Assentado à mesa do Rei



Assentado à mesa do Rei


II Samuel 9:1 ao 9


Uma historia de bondade, amor e acima de tudo gratidão do rei Davi.!


Todas as vezes que abro a minha bíblia e leio esta história eu me emociono. Porque neste capítulo 9 vemos um protótipo de nossa própria vida, podemos dizer que Mefibosete é o protagonista da nossa história.


Mefibosete era uma criança normal como todas de seu tempo até aos 5 anos!

II SAMUEL 4:4 Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram às notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.

Mefibosete não era apenas um menino de cinco anos, ele era neto de Saul filho de Jônatas, ele tinha uma ama só para cuidar dele, um dia ele acorda cheio de sonhos como todas as crianças cheio de expectativa esperando o seu pai Jônatas e seu avo regressar para seu lar da guerra, vitoriosos cheios de despojos e glorias, Mefibosete era acostumado como sempre ver as festanças em Israel, os homens e as mulheres pelas ruas cantando, em homenagem a seu avo Saul, e ver a alegria estampada como sempre no rosto de seu pai. Mas, a partir daquele dia tudo seria diferente, porque ele ao se levantar se deparou com a noticia mais assustadora de sua vida! Seu pai, avo e parentes estavam todos mortos!


Um descuido pode ser fatal!


O sentimento de luto invadiu a nação de Israel, um sentimento de pranto e de choro, de miséria e de derrota invadiu o coração de todas as pessoas, e foi ai que a ama, a serva, pegou Mefibosete no colo e pensou: "eu vou fugir para salvar a vida da criança, porque se o rei está morto, se o pai dele e os príncipes estão mortos, o inimigo pode vir e querer a vida desta criança, porque ele vai ser herdeiro, ele deve tomar o trono." E quando ela pega Mefibosete a bíblia diz que ela foge com ele, mas, fugindo, ela o derruba, no chão, e a bíblia diz que ele cai e ficou coxo de ambos os pés por causa da queda que teve.




Agora todos os sonhos dela para com Mifibosete são destruídos!


E agora o que ela tem não são mais sonhos, agora ela tem é de criá-lo com todas as dificuldades do mundo. Acredito que o próprio Mefibosete foi criado dentro de um sentimento de inferioridade. Agora ele não podia fazer o que as outras crianças faziam, ele agora olhava para elas, todas brincavam, todas riam, todas corriam, mas ele não poderia correr ele teria que viver a vida inteira dependendo do favor dos outros. Eu acredito que por muito tempo ele foi assim se desculpando por causa da sua deformidade, dizendo: "eu não posso ser ninguém, porque eu tenho um defeito em minha vida. Uma adolescência traumática, uma juventude frustrada!


Quantos que em nossos dias estão vivendo a mesma história?


Aquilo que aconteceu com Mefibosete, pode estar acontecendo em nossos dias com qualquer um de nós, são pessoas que acabam vivendo uma vida baseada em seu defeito, acabam vivendo em pró das quedas dos tombos que levaram na vida.

O que houve há anos a traz na sua vida não pode decidir seu futuro!

Na verdade meus queridos, quantas pessoas deixaram de ser uma bênção e deixam de ser tudo o que Deus gostaria de ser e fazer na vida delas, mas alguém, um dia, fez alguma coisa contra ela. Alguém a derrubou no chão, alguém a humilhou no trabalho, ou o marido que traiu a esposa e a derrubou. Há pessoas que trazem marcas em suas vidas e pensa: Eu terei que carregar essa marca para sempre. Isso tem deixado muita gente machucada e aleijada. Você vê jovens que, aparentemente estão bem, mas suas vidas estão machucadas por coisas que aconteceram no passado, e hoje eles não conseguem viver uma vida plena e alegre, e sabe por quê?


Por não consegue se livrar do passado!


Mefibosete tinha tudo é mais um pouco para ter um final trágico e infeliz!


