Aliançados com Deus



Aliançados com Deus


Gênesis 9:9 Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência


A primeira grande verdade é que Deus é um Deus de Alianças e a nossa comunhão e o nosso relacionamento com Ele sempre deverá estar fundamentado em alianças! Lá no Jardim do Éden já havia uma aliança com o homem!


Sem as alianças determinadas por Deus não haveria como Deus manifestar sua graça, sua misericórdia, seu propósito e acima de tudo o seu grande amor para conosco! Foi assim com Noé, depois do Dilúvio ele fez aliança com a terra!


Gênesis 9:13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.


Deus cumpre sua aliança por causa de sua Palavra, pois toda a aliança divina tem o mesmo fundamento, “a Palavra de Deus” e por esta somos beneficiados.


Isaias 45:23 Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.


Alianças feitas por Deus é a nossa segurança !


Gênesis 9:9 Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência


Falávamos no inicio do ano passado semana que Deus é um Deus de alianças, Ele estabeleceu uma aliança com Adão:


Oséias 6:7 Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. Depois Ele estabeleceu uma aliança com Noé :


Gênesis 6:18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. Em seguida Deus fez uma aliança com a terra:


Gênesis 9:13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. Anos mais tarde Ele faria uma aliança que iria culminar em todas as alianças compactas. Ele faria uma aliança com Abraão:


Levítico 26:42 Também eu me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão me lembrarei, e da terra me lembrarei. Como Deus é eterno não poderia Ele deixar os seus filhos fora da eternidade então por amor eterno Ele fez com o homem uma aliança eterna:

Ezequiel 16:60 Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna.


Salmos 105:10 E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna,



Muitas são as alianças de Deus para com seus filhos, mas a maior parte não recebe, pois não tem entendimento para entender nossa parte no acordo dessa aliança. Quase sempre nós falhamos nas promessas que fazemos dentro da aliança que foi estabelecida. Mais infelizmente os cristão da atualidade estão descaracterizando os aspectos próprios da aliança. Há muitos que nem sabem que Deus é um Deus de alianças. Hoje podemos dizer que toda a humanidade possui méritos em todas as alianças feitas por Deus independentemente de sermos bons ou ruins, pois vemos Deus agindo em amor para com ambas às partes. obs. No inicio todos tinham uma idéia que Deus era um Deus individualista e que queria apenas aliança com um homem, uma família, uma tribo ou nação como os próprios Judeus acreditam até os dias de hoje. Mais as primeiras $$alianças feitas no passado eram as bases. Pois no coração de Deus todos que vem a Ele por meio de Cristo Jesus esta comprometido e abençoado por todas as alianças feitas. Inclusive a aliança Eterna do qual eu e você temos com Ele em Cristo!


Deus jamais quebraria uma aliança feita por Ele


Salmos 105:10 E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna,

Salmos 89:34 Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios

.

A pergunta feita a todos nos dias de hoje é:

O que temos feito com as alianças de Deus?


Isaías 24:5 Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.


Muitos nem tem conhecimento destas alianças, outros com todo o conhecimento negligenciam estas alianças dizendo que são coisas da lei e que vivemos na época da graça etc. É bem verdade que nem todas as alianças feitas durante lei tem haver conosco, mas existem alianças que não podem ser quebradas, por que uma é a base da outra, Obs. Para Deus a primeira feita é tão importante quanto a ultima! Uma aliança não pode dissolver ou simplesmente anular a outra. Exemplo: Aliança de casamento não esta contido no anel que se Poe no dedo e sim no poder da união que se submete que é identificada por fidelidade e compromisso. Existe algo maravilhoso a ser dito: Deus é fiel ! Ainda que seus servos não cumpram o acordo .


Salmos 89:34 Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.


Hebreus 6:18 Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;


Muito diferente dos homens, Deus independe de nossas ações para que cumpra seus propósitos, pois uns dos valores de Deus são imutabilidade e fidelidade.


Tiago 1:17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.


E por esses dois aspectos imutabilidade e fidelidade somos privilegiados. Pois não temos condições de receber nenhum tipo de beneficio por que somos sucessivos pecadores. Somos abençoados por causa da aliança eterna que Deus tem com todos aqueles que estão em Cristo Jesus.


Salmos 25:14 O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.


Por que o povo de Deus sofre tanto?


Nosso bom Deus ao longo de toda a história tem se relacionado com a humanidade através de alianças, assim como foi com Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi e com tantos outros, e não seria diferente conosco ele age da mesma forma. Aprenda que Deus jamais quebra seus princípios. Sendo nós cumpridores no trato ou seja na aliança o acordo divino esta estabelecido eternamente. Importante saber : As cláusulas destas alianças não são pesadas, como muitos afirmam .


Salmos 116:12 Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?


Mas é preciso reconhecer que todas as alianças que Deus estabeleceu como seus servos esta fundamentada na obediência aos seus mandamentos; Que trazem em seus decretos amor graça e misericórdia. Pois se estas alianças não possuíssem tais características, nós seus servos já teríamos perdido todos os direitos de nos relacionarmos com Ele.


