Falar de amor é fácil



A palavra amor tem uma abrangência muito ampla, por exemplo: amo minha esposa, amo meus filhos, meus pais, meus livros, minha profissão, minha casa ou meu carro e por aí vai. Mas na verdade, o amor de que precisamos falar é o verdadeiro amor de Deus em nós o amor cristão, é o amor de Cristo em nós. Quando Deus ditou a Moisés a Lei, entre centenas de instruções uma se destacou e ficou conhecida como a Lei Régia. Esta se encontra no livro de Levítico:


Levítico 19:18 "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; amarás o teu próximo como a ti mesmo".


O próprio Jesus quando indagado por aquele jovem rico sobre o que poderia fazer de bom para alcançar a vida eterna , respondeu: "guarda os mandamentos" e enfatizou ainda "amarás a teu próximo como a ti mesmo", este episódio é narrado no Evangelho de Mateus 19:17 ao 19. Mas desde a instituição da Lei mosaica até a vinda de Jesus, parece que os homens não entenderam este mandamento, ou se entenderam fizeram-se de desentendidos. Uma ou outra coisa. Fato é que o amor que Deus esperava dos homens não foi praticado.

O verdadeiro amor cristão e suas características

Todo amor emana de Deus, assim aquele que não ama não conhece a Deus.


I João 4:7 "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus".


O amor procede de Deus, portanto é fruto do Espírito Santo! Este amor é divino e esta é uma das características. Na verdade o amor ágape é o maior dom de Deus que nos é ofertado graciosamente como fruto do Espírito Santo para aquele que nascem de Deus. O apóstolo Paulo, em uma das passagens mais belas de suas cartas revela:

I Coríntios 13:13 "Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor".


Outra característica do verdadeiro amor cristão que não podemos deixar de observar é que ele também é um mandamento de Jesus Cristo. É preciso que entendamos definitivamente que este mandamento foi nos dado por Deus para ser exercitado por nós e cumprido.Um exemplo simples porem bem pratico: Em Curitiba temos sensores óticos espalhados em quase todos os cruzamentos, ao vê-los, lembramos que não podemos infringir a lei do trânsito e passar acima da velocidade permitida ou com o sinal fechado. E se o fizermos seremos multados. Da mesma forma precisamos entender que os mandamentos de Deus nos foram dados para serem cumpridos. Se não seremos "infratores da lei" e consequentemente, seremos "multados". Não sei, nem serei eu a profetizar coisas desagradáveis, mas é certo, que quando descumprimos estes mandamentos estamos desagradando ao nosso Deus.


João 13:35 "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns com os outros".


O verdadeiro amor cristão nos conduz a refletir a respeito de Jesus em nós, amando o nosso próximo como a nós mesmos, e isto só é possível através de atitudes e prestando atenção neste mandamento. Precisamos ser reconhecidos como discípulos de Jesus não pelos milagres e sim pelo amor , precisamos refletir no amor de Jesus e descobrirmos se realmente estamos exercitando este amor.


Uma historia de amor cristão


Uma ocasião um jovem crente, contava que em uma reunião de amigos havia uma determinada pessoa com quem ele não tinha muita afinidade. Porém, respondendo a um chamado de seu coração, aproximou-se dele e, amavelmente, valorizou sua presença naquela reunião, dando-lhe as boas vindas, agradecendo por ele estar ali. Para a sua surpresa, em outra oportunidade, aquela mesma pessoa o abordou e o agradeceu pelo carinho que ele havia lhe dispensado naquela ocasião. Acontece que naquele tal dia o homem encontrava-se abatido. Derrotado dentro de si mesmo, e com aquela demonstração de amor ele revigorou-se e encontrou forças para superar as suas dificuldades. Isto é o verdadeiro amor cristão. Diante deste testemunho, vem a minha mente uma verdade que deve ser o nosso estandarte. Precisamos além de deixar que brilhe cada vez mais o amor de Jesus em nossas vidas, também reconhecê-lo em nosso próximo. Isto é um desafio constante para o cristão. Reconhecer Jesus em nosso próximo dentro dos muros de nossa igreja é tarefa fácil. Afinal somos da mesma família. Professamos a mesma fé. Mas o verdadeiro amor cristão projeta-nos para fora dos muros e lá encontramos outro mundo, muitas vezes imundo e carente de Jesus, portanto, mais do que nunca devemos deixar que este amor brilhe. Assim como refletimos a Jesus através de seu amor, precisamos também reconhecê-lo naquela sociedade de excluídos, como crentes comissionados por Jesus Cristo para sermos os portadores do Evangelho da Salvação. O verdadeiro amor cristão nos conduz a buscar a Deus, Agora como chegar até Ele? Como praticar este amor diante de Deus? Na Palavra de Deus encontramos orientações claras para nos apresentarmos diante do Senhor.


