Assistencia social

Paulo em sua carta aos efésios disse: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazer boas obras”? (Ef 2: 10 NTLH)  Praticar boas obras é algo inerente à caminhada cristã. Especialmente as que estão ligadas à assistência social, que o Novo Aurélio