A maldição do comodismo!



A maldição do comodismo!



Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Acomodação: dicionário Aurélio: Ato ou efeito de acomodar-se; arranjo, arrumação, acomodamento Tendência a conformar-se com qualquer situação; conformismo Adaptação, conformação, adequação.


Quem sabe você esta como muitos dizendo: Minha vida esta boa assim, por que mudar, porque esquentar a cabeça. Não vou me preocupar com nada. Para mim tanto faz como tanto fez. Outro dia eu vou à igreja. Outro dia eu vou à reunião de oração. Outro dia eu arrumo. Outro dia eu concerto etc. Os acomodados sempre deixam pra depois aquilo que poderiam fazer agora! Quem nunca ouviu alguém dizer estas coisas? São pessoas super acomodadas que já se conformaram com este padrão de vida e não estão nem ai com o mal que isso pode lhes trazer a vida espiritual.


Acomodados com a vida Cristã!


Quanta gente por aí sem rumo, sem posição, querendo "deixar a vida os levar". Pessoas esparramadas no sofá esperando que as bênçãos caiam do céu! Quantos que deixam de vir a igreja por motivos fúteis. Uma chuva, uma noite fria, um cansaço e pronto, se não bastasse tem aqueles que arrumam doenças imaginarias e dores as mais criativas possíveis. Existem pessoas que apreenderam ter saída pra tudo, simplesmente para manter o seu comodismo. É muito comum em nossos dias nos depararmos com irmãos que o seu comodismo é um problema crônico, alguns casos o problema e bem pior, chama-se comodismo espiritual. Ele(a) lutou para conquistar o batismo no Espírito Santo, recebeu dons espirituais e se acomodaram vivendo apenas de um passado de glorias espirituais. Estes tornaram-se contadores de historias. Será este o seu futuro? Que tipo de herança deixaremos para nossos filhos e netos! Os acomodados atrapalham a obra de Deus e a vida dos que desejam trabalhar para o senhor! Geralmente os acomodados não gostam de lutar de guerrear, são tímidos, estas pessoas não tem desejo de crescer através de seus esforços, pelo contrario, vivem sempre sugando as pessoas em sua volta. Não lutam pelos seus direitos a bem da verdade elas não querem se incomodar, ou seja preferem evitar a fadiga o cansaço etc.


A síndrome dos acomodados:


1- As pessoas acomodadas sempre perdem o tempo que é tão precioso. Elas perdem tempo porque poderiam ter recebido tantas bênçãos há muito tempo atrás.


2- Pessoas acomodadas tem tendência a se desviar, porque muitas vezes são atingidas pelo desanimo já que não vêem nada acontecer como consequência de sua acomodação.




3- Pessoas acomodadas não fazem as coisas acontecerem, porque não correm atrás dos seus ideais, são pessoas que optaram em viver dentro da casualidade, muitos até dizem: O que tiver que acontecer vai acontecer. E existe ate ditados populares para defender a tese dos acomodados, por exemplo: O que é do homem o bicho não come, o que tiver que ser seu meu filho ninguém ira tirar. Estas pessoas tentam justificar o seu comodismo e o pior de tudo é que alguns usam a palavra de Deus para isso. Tem aqueles que dizem: Eu agora estou vivendo pela fé... Estou esperando em Deus... Eu já fiz a minha parte agora é com Deus! Mais fez mesmo a sua parte? Ou apenas esta dizendo que fez!


4- Pessoas acomodadas pensam no seu bem-estar desde que não tenha que mover uma palha, tudo tem que ser sem esforço, numa boa, eu já ouvi certas coisas que da um desespero na alma só de ouvir e a gente passa vergonha pela pessoa. Exemplo: As pessoas que ajudamos em nossa igreja, alugamos casas, pagamos contas, procuramos ajudar da melhor maneira possível e a pessoa vai La no altar e ainda tem a petulância de dizer: Ó irmãos eu estava passando por um momento terrível na minha vida, então eu falei com Deus e tomei um decisão vou ficar aqui em casa ate que Deus toque no coração de alguém para nos ajudar. Meus irmãos estávamos assistindo a seção da tarde quando veio os irmãos da igreja e nos trouxeram uma cesta básica, pagaram a nossa luz e água e ate deixaram o dinheiro pro gás, Deus é fiel meus irmãos, tenho certeza que no mês que vem Deus usara outros vasos e se Deus tocar no teu coração meu irmão deixa ele te usar! Parece brincadeira, mais não é, muitos vivem desta forma. Só usam as roupas dos outros, vive emprestando dinheiro por não ter coragem de enfrentar a vida como ela é. Não estamos fugindo de nossa responsabilidade social este é um papel fundamental da igreja. Agora sustentar pessoas que se acomodaram e vivem como sanguessuga jamais.


Provérbios 30:15 A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam, sim, quatro que não dizem: Basta!


5- Provavelmente pessoas acomodadas tem pouca esperança. Porem o foco de sua esperança é sempre nos esforços alheios e nunca em seus próprios esforços, eu tenho nojo dessa raça. Nunca tem, nunca pode, só vive a tiracolo dos outros, vai num restaurante sempre com ao amigos e sempre na fiúza e ainda dizem que vivem pela fé.