Algumas coisas aconteceram aqui com Mefibosete. A bíblia diz que Mefibosete foi morar em Lo-Debar. Lo-Debar significa sem palavras, sem vida, esquecido sem futuro. Deus quer tirar você da sua Lo-Debar, do esquecimento. Deus quer restaurar plenamente a sua vida e te colocar assentado na mesa do Rei.


Mas o fato é que nos acostumamos a viver de maneira contraria aquilo que gostaríamos. Entregamos-nos às circunstâncias. Algumas pessoas adoram viver a comiseração, gostam que as pessoas tenham dó delas. Mefibosete não estava no lugar certo, na verdade ele deveria estar no palácio, mas ele estava na posição errada, é o que acontece com muita gente; estão na igreja, vieram para a igreja, estão no palácio de Deus, estão na casa de Deus, elas sabem disso, mas acabam vivendo a vida sempre da comiseração e na posição errada, sempre sofrendo, sempre derrotados, sempre tristes, sempre na pior. Você pergunta tudo bem meu irmão? To levando pastor, estou mais ou menos. Tem aqueles que estão vivendo dentro da musica do Zeca pagodinho ( Eu deixo a vida me levar) Existem pessoas que nunca muda o seu jeito de pensar. É o mesmo não se importa com nada. Eles dizem: Seja o que Deus quiser!


Deus tinha um propósito definitivo para Mifibosete.


Ziba é um tipo do Espírito Santo


II Samuel 9:2 e 3 Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.


Aqui Ziba é um tipo do Espírito Santo que sempre estará disposto a nos ajudar em nossas fraquezas ele levanta e vai a luta por nós, porque não podemos ir sozinhos . Quase sempre estamos aleijados e não podemos a não ser que o Espirito Santo nos ajude andar, Ziba foi ate a presença do rei. A bíblia nos diz em João 14 verso 16: e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja par sempre convosco.


O consolados Espirito Santo sabe como lhe aproximar do rei !


Romanos 8: 26 Porque não sabemos orar como convém, mas o Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.


Amado este consolador aqui sabe seu endereço, sabe sua casa, sabe do seu passado, do seu trauma, do seu drama, do seu dilema. Ele conhece o seu presente amado, e não só conhece como se importa com o teu amanha. Mas o que Deus pode fazer para alguém que se sente tão mal com a sua própria situação? Os sentimentos que nutriam o coração de Mefibosete impedia o próprio Deus de ser Deus na sua vida. Mifibosete se sentia como um cão morto!

II Samuel 9:8 Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?



Ele se sentia como um cachorro morto! E não é diferente com muitos aqui, mas Graças a Deus que o Espírito Santo esta ao nosso lado como esteve na vida de Mifibosete através de Ziba . A bíblia diz que Deus quer que nos assentemos na mesa com Ele, comendo como um filho do rei. O Espírito Santo está vivo, está ativo, está agindo na igreja, basta apenas você abrir o seu coração e deixar que Ele faça a obra tão necessária, deixar que Ele restaure a sua vida, deixar que Ele te leve à Cristo, à sua palavra, para transformar o seu caráter, para tu sejas uma nova criatura, para que tu penses de maneira diferente, para tu enxergues a vida de maneira diferente, é só voce nós deixar e Deus vai mudar a sua historia meu amado.


Mefibosete se sentia como um cão morto!


Este homem Mefibosete se sentia como nada, como ninguém, vejamos o verso 8 que diz: "quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? David queria que Mefibosete se sentasse à mesa como um de seus filhos. Mais Mefibosete tinha tantas coisas em seu coração que falou: eu não passo de um cão morto, eu não sou ninguém, eu não sou nada. Há muita gente dizendo assim: eu poderia ser alguém na vida, mas eu não passo de um miserável, eu não passo de um lixo, Deus nem me aceita direito, eu não sou digno de chegar diante de Deus, eu não sou digno nem de levantar a minha cabeça para orar.


Davi é um protótipo do próprio Deus!