II Crônicas 7:14 "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" .

Temos que buscar a Deus em oração, com temor, ou seja, com humildade diante da sua majestade, e Ele ouvirá as nossas orações, nos perdoará e nos abençoará. Precisamos estar conscientes de nossas responsabilidades, porque este amor cristão nos coloca em ação. Precisamos estar preparados em amor para agir pelo Reino de Deus. Sabemos que somos salvos pela fé no sacrifício de Jesus Cristo, mais quais tem sido nossas ações na pratica do amor?


Tiago 2:26 "Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta".


No momento em que praticarmos o verdadeiro amor cristão, seremos levados pelo Espírito Santo de Deus a agir com eficácia. O ensinamento que Tiago nos dá, é que não somos salvos pelas boas obras mas para as boas obras, e as boas obras refletem na verdade a prática deste amor. Gostaria de desafiá-los a refletir sobre sua vida cristã. Você tem cumprido com o mandamento de Jesus Cristo? Qual tem sido seu testemunho cristão? Você tem sido reconhecido como discípulo de Jesus pelo amor que tem irradiado? Qual a sua contribuição para sua igreja? Estas questões devem estar constantemente em nossos corações, como formas de nos orientar a agir com amor a favor de nosso próximo.


Será que você ama as coisas e usa as pessoas? Ou ama as pessoas e usa as coisas?


O amor verdadeiro


I João 4.20 "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, quem vê, não pode amar a Deus, a Quem não vê"


Amar é uma decisão!

A vida sem amor...

* A inteligência sem amor, te faz perverso.

* A justiça sem amor, te faz implacável.

* A diplomacia sem amor, te faz hipócrita.

* O êxito sem amor, te faz arrogante.

* A riqueza sem amor, te faz avaro. (avarento, mesquinho)

* A docilidade sem amor te faz servil. ( serve por servir)

* A pobreza sem amor, te faz orgulhoso.

* A beleza sem amor, te faz ridículo.

* A autoridade sem amor, te faz tirano.

* O trabalho sem amor, te faz escravo.

* A simplicidade sem amor, te deprecia.

* A oração sem amor, te faz introvertido.

* A lei sem amor, te escraviza.

* A política sem amor, te deixa egoísta.

* A fé sem amor te deixa fanático.

* A cruz sem amor se converte em tortura.

* A vida sem amor... Não tem sentido.


O diagnóstico de quem ama de verdade!

  • Quem ama de verdade não e hipócrita.


Romanos 12:9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.

Hipocrisia significa: Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem, Impostura, fingimento, simulação, falsidade, Falsa devoção. Dicionário Bíblico: Ato de fingir o que a gente não é, ou não sente, falsidade.

  • Quem ama honra:


Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Dicionário Bíblico: Preferir em honra “quer dizer alguém dar preferência aos outros, estimando-os acima de si mesmo ler Romanos 12:10” vaso ou utensílio para honra “quer dizer” instrumento para propósitos elevados “II Timóteo 2:21 Homenagem às qualidades de alguém”.

  • Quem ama serve:


Gálatas 5:13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.

  • Quem ama suporta o seu irmão:


Efésios 4:2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

  • Quem ama considera:


I Tessalonicenses 5:13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.