6- Geralmente as pessoas acomodadas finge ser pessoas de oração de jejum, com a seguinte pretexto eles querem ganhar a sua confiança para poder se aproveitar da situação. Quase sempre estas pessoas vivem de aparência na realidade não buscam a Deus, não oram, não jejuam, não lêem a palavra de Deus e como consequência deixam ser levadas pelas coisas mundanas. Não se preocupam com as coisas de Deus. E por incrível que pareça dependendo da pessoa ela tem um poder de persuasão levando centenas de pessoas em suas lábias.


7- Os acomodados não vigiam, se conformam em continuar do mesmo jeito sem nunca pensar em mudança. Acostumaram-se com a rotina do dia a dia, não pensam em novas oportunidades na vida. Tudo para ele (a) é difícil demais, sempre procuram dar um jeitinho para amenizar a sua situação. Você já notou as pessoas de rua, passa anos e anos eles estão lá do mesmo jeito, parece que estão com a mesma roupa nada mudou todos estes anos. Talvez você esteja dizendo: Graças a Deus isso não acontece comigo, eu tenho a minha casa o meu carro o meu emprego etc. Será que a área de acomodação ou o nível de acomodação são apenas dentro destas áreas. A propósito dentro do seu universo ou de seu ambiente, não existe um espírito de acomodação ? Será que não estamos sofrendo desta síndrome e não estamos percebendo?


Saindo da zona de conforto e comodismo!


Como é bom descansar, sentar no sofá, ver televisão, dormir até que os olhos fiquem grudados, ir as lojas fazer compras, ir a um bom restaurante, viajar etc. Tudo isso pode ser bênçãos em nossa vida desde que não estejamos acomodados nisso. Dinheiro pode ser uma benção mais jamais poderá nos acomodar com as coisas de Deus. Recebemos as bênçãos de Deus não para nosso comodismo e sim para seguirmos em frente para honra e gloria de seu nome. Se as bênçãos do Senhor me levar a uma vida de conforto e sossego paralizante então eu devo desconfiar desta benção. A vida do Cristão não é relaxando e se conformando. Tudo em nossa vida deve ser com luta, nossas conquistas não cai de pára-quedas devemos ser perseverantes porem dentro da batalha e não fora dela. Sabemos que após os combates e lutas, é muito normal vir o casaco físico, o esgotamento espiritual, e temos sim o direito de descansar e recobrarmos as nossas forças. Mas sabemos que estamos no campo de batalha e que Deus esta ao nosso lado e ele guerreia por nós naquilo que não podemos realizar, se Deus é por nós quem será contra nós? Ele nunca nos deixará. Ele jamais nos desamparara. Porem devemos sair do comodismo.


O desejo de Deus é nos ver lutando!


Deus não deseja ver você acomodado. Ele quer te ver lutando, perseverando. Eu vou dizer que o caminho mais fácil é o comodismo, com certeza, assim você relaxa, porém, não é o melhor caminho. Aqueles que se acomodam se conformam com pouco, qualquer coisa para eles está bom, não importa nada mais a não ser se instalar, se acomodar e se adequar ao melhor modo. As pessoas acomodadas deixam as coisas rolarem naturalmente. Você tem que ser um guerreiro, tem que lutar pra conquistar aquilo que você tem direito de receber como filho de Deus. Você não pode abrir mão de lutar e ser um vencedor. Você deve sair do lugar de acomodação. Deus não se agrada da acomodação. Ele quer ver o nosso esforço. Ele quer ver a nossa dedicação.


Provérbios 19:15 A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome.


Provérbios 31:27 Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.


Eclesiastes 10:18 Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa.


Não se conforme com a situação mesmo que pareça confortável!


Deus te chamou para ser um vencedor, e do mesmo modo que Ele te chama, Ele te capacita também, por isso, não há o que temer. Não estamos em tempo de brincar, estamos em tempo de despertamento, de vigiar porque breve Cristo vem buscar a Sua igreja e já nos resta pouco tempo. Quantas coisas têm acontecido ultimamente, cada noticia podemos ver nos jornais por isso não é tempo de se acomodar. O ato de se acomodar é se conformar e se acostumar com a vida do jeito que ela esta. É se esquecer de que existe um Deus que tudo pode fazer, é se esquecer de que Deus te chamou para vencer, e não para dormir o sono da indolência !Não se esqueça de que você é filho de Deus, não se esqueça de que você está numa guerra. Por isso, lute, persevere, busque a Deus, não cesse de louvar, não cesse de orar. O Senhor tem um grande propósito para sua vida. Ele quer fazer de você um grande vencer! Ele quer te libertar deste mal terrível do comodismo.


A fraqueza dos "fortes"


“O VENTO”, “A LUTA”, “ ABANDEJA" e " O COMODISMO".


Estes quatro personagens certa vez, discutiam entre si gabando-se cada um de ser melhor que o outro em derrubar crentes fiéis que às vezes, se julgam "invencíveis".Eu sou o melhor! Dizia um, não, eu é que sou o melhor, dizia outro. Já estavam quase se desentendendo a ponto de briga, discutindo em altas vozes em plena rua. Foi aí que avistaram um desses crentes "canela de fogo" que ora, jejua e trabalha na obra do Senhor, parado ali perto cantando e glorificando a Deus.