David, na verdade, é um tipo de Deus que está falando conosco, e ele está chamando para nos assentarmos à mesa com Ele, e muitas vezes nós não entendemos isso, preferimos nos arrastar pelo chão ou achar que nós não somos nada, o diabo fala mentiras na nossa mente, e o diabo fala realmente que nós nos somos nada e nos acostumamos a pensar dessa maneira. Aí esse sentimento invadi a nossa mente, a nossa casa, nossas relações enfim a vida. Amados Deus hoje está te chamando para se assentar à mesa com ele. Deus quer que você que é filho, que tenha direitos diante do senhor, deixe de vier um vida miserável, não tendo dinheiro para nada, deixe de estar sempre doente, deixe de viver uma vidinha cabisbaixa, sempre derrotado, sempre em meio aos problemas, sempre em meio as crises, o seu lar sai de uma crise para entrar em uma nova crise, o seu casamento sai de uma crise para entrar em outra.




Deus quer que nos assentemos na mesa com ele.


Mefibosete era um tipo de pessoa que nasceu para ter tudo, mas por causa de um acidente ou uma deficiência escolhe morar em Lo-Debar.( significa sem palavras, sem vida, esquecido.) Não importa se você é bonito, feio, gordo magro, ou aleijado. Todos nós temos oportunidades nesta vida. As bênçãos são para todos, mas tudo depende de como vemos as oportunidades. Como príncipes e princesas ou como um cão morto?


Mefibosete não era aleijado apenas fisicamente!


Ele também tinha uma deficiência na alma, era um co-dependente. (Co-dependencia doença que enfatiza a procura de amor em lugares errôneos. Geralmente focaliza a felicidade em pessoas, lugares e coisas. Isso acontece porque os valores das pessoas estão mal estruturados. Provocando uma identidade distorcida) Isso mostra que não precisamos ser aleijados fisicamente para ir morar em Lo-Debar. O fato de nascermos em famílias co-dependentes e crescermos em uma sociedade cheia de problemas geram pessoas como Mefibosete! Talvez a sua deficiência seja na alma no teu espírito, se sente rejeitada, desprezado (a), parece que ninguém ti ama etc. E daí mesmo se isso for verdade, você deseja viver em Lo-Debar ? Ou deseja viver no palácio a mesa do rei?


Veja que o Rei Davi queria abençoar Mefibosete.


Mefibosete estava isolado Se achava inválido, como um cão morto. Muitas vezes as oportunidades estão vindo em nossa direção, mas pelo fato da gente pensar que é um cão morto elas não chegam. Por outro lado mesmo quando estamos paralisados pensamos que não merecemos, estamos construindo oportunidades. O fato de ser aleijados fisicamente não quer dizer que é um impedimento para vencer. Os impedimentos estão muito mais na mente do que no corpo. Existem três fatores que impedem uma pessoa de realizar algo.


Quando uma pessoa se acha como um cão morto, ela perdeu esses princípios em sua vida. Ela fica muito atrás de ter intenção, atenção e principalmente decisão. Mefibosete, que nascera para viver em um palácio como príncipe, vivera escondido de todos temendo que, se o descobrissem, o matassem. Todas as nossas tragédias fazem com que nos escondamos. Mas o Salvador veio para trazer aos Mefibosetes a liberdade deste trauma, a cura, à paz, a alegria. Em Mefibosete vemos que as tragédias nunca representam o fim.



Você não nasceu para viver em Lo-Debar sem palavras, sem vida, esquecido. e sim no palácio do rei.


Efésios 2: 6 e 7 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.


Mefibosete passou a comer pão à mesa do rei, como se fosse um dos próprios filhos de Davi. Quanto a nós, temos esse direito de nos assentarmos à mesa do Rei porque somos, de fato, filhos dele. A expressão “comerás pão sempre à minha mesa”, possui pelo menos quatro tipos de significados espirituais e restituições:


1º lugar restituição da honra. Somente os nobres comem à mesa do rei. Ser convidado para comer com o rei tem o mesmo valor que receber um título de nobreza. Você faz idéia do que isso significava para alguém que se via como um cão morto? É tanta a bondade do rei que é quase impossível acreditar nela. Deus nos fez nobres em Cristo Jesus. Não somos mais cães mortos; somos filhos do Rei.