  • Quem ama conforta:


Filemon 1:7 Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.

  • Quem ama não faz vista grossa:


I João 3:17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?

João 4:20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Paulo diz que devemos estar enrraigados e alicerçados em amor!

Efésios 3:17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,

I Tessalonicenses 4:9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;

Continua na próxima quinta feira...


Falar de amor é fácil


II Parte


Paulo nos adverte a respeito da unidade da fé através do amor!

Efésios 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

A unidade realmente é algo indispensável para a igreja como um corpo, vemos em atos dos apóstolos o quanto à igreja era unida, ao observarmos alguns versículos de Atos, chegamos à conclusão que a igreja de hoje esta muito longe de ser o que foi a igreja do Senhor no passado. Por quê? Por uma simples razão, quando amamos de verdade há unidade não é uma metodologia e sim uma conseqüência vivida e vista por todos em nossa volta é um fator predominante no ceio da igreja.

Atos 2:46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

Atos 1:14 Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

É muito importante para o povo de Deus saber, a razão e o porquê que muitas pessoas estarem estagnadas sem as bênçãos, simplesmente por não exercitarem a fé através do amor. Paulo diz algo muito importante em:

Efésios 6:23 paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 1:4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;

Paulo ficou maravilhado com as noticias que Timóteo trouxe dos tessalonicos.

I Tessalonicenses 3:6 Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, e, ainda, de que sempre guardais grata lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como, aliás, também nós a vós outros,

A nossa fé só cresce mediante o crescimento do nosso amor!

II Tessalonicenses 1:3 Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando,

II Timóteo 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de um coração puro, e de uma consciência boa, e de fé sem hipocrisia. FÉ SEM IPOCRESIA!

II Timóteo 4:12 Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.



Paulo saúda todos que amam através da fé

Tito 3:15 Todos os que se acham comigo te saúdam; saúda quantos nos amam na fé. A graça seja com todos vós.

Filemon 1:5 estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,

Só quem ama a Deus consegue exercitar fé verdadeiramente!nós?

Efésios 5:2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

I Coríntios 13:2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

I Coríntios 13:13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

II Coríntios 13:5 Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

Nos amamos a Deus ou apenas dizemos que amamos?

Dizer que amamos a Deus é fácil, mas será que o amamos? Eu desejo colocar algumas questões a este respeito:

  • Se o amamos porque temos tantas dificuldades em obedecê-lo.

  • Se o amamos de verdade porque não lutamos pela verdade?


Oséias 4:1 Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.

  • Se o amamos de verdade porque não amamos a sua palavra?


João 14:23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

João 14:24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

  • Se o amamos porque murmuramos tanto?


Oséias 12:6 converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre.

  • Se o amamos tanto, porque temos tantas dificuldades de estar na casa dele?


Salmos 26:8 Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.

  • Se você o ama, porque que o mundo chama tanto a sua atenção?


Salmos 119:113 Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.

Oséias 6:4 Que te farei, ó Efraim? Que te farei ó Judá? Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.

  • O amamos porque será que temos dificuldade de amarmos a casa de Deus?


I Crônicas 29:3 Além disso, pelo amor ao templo do meu Deus, agora entrego, das minhas próprias riquezas, ouro e prata para o templo do meu Deus, além de tudo o que já tenho dado para este santo templo.

Salmos 122:9 Por amor da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem.

Efésios 1:4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.

Deus é amor, mas se o amor de Deus não habita em nós, pelo seu Espírito, certamente iremos perecer. O amor de Deus exige uma fé verdadeira. Deus nos ama de verdade e jamais ira admitir que amemos de qualquer jeito ou maneira. Deus é misericórdia em benignidade é a pura realidade, mais exige de nós o exercício pleno do amor que ele derramou em nossos corações como esta escrito em Romanos 5:5. O amor de Deus é tão grande, que ultrapassa a nossa compreensão. Ao virar as costas para esse amor, é trazer o juízo de Deus contra nós mesmos. Agora adianta dizer que amamos a Deus sobre todas as coisas, se não conseguimos amar o nosso próximo.