"O VENTO" ao vê-lo , disse para os amigos: Olha lá, vejam como derrubo este crente ! Foi ao crente e "soprou" problemas, "soprou" doenças, tentações de vários tipos sobre o crente. Uma semana depois, exausto disse: Desisto! Ele é bom mesmo!


“A LUTA" disse: Você é muito mole, comigo ele não pode! Arranjou perseguição, calúnia, necessidades, falta de dinheiro, de roupa e de calçados e despejou sobre o crente. Uma semana depois voltou dizendo"- É...esse aí é crente mesmo!... Chega!


"A BANDEJA" saltando na frente, disse: Deixa comigo! Ele agora vai ver "o que é bom prá tosse"!... Foi ao crente já atribulado, sem dinheiro, sem ninguém e ofereceu-lhe mil bandejas das mais "saborosas": Dinheiro fácil, carro importado, vida boa com "sombra e á água fresca". Mas o crente "canela de fogo", mesmo na "pior", firme e decidido, disse em voz alta: NÃO e NÃO!!!


Aí, já cansados de infernizar a vida do crente, disseram os três: - Não tem jeito mesmo não... Com este crente "canela de fogo" ninguém pode! Ma eis que, do outro lado da rua, "O COMODISMO" que a tudo apreciava, levantou-se bocejando e espreguiçando-se muito e exclamou: Agora o caso é comigo! Foi-se chegando mansamente ao crente já cansado, fraco e até um tanto orgulhoso de ter vencido tão grandes adversários, aplaudiu-o e falando-lhe com voz alegre: - Muito bem! Muito bem! Parabéns! Assim é que é; você é mesmo o bom do "pedaço". Mas agora merece um "santo" descanso. Afinal, "ninguém é de ferro". Senta aqui a meu lado, meu filho.


Depois de tanto trabalho "Deus já se agradou de ti". Vem cá meu filho, vem cá... E o "canela de fogo", embalado por aquelas lisonjeiras palavras, deitou-se, acomodou-se e logo dormia nos braços macios do "COMODISMO"... A bem da verdade dorme até hoje! ...Já não ora, não jejua, não prega e só vai a igreja agora só aos domingos e dias de festas. Descansa tranquilo nos braços do "COMODISMO" que se gaba sorridente dizendo: Esse é só mais um dos milhões que eu venço todos os anos. E Você, cuide-se!... Ou poderá ser a minha próxima vítima! Meus amados é bom ficarmos atento no que diz as escrituras: Efésios 5:14 Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e cristo te esclarecerá".


Conclusão


As pessoas que lutam, tem muito mais chance de vencer na vida. As pessoas que perseveram, sempre alcançam seus objetivos, as pessoas que esperam no Senhor, nunca de decepcionam com ele, as pessoas que não desistem de suas bênçãos e de seus sonhos, sempre serão abençoadas por Deus. Elas conquistam, elas prosperam, elas recebem e vêem na sua vida as promessas de Deus sendo cumpridas. É por isso que você deve lutar sem desistir, sem se acomodar, pois ninguém pode tirar a sua benção a não ser você mesmo, ninguém pode tirar o que Deus tem para você se você fizer o que a palavra de Deus te ordena. Por isso meu irmão eu vou dizer mais uma vez: Lute, não olhe para trás, não desista agora, seja um vencedor, seja você um guerreiro. Saia do lugar de acomodação, saia do conformismo. Deus tem um futuro promissor para sua vida. Se eu tivesse me acomodado em Paranaguá, hoje não seria o que sou e não teria o que tenho! Será que isso é tudo o que Deus tem pra mim? Eu tenho duas alternativa, a primeira é me acomodar com o que sou e tenho e provavelmente ate o que sou e tenho poder ser resumido apenas em lembranças de um passado glorioso. A segunda é jamais me acomodar olhando sempre para frente e enfrentando novos desafios na presença de Deus. Lucas 21:19 É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.


Romanos 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.


Há um desafio para todos nos, Deus quer abrir as janelas do céu sobre nós, mais estamos amedrontados, tímidos e receosos! Precisamos perguntar a nos mesmos: Será que não estou acomodado para as coisas de Deus ? Será que não entrei num comodismo e o meu coração esta me enganado? Será que não estou tão acomodado a ponto de achar que a vida é assim mesmo? Será que este comodismo não esta me tirando sutilmente do propósito chamado arrebatamento da igreja e não estou percebendo? Se não estou vivendo o comodismo por que as coisas de Deus não me atraí como no inicio de minha vida cristã? Se não estou nem aí com minha vida espiritual isso não é comodismo? E que Deus nos ajude nesta caminhada!


Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo

templodosmilagres.com.br |  Whats: (41) 3679-6534

 

Av. Alderico Bandeira de Lima, 1767
Campina Grande do Sul - Jd Paulista

quadrangulartemplodosmilagres@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

site desenvolvido por Matheus Pereira