2º lugar restituição da comunhão Sentar-se à mesa é desfrutar da comunhão do rei. Significa fazer parte da corte real, ter o privilégio de ouvir as coisas de perto e desfrutar a abundância da provisão do rei. É comer e beber do melhor. A palavra do Senhor, em Isaías 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”.

3º lugar a restituição em seus passos Sentado a mesa do rei simboliza uma nova ação, uma nova vida, um novo caminhar. Ele seria carregado no colo, não faltaria mais pessoas para ajudá-lo. Isto aconteceu conosco éramos coxos espiritualmente, porem o senhor Jesus nos tirou de um lamaçal de pecado e firmou os nossos passos!

Salmos 18:33 ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.

Salmos 40:2 Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.

Assentados à mesa ninguém vê os próprios pés!


Você já percebeu que assentado à mesa, ninguém vê os próprios pés? Melhor ainda: assentados à mesa, somos todos iguais. Ainda que os pés de alguém sejam deformados, assentados à mesa, ninguém perceberá isso. O sangue de Jesus não apenas esconde os defeitos, mais nos redime por inteiro, a mesa podia cobrir os defeitos e deformidades o sangue de Jesus nos purifica de todas as nossas deformidades. Em Jesus Cristo, através do sangue do Cordeiro, temos a provisão de Deus para a cura e restauração de nossos de nossos pés deformados.


4º lugar é a restituição financeira Mefibosete que vivia na pobreza, no esquecimento, agora estava sendo restituído de tal maneira que sua geração nunca mais seria a mesma. Ele agora seria um homem rico e digno, não mais um homem sem palavras, sem vida, esquecido em um canto qualquer em Lo-Debar.


II Samuel 9:7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.


II Samuel 9: 9 ao 13 Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.



Mefibosete agora morava em Jerusalém!


Ele não morava mais em Lo-Debar. (significa sem palavras, sem vida, esquecido.) ele agora morava em Jerusalém que significa: (Lugar de Paz o céu) Que maravilha meus amados irmãos saber que um dia nós vamos morar na nova Jerusalém e vamos estar na mesa do rei para sempre!


Apocalipse 3:12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.


Apocalipse 21:2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.


Apocalipse 21:10 e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,


“Afinal, o que se come à mesa do Rei?”


A Palavra de Deus mostra que somos transformados pela comida que ingerimos à mesa do Rei. Na verdade, somos aquilo que comemos. Aqui está à maravilhosa obra do senhor Jesus, na cruz: (quando comemos da sua carne e bebemos do seu sangue) nossos pecados são cobertos recebemos cura e libertação. Levar-nos para comer à mesa do Rei é o processo empregado por Deus para nos restaurar a condição de filho do Rei. Diante disto, só nos resta, aceitar sua graciosa oferta e permitir-lhe usar de bondade para conosco, ou seja: tirar-nos de Lo-Debar e levar-nos de volta a Jerusalém. O rei Davi não chamou Mefibosete para ordenar-lhe algo que ele não fosse capaz de fazer. Tampouco o chamou para zombar de seus pés aleijados, ou do seu caminhar desengonçado. Ao contrário, o rei usou de bondade para com ele, e lhe ofereceu um lugar em sua própria mesa. Hoje, o Rei Jesus nos distingue com a mesma bondade e ajuda. Ele diz a cada um de nós: “Venha do jeito que você está: mancando e arrastando-se. Venha porque eu quero usar de bondade para com você.” Venha assentar-se à minha mesa.


Lucas 22:30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.


Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo

templodosmilagres.com.br |  Whats: (41) 3679-6534

 

Av. Alderico Bandeira de Lima, 1767
Campina Grande do Sul - Jd Paulista

quadrangulartemplodosmilagres@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

site desenvolvido por Matheus Pereira