I João 4: 20 "Se alguém disser: «Eu amo a Deus», mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. E nós recebemos dele este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão."

Isso é bem claro não tem como servir a Deus e odiar os irmãos, eu não gosto desse ou daquele. Jesus em João 15:12 nos revela que devemos amar uns aos outros como Ele amou. Cristo nos amou incondicionalmente, ou seja, não mereceríamos esse amor, é dessa forma que temos que amar, como ele amou, mesmo achando que a pessoa não mereça. Seriamos hipócritas falar de um Deus de amor sem viver o que pregamos. O mundo hoje tende a viver perfeitamente, mas ninguém é perfeito, buscamos ser como Cristo, dentro de um processo na qual Jesus é quem nos dá a diretrizes. Muitas vezes necessitamos de alguém pra nos ajudar, mas não as encontramos. Será que Jesus diria: "Cada um cuide de sua própria vida." Certamente que não, e nem ao menos foi o exemplo e mandamento que Ele deixou e sim:


Marcos 12:31 Amarás o teu próximo como a ti mesmo.


Será que eu teria coragem de fazer mal a mim mesmo? Jesus disse por se multiplicar a iniqüidade o amor de muito se esfriará (Mateus 24:12), mesmo nesse contexto se tratando do relacionamento com Deus, com o próximo está de certa forma ligado, pois como diz em I João 4:8"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Não devemos nós esquecer que o amor é na prática; " muitos dirão: Mais quando ti vimos com fome ou sede..." (Mateus 25:37), é bem claro que na analogia de Jesus, "...quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizestes" (Mateus 25:40).


Ou vou responder naquele dia como respondeu Caim : "Acaso sou eu o guardador de meu irmão? O amor de Deus exige justiça. Deus é um Deus santo. Cada ato de desobediência serão julgado. Este é o amor de Deus. O amor de Deus é salvar e recompensar os justos. O amor de Deus é para julgar os desobedientes. O amor de Deus diz: "guardai os meus mandamentos." Deus da justiça perfeita e requer de nós uma justa equilibrada na pratica do amor, para quem não ama de verdade certamente responderá naquele grande dia do acerto de contas. Nós conhecemos o amor de Deus e temos de certa forma bebido deste amor ágape que é o amor de Deus por nós, e nosso amor a Deus e aos nossos irmãos tem sido algo predominante? Ou apenas estamos falando de amor! Deus nos ama e deseja de nós apenas que façamos o mesmo, será isso tão difícil assim? No meu ponto de vista, é que estamos amando mais a obra do que o Senhor da obra, estamos muito mais amando cargos e ocupações dentro da igreja do que os nossos irmãos em Cristo. Hoje Deus esta apenas nos advertindo a respeito do amor, se não agirmos ou fizermos o que ele nos propõe certamente pereceremos nesta vida e na vida eterna. Deus nos diz: "amai-vos uns aos outros, ame o seu irmão, ame o teu próximo, ame os vossos inimigos. Mais isso parece ser uma piada em nossos dias. Descobrimos que sem amor nada tem sentido, não para Deus! Tudo o que ele fez e há de fazer por nós fará em amor e nós quando é que vamos despertar para esta realidade? Deus também nos ensina que a fé só pode funcionar através do exercício pleno do amor verdadeiro, mais existimos em viver pela fé do nosso jeito, e é por isso que temos tantos crentes fracassados agonizando a beira do caminho como o cego bartimeu. O que Deus exige de nós é que voltemos ao primeiro amor e que sejamos parecidos com ele em amor, viver uma vida cristã sem amor é um pecado que poderá custar um preço muito alto e comprometer a nossa eternidade! Por que não tomarmos as medidas necessárias? Por que não obedecermos a Deus cumprindo os seus mandamentos? Eu sei que falar de amor é fácil o difícil é vive-lo no dia a dia. E que Deus nos ajude!


Estudos em Destaque