A INVEJA



A INVEJA MATA A INVEJA DESTRÓI A INVEJA APRISIONA



Provérbios 14:30 O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.



O que é inveja? É um misto de ódio, desgosto e pesar pelo bem e felicidade de outrem; é o desejo violento de possuir o bem alheio; é invejar a prosperidade e a alegria de outra pessoa, porque ela possui algo que não possuímos. Qual é o tempo ou época em que a inveja se manifesta? Será numa determinada parte do ano? Será que a inveja ataca só as pessoas pobres, que possuem pouca coisa? Ou só os ricos que querem cada vez mais. Todos nós vivemos sob a possibilidade de sermos atacados pela inveja.


1. A DEVASTAÇÃO DA INVEJA.


A pessoa invejosa atrai péssimas influências para a sua vida; ela abre as portas para os demônios. A pessoa invejosa vive cercada por espíritos malignos. Elas adoecem com mais freqüência que as outras pessoas; tem crises nervosas que resultam em úlcera estomacal; sentem tonturas e vertigens; manifestam um sentimento de inferioridade, os que as fazem pensar que todas as outras pessoas estão falando mal ou tecendo alguma coisa crítica sobre o comportamento dela. As pessoas invejosas sofrem demais, atacam também de forma sutil e insidiosa. Elas não ficam apenas na defensiva. Traiçoeiramente, elas causam males terríveis. A inveja é danosa e egoísta que leva o homem a esse tipo de traição. O invejoso vê alguém conquistando projeção financeira e imediatamente entra no mesmo caminho, atropela, “passa por cima” desonestamente.


2. A INVEJA LEVA ÀS GRANDES COMPETIÇOES.


Gênesis 30:1 ao3 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei. Então, Jacó se irou contra Raquel e disse: Acaso, estou eu em lugar de Deus que ao teu ventre impediu frutificar?Respondeu ela: Eis aqui Bila, minha serva; coabita com ela, para que dê à luz, e eu traga filhos ao meu colo, por meio dela.


Gênesis 30:8 Disse Raquel: Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer; chamou-lhe, pois, Naftali.


A inveja leva a pessoa a morrer aos poucos;A inveja destrói a alegria;

A inveja destrói amizades; A inveja destrói projetos; A inveja angustia;







A inveja leva as competições.


3. A INVEJA CARREGA UMA LANÇA NA MÃO.


I Samuel 18:9 e 10 Daquele dia em diante, SAUL não via a Davi com bons olhos.No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de SAUL, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança,


I Samuel 19:10 Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou.


I Samuel 20:33 Então, Saul atirou-lhe com a lança para o ferir; com isso entendeu Jônatas que, de fato, seu pai já determinara matar a Davi.

Davi foi elogiado por ter saído bem na guerra, e Saul ficou esquecido.

Quando alguém é lembrado por algum feito e você é esquecido, qual é a sua reação?


4. A INVEJA MATA.


Gênesis 4:3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.


Gênesis 4:4 e 5 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.


I João 3:11 Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros;


I João 3:12 não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.


Deus não aceita ficar pra depois no fim de uns tempos. Ele aceitou a oferta de Abel porque foi a primeira cria de Abel por que foi a primeira cria do rebanho, as primícias. Qual foi a reação de Caim? Tomado de inveja, convidou seu irmão para ir com ele ao campo e lá o matou. O primeiro homicídio ocorrido na terra foi provocado pela inveja. Mas a inveja trouxe também ao coração de Caim a ira descontrolada, autocomiseração, ódio mesclado com desgosto, e a morte.


5. A INVEJA LEVA O HOMEM A OFUSCAR A ALEGRIA E O PRAZER DAQUELE QUE ESTÁ SENDO ABENÇOADO COM PROSPERIDADE FINANCEIRA E ESPIRITUAL.


Gênesis 26:12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.


Gênesis 26:13 e 14 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.


Gênesis 26:15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.


A inveja torna o homem sagaz, traiçoeiro, ignorante.


Você precisa usar de cautela e prevenção. Sempre há alguém querendo entupir, “entulhar” a sua vida. Quando você começa a receber as bênçãos de Deus e vai melhorando de situação nos diversos aspectos da prosperidade, previna-se. As críticas virão em grande porção por causa de sua aparência, do seu vestuário, de sua casa, do carro. Família. A inveja que quer jogar entulhos na sua clínica; na sua loja de sapatos; na sua farmácia...


A inveja é pecado; a inveja é contrário à paz e à vida; a inveja mata.


6. A INVEJA FAZ ADOECER.


O rei Acabe


I Reis 21:4 e 5 Então, Acabe veio desgostoso e indignado para sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, voltou o rosto e não comeu pão. Porém, vindo Jezabel, sua mulher, ter com ele, lhe disse: Que é isso que tens assim desgostoso o teu espírito e não comes pão?


Os mestres da ciência médica afirmam que a maior porcentagem de doenças são de origem psíquico, isto é, da mente, da alma. Mas admitem eles, que a doença da psique é fator decisivo para transformar uma doença imaginária em doença real para o corpo físico.


Provérbios 14:30 O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.


A inveja é canal para as doenças.


Quando a pessoa tem o coração bondoso, acessível às necessidades de outrem, certamente também se alegra na prosperidade e nas bênçãos recebidas pelo seu semelhante. Ela não fica contaminada pelo vírus da inveja.


Asafe Salmo 73.


Salmos 73:2 e 3 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.




7. A INVEJA APRISIONA.


Mateus 27:17 Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?


Mateus 27:18 Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado.

A inveja gera crueldade, ódio e perseguição.


A inveja é capaz de estragar o ambiente agradável de uma família, o respeito mútuo e a união. José foi parar na prisão por causa da inveja de seus irmãos.


8. A INVEJA É UMA DAS OBRAS DA CARNE.


Gálatas 5:19 ao 21 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.



A inveja está qualificada no nível da prostituição, do adultério, da heresia, etc.


Gálatas 5:26 Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.


I Timóteo 6:4 essa pessoa está cheia de orgulho e não sabe nada. Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença nessas pessoas. E daí vem invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas etc.


Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles.


Tiago 3:14 e 16 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.


I Pedro 2:1 Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas.


Conclusão


Hebreus 13:5 Seja a vossa vida sem avareza. contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.



Estudos em Destaque