FRIEZA ESPIRITUAL



FRIEZA ESPIRITUAL


Se compararmos a nossa vida espiritual a uma engrenagem, então, a paixão por Deus será o óleo para essa engrenagem. Uma engrenagem sem óleo funciona mal, fazendo um barulho irritante e incomodando muita gente. Ninguém pode ter uma vida espiritual bem sucedida sem ter uma forte paixão pelo Senhor Jesus, Salvador de nossas almas. Servir a Deus não pode ser um fardo, temos que aprender a renovar o “óleo” da nossa vida espiritual. Por diversos motivos, muitas pessoas estão a perder o hábito de viver na presença de Deus, buscando-o com um coração intenso. Orar e ler a Bíblia agora, tornou-se uma atividade de Domingo na igreja.


Apocalipse 2:4 “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”


Como estavas nos dias da tua conversão? Naqueles dias, buscar a Deus era algo fascinante e maravilhoso, e não querias outra coisa. Se agora, para ti, buscar a Deus é algo pesado, difícil, desgaste, então digo que precisas ser renovado na presença de Deus. Só conseguirás manter uma vida espiritual aquecida se cultivares um relacionamento empolgante com Deus.


Há algumas perguntas que devemos fazer a nós mesmos?


1º Porque nos últimos tempos as coisas de Deus não me atrai como antigamente?

2º Porque o mundo me atrai tanto a ponto de achar que Deus não se importa com a vida que estou levando?

3º Porque eu não quero responsabilidades com a obra de Deus quando o meu coração na verdade me revela que isso é uma desculpa?

4º Porque não consigo interagir com a igreja se sei que quando estou em comunhão com Deus a primeira coisa que faço sempre é isso?

5º Porque eu vivo dando desculpas para as pessoas para tentar justificar a minha falta de comunhão com Deus?

6º Porque mesmo vindo a igreja algo me diz que eu não estou bem com Deus meus irmãos e comigo mesmo?

7º Se estou em comunhão com Deus porque termina o culto e o meu desejo é sair correndo para casa, quando sei que o que Deus exige de mim é que eu viva em comunhão com meus irmãos?


A grande deficiência do povo de Deus esta no versículo que vamos ler agora:


Apocalipse 2:5 ao 7 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus


Como é difícil lembrar do lugar em que caímos, que dirá reconhecermos o lugar onde pisamos na bola onde chutamos o balde em fim onde caímos. Tu te lembras como “caíste”? Foi por causa da má influência daquele amigo? Ah! Foi o teu namoro? Ou foi a busca desenfreada pelo dinheiro? Talvez tenhas te tornado crítico das pessoas e da igreja. Também pode ter sido por causa das paixões carnais. O que importa agora é que te lembres como caíste.

Agora que já te lembras como caíste, o próximo passo é o arrependimento e a volta às primeiras obras. Induza tua vontade a voltar às primeiras obras. A tua decisão fará toda a diferença!


Salmos 119:112 “Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até o fim” .


A decisão está diante de ti. Se quiseres, poderás restaurar tua vida espiritual. Se buscares, sairás de uma situação de frieza espiritual e serás novamente aquecido no poder do Espírito Santo.


Tiago 4:8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” .


A frieza espiritual é o abandono de alguma responsabilidade na igreja e da própria igreja, é comum que ao longo do tempo, antes pastores fervorosos e cheios do Espirito Santo e fé, pastores que freqüentavam assiduamente as reuniões de superetendencia, convenções , hoje raramente vem nas reuniões com alegria, e quando vão é muito comum a distração com celulares, conversas paralelas etc. Muitos se tornaram um grande problema até para a sua igreja, homens e mulheres de Deus que outrora arrancavam almas do inferno em suas evangelizações, pregavam o evangelho com fervor e com espírito, e de uma hora para outra, saiu do grupo de evangelização, passando a freqüentar, apenas as reuniões de membros na igreja. E quando um obreiro ou obreira, que outrora era um vaso de honra nas mãos de Deus chega no pastor usando a seguinte frase:


“Pastor, estou entregando o meu uniforme”, este obreiro ou esta obreira está bem espiritualmente? Obvio que não, está fraco (a) espiritualmente falando. Quando um cristão tem o desejo de abandonar uma responsabilidade assumida na igreja, outorgada pelo próprio Espírito Santo, é um grande sinal que a sua espiritualidade e comunhão com Deus está abalada, pois o Cristão forte, é revestido de fogo, do fogo do Espírito Santo que impulsiona esta pessoa a realizar da melhor maneira possível os seus afazeres e responsabilidades na igreja, responsabilidades estas, confiadas pelo próprio Deus.


