

Quando você é um sonhador, Deus usara sonhos para realizar os seus sonhos!


Gênesis 41:14 ao 43 Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó. Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó Então, contou Faraó a José: No meu sonho, estava eu de pé na margem do Nilo, e eis que subiam dele sete vacas gordas e formosas à vista e pastavam no carriçal. (pasto a beira do rio) Após estas subiam outras vacas, fracas, mui feias à vista e magras; nunca vi outras assim disformes, em toda a terra do Egito. E as vacas magras e ruins comiam as primeiras sete gordas; e, depois de as terem engolido, não davam aparência de as terem devorado, pois o seu aspecto continuava ruim como no princípio. Então, acordei.Depois, vi, em meu sonho, que sete espigas saíam da mesma haste, cheias e boas; após elas nasceram sete espigas secas, mirradas e crestadas do vento oriental. As sete espigas mirradas devoravam as sete espigas boas. Contei-o aos magos, mas ninguém houve que mo interpretasse. Então, lhe respondeu José: O sonho de Faraó é apenas um; Deus manifestou a Faraó o que há de fazer. As sete vacas boas serão sete anos; as sete espigas boas, também sete anos; o sonho é um só.As sete vacas magras e feias, que subiam após as primeiras, serão sete anos, bem como as sete espigas mirradas e crestadas do vento oriental serão sete anos de fome. Esta é a palavra, como acabo de dizer a Faraó, que Deus manifestou a Faraó que ele há de fazer. Eis aí vêm sete anos de grande abundância por toda a terra do Egito. Seguir-se-ão sete anos de fome, e toda aquela abundância será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;e não será lembrada a abundância na terra, em vista da fome que seguirá, porque será gravíssima. O sonho de Faraó foi dúplice, porque a coisa é estabelecida por Deus, e Deus se apressa a fazê-la. Agora, pois, escolha Faraó um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura. Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome. O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. 38 Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? 39 Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. 40 Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. 41 Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. 42 Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. 43 E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. 44 Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito.

Os sonhos de Deus estavam tão impregnados em José que não havia outro jeito a não ser o de revelá-lo ao mundo como um homem de Deus cheio de unção e grande capacidade de administração . Se ele era o grande sonhador Mor, como dizia seus próprios irmãos, porque não aproveitá-lo no governo de faraó? Deus não usa os acomodados e sim aqueles que têm coragem de colocar os sonhos de Deus em ação! I have a dream (Eu tenho um sonho)

Gênesis 42:9 Então, se lembrou José dos sonhos que tivera a respeito deles e lhes disse: Vós sois espiões e viestes para ver os pontos fracos da terra. Três razões por que Deus adia nossos sonhos

A primeira razão é que ele é soberano: Ele age no seu tempo, alguns pretensiosos procuram dar ordens a Deus. Ele está no trono, faz tudo ao seu tempo. Toda a mulher carrega uma bolsa com muitas coisas, não sei o que tanto tem lá dentro. Ana também devia ter a sua bolsa, e dentro dela, o último diagnóstico da junta médica de Rama, dizia o seguinte: desista voce nunca será mãe, você é estéril. Porem Ana acreditava na soberania de Deus e orava dizendo: Senhor se for a tua vontade e teu sonho também, me da um filho! E Deus na sua soberania concretizou o sonho de Ana. Porque Ana esperou o tempo de Deus.

A segunda razão é porque ele deseja ver em nós perseverança: Estamos vivendo uma época que as pessoas desistem com muita facilidade de seus sonhos, basta qualquer obstáculo e pronto, as pessoas ficam bravas com Deus e com todo mundo. Devemos ser perseverantes como Noé que esperou 120 anos para que sua embarcação fosse inaugurada, esperar como Abraão e Sara, um com 100 anos e outro com 90 receberam a promessa de seus sonhos. Talvez o seu sonho esteja mais perto do que possa imaginar! Não desista.

A terceira razão é porque o sonho tem que ser para gloria de Deus: Lembre-se que Lazaro havia ficado doente e Jesus foi avisado com antecedência, porem Ele fez questão de ficar mais alguns dias longe de Lazaro, não porque não queria curá-lo, mais porque queria ressuscitá-lo para que o milagre fosse ainda maior e glorificasse a Deus acima de tudo! Conosco não é diferente, não somos melhores do que ninguém, Deus é soberano e sabe o que esta fazendo, mais nós sabemos disso? Existe um dito popular que afirma que sonhar não custa nada, mas todo sonho, que brota na alma, e que tem conotação espiritual, custa alguma coisa. Todo sonho tem um preço para tornar-se real.

Conclusão:

Ser um sonhador em nossos dias, não é muito fácil, haja vista que quanto maior o sonho, muito maior será o preço a ser pago, porem uma coisa é certa, Deus ama aqueles que transportam os seus sonhos e cooperam com ele em realizá-los. E em razão disso todos poderão de usufruir das bênçãos conquistadas.

Gênesis 45:4 ao 28

Se seguirmos o exemplo de José, certamente deixaremos um legado maravilhoso não só para nossa família, como também uma bênção para aqueles que estiverem ao nosso lado. Ser sonhador escolhido por Deus se exige muito mais do que podemos imaginar, porem os resultados sempre serão os mais lindos possíveis! Há um preço a ser pago? Claro que sim, mais depois da tempestade sempre vem à bonança.


Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo

templodosmilagres.com.br |  Whats: (41) 3679-6534

 

Av. Alderico Bandeira de Lima, 1767
Campina Grande do Sul - Jd Paulista

quadrangulartemplodosmilagres@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

site desenvolvido por Matheus Pereira