As alianças com Deus são baseadas no seu Amor!


Graças ao seu infinito e profundo amor, Deus nos faz merecedores de coisas que aos olhos humanos não teríamos mérito algum. Percebemos Deus tendo misericórdia dos incrédulos que não poupam esforços em negá-lo através de suas atitudes ímpias por causa de seu amor. Mas também podemos ver Deus abençoando seus servos por causa da sua aliança que fundamentada em sua Palavra não o pode levá-lo a agir de outra forma.


Isaías 55:11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.


Números 23: 19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?



Portanto sejam bem vindos e conheçam os benefícios de se possuir uma aliança com alguém em que o seu amor a todo o momento nos surpreende.


A aliança de Deus para conosco é um acordo divino, que transcende o conhecimento humano, e que requer de cada um de nós a nossa parte, pois toda aliança é regida por um acordo entre duas partes, o Senhor nosso Deus cumpri sempre a sua parte no acordo, nós também precisamos cumprir nossa parte desse acordo para que assim possamos receber os benefícios dessa aliança divina.


Salmos 78:37 Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança.

Deus sempre cumpriu com sua parte da aliança que tem com cada um de nós, mas nós precisamos também cumprir a nossa parte, e isto requer de nós, obediência, fidelidade e a base que é amor. Muitas vezes queremos receber de Deus nossos sonhos, fazemos campanha e mais campanhas, chegamos até mesmo ver nossos sonhos e desejos de nossos corações quase que completamente realizados, mas de um momento para outro tudo deixa de existir e ficamos frustrados e muitas vezes desanimados e tristes. Precisamos entender que DEUS não falhou com a gente, pois as promessas de Deus são imutáveis, fomos nós que falhamos por não cumprir parte do acordo da aliança de Deus em nossa vida.


O que representa uma aliança diante de Deus


Quando falamos de aliança de Deus precisamos entender como Deus age, no inicio falamos sobre a aliança de Deus com Noé e ela foi firmada numa promessa. Disse o Senhor:


Gênesis 6:18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.


Ele estava dizendo eu prometo que você e sua família não morreram neste dilúvio que derramarei sobre a terra! Depois da promessa comprida ele fez outra aliança, só que agora com a terra!


Gênesis 9:13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.



Dentro da aliança com Deus, existem acordos que não podem ser violados!


Você há de notar que com Deus, tudo estará dentro de um condicionamento inviolável, Muitas vezes estamos distantes dessa aliança, pois não estamos cumprindo nossa parte no acordo dessa aliança de vitória para nossa própria vida. O segredo das orações não respondidas, dos milagres que buscamos e não recebemos o grande segredo da prosperidade que não chega e das grandes conquistas e vitórias de Deus para com cada um de nós, esta diretamente fundamentada quando cumprimos nossa parte do acordo dessa aliança. Toda aliança de Deus garante é para garantir o nosso futuro e o futuro de nossa geração.


Gênesis 9:9 E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.


Porem tudo estará condicionado há três coisas que são fundamentais e são elas: Obediência, fidelidade e amor! Precisamos entender que se realmente desejamos ser alcançados pelas promessas de uma aliança com Deus, precisamos fielmente cumprir o nosso acordo, ou seja, precisamos manifestar nossa obediência ao Senhor e a Sua Palavra por completo, não abrir mão de nossa fidelidade e nosso amor ao Senhor deve ser verdadeiro acima de tudo.


I Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.


Muitos querem desfrutar de prosperidade, uma vida abençoada materialmente, mas não são fieis nos dízimos e nas ofertas, outros querem receber milagres e bênçãos e suas vidas, mas não crêem no poder do Deus que tudo pode, têm uma fé vacilante, outros buscam a libertação e salvação da família, mais jamais abriram a porta de suas casas para que o Evangelho seja pregado. Para vermos os efeitos da aliança de Deus em nossa vida, precisamos fazer a nossa parte, é só que está faltando, e quando isto acontecer vamos receber todos os benefícios da aliança de Deus em nossa vida por completo em nome de Jesus.


Isaías 1:19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

Jeremias 18:10 Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.

Salmos 81:11 Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.


Sei que os teus olhos Sempre atentos permanecem em mim

E os teus ouvidos Estão sensíveis para ouvir meu clamor

Posso até chorar, mas a alegria vem de manhã

És Deus de perto e não de longe nunca mudastes, tu és fiel.


Deus de aliança, Deus de promessas, Deus que não é homem pra mentir Tudo pode passar tudo pode mudar Mas tua palavra vai se cumprir.


Posso enfrentar o que for Eu sei quem luta por mim

Seus planos não podem ser frustrados Minha esperança está

Nas mãos do grande 'Eu Sou'Meus olhos vão ver o impossível Acontecer


Estudos em Destaque