O grande perigo que corremos ao dizer vou dar um tempo!


Quando um namorado ou namorada diz ó é melhor nos darmos um tempo! Pode ter certeza que neste mato tem Coelho e as vezes é uma coelha! Se um dia você chegar ao seu pastor e disser: pastor não quero mais evangelizar, vou dar um tempo etc. é porque você esta muito mal com Deus, se um dia eu chegar no meu líder maior e tentar entregar o que Deus colocou em minha mãos já era.


Geralmente quem abandona seus afazeres e responsabilidades, sempre tem uma desculpa na ponta da língua para justificar o seu abandono de suas responsabilidades na igreja, justamente para o Homem entender o motivo do seu afastamento ou renúncia de suas obrigações, o Homem, pode entender, mas e Deus….entende? Jesus lhe disse certa feita:


Lucas 9:62 Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.


A frase acima não foi dita por um profeta, discípulo ou apostolo, mas foi dita pelo próprio Senhor Jesus, e esta frase expressa o sentimento para com aqueles que colocam a mão no arado, assumem uma responsabilidade na igreja e olha para trás, o Senhor Jesus afirma categoricamente, que essas pessoas, não são dignas, ou aptas para o Reino de Deus. Muitas pessoas podem não gostar dessa afirmação, podem criticar, podem achar radicalismo essa afirmação querendo discutir e me criticar nos comentários, mas não foi eu quem disse isso, foi o Senhor Jesus, não discuta comigo, mas vai expressar a sua defesa ao Senhor Jesus.


Homem pode entender todas as suas desculpas, aos olhos dos homens você pode até se justificar se saindo bem, mais aos olhos de Deus ?


Talvez você seja um ex pastor cheio do Espirito Santo, ex evangelista, ex obreiro, um ex cristão e o pior de tudo é que um dia eu também fui um ex de Deus é terrível posso dizer lhe garantir. Ser um ex aos olhos de Deus pode até ser bom, desde que seja, um ex ladrão, um ex assassino, uma ex prostitua, um ex drogado, mas quando você é um ex aos olhos de Deus no que se diz respeito a sua obra e depois que tudo que ele te fez ? Isso se chama ingratidão e Deus vai requerer de você! Qual será o seu destino neste mundo…e no porvir…?


Satanás esta torcendo para você ser um ex de Deus!


Um dia eu fui um ex homem de Deus, a minha vida era um inferno, porque? As lutas longe do propósito de Deus não são tribulações normais, quando eu voltei para os braços do Senhor Jesus não foi fácil, foi uma verdadeira guerra para quebrar o orgulho do meu coração.


Preste atenção no que vai ouvir agora!


Aqueles que se tornam ex obreiros, ex jovens e evangelistas hoje,mesmo que continuem como membros, são pessoas amargas não consegue ver ninguém na liderança, seria muito mais fácil se determinadas pessoas nunca tivessem saído o banco do que ter tido as experiências que tiveram e se afastaram do propósito de Deus. Digo-lhes que estes certamente serão os ex Cristão de amanha. Sabe porque digo isto é a pura realidade que tenho visto neste 45 anos que conheço a Cristo.


Devemos sempre oferecer ao Senhor sacrifício de louvor por estarmos firmes e constantes na obra do Senhor!


Hebreus 13:15 e 16 Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque, com tais sacrifícios, Deus se agrada.


E os membros da igreja o que dizer?


Ah, não esqueci de você não viu membro, você membro que costuma sentar nos últimos bancos (não necessariamente todos que sentam no ultimo banco estão mal com Deus), mais geralmente as pessoas que opinam em sentar nos últimos bancos, é que estão desejosos de sair assim que acabe o culto. Como já mencionamos não desejam a comunhão porque na verdade diz a palavra de Deus: I João 1:3


I João 1:3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo


você que na hora da pregação fica bocejando, fica entediado nas pregações, olha os pastores com maus olhos, fica com fofocas e chocarrice na igreja, fala muito, é um carnal, fica zombando de todos, enfim…você membro que é muito fechado, fecha a cara com os obreiros e com os pastores quando os mesmos pedem para se sentar um pouco mais a frente, você membro que está neste estágio, cuidado….amanhã você pode se tornar um ex aos olhos de Deus também.


Hebreus 10: 25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.


As vezes satanás lança um engodo coração de alguns achando que outra igreja são melhores, menos complicada etc. Que aqui ninguém se importa com a gente e que somais mais um na multidão. Pois vou lhe dizer algo para você que pensa desta forma. Eu prefiro mil vezes o lugar onde Deus me chamou com todos os problemas existentes, do que estar dentro de um lugar onde apenas ira satisfazer ou adubar a minha frieza espiritual.


Para que sua frieza espiritual continue ate você virar um polo norte, esta cheio de pessoas ai para te ajudar, basta conversar com algumas geladeiras gospel no final do culto. Você na notou como tem pessoas para te tirar da igreja com conversa mole?


A pessoa chega pra você e diz:


1º Fale a verdade você notou como nossa igreja é desunida? Temos que orar muito por esta igreja.

2º já reparou que aqui ninguém se importa com nada, é uma desorganização só.

3º Eu só estou aqui por que Deus pediu pra eu ficar mais o meu tempo esta acabando.

4º queria tanto trabalhar para Deus mais aqui ninguém tem oportunidade.

5º O pastor deixa a igreja nas Mãos deste obreiros e da ate pena de ver a igreja deste jeito. Eu penso que se continuar assim esta igreja não vai.

6º Você viu esta igreja não tem programação nenhuma, ate penso em trazer meus filhos.

7º ha a gente vai nas outras igrejas, como é diferente lá a gente sente a presença de Deus.


Eu lhe pergunto: Ate quando você vai continuar alimentando esta frieza espiritual? Ate Jesus voltar? Se você é tão especial assim porque Deus não colocou você como o pastor da igreja? Será que Deus não sabe o que esta fazendo? Eu só sei de uma coisa: por causa da frieza espiritual muitos estão perdendo muito.


Caim matou seu irmão, Isaú perdeu a sua primogenitura, A mulher de Ló virou uma estatua de Sal, o profeta Labaão perdeu o seu ministério profético, Corá, Datã e Abirão pagaram um preço alto e toda a sua família pela sua frieza espiritual, Saul nem se fala, e tantos outros que não estão nem ai com a frieza espiritual ha encaram com a maior normalidade. Uns ate dizem fazer o que é a vida!



Pois eu te digo reaja, vá a luta, saia desta frieza espiritual! Quando você esta com frio, o que você faz?


Toma um banho bem quentinho, coloca uma roupa que te aqueça, toma uma sopa, uma caneca de chocolate bem quente etc. Ora se eu estou com frio eu vou para um rio tomar banho? Tirar a pouca roupa que já tenho? De forma alguma! O que eu faço tomo atitudes, eu preciso me aquecer. Na vida espiritual não é diferente, procure vir mais a igreja, ore mais, tenha ao seu lado pessoas que tenham vida com Deus que você sabe que não são fofoqueira, pessoas que te ajude a resgatar a sua comunhão com Deus. Seja mais participativo na igreja em tudo. Sabe Josué não largava do pé de Moisés, Elizeu não se descuidou com Elias, eu disse outro dia a unção que você respeitar é esta que ira atrair para sua vida.


Romanos 13:7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra


Cuidado com quem você anda, mesmo aqueles que são da igreja. E se você se decepcionar com alguém, por favor não generalize a igreja não pode sofrer com pessoas inescrupulosas.


1. inescrupuloso significa: Pessoa que não tem. Asa um princípio moral. Aquele que não faz uso de um limite moral para um intento, que não age com ética, com honestidade.


I Coríntios 15:33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes


Sabe qual o conselho final que posso lhe dar? Foge destes o mais rápido possível ou ira se tornar igualzinho, existe pessoas que tem um poder de persuasão para o mal terrível. Ele (a) certamente ira te influenciar e conseguir tira- ló do propósito.


Provérbios 15:22 Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.


Provérbios 19:20 Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.



Não subestime o inimigo de nossas almas, ele usa quem as pessoas de uma forma tão sutil a ponto de fazer com que você acredite nas mentiras daquela pessoa. Não faça julgamentos precipitados, a melhor coisa se informe veja se o que esta acontecendo não é uma estratégia de satanás colocar você na sua geladeira ou seja no seu frigorifico. E tenha certeza de uma coisa, o frigorifico esta cheio de pessoas que autrora eram pessoas cheias do Espirito Santo.


Hebreus 6:4 ao 6 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, 6e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia


Estudos em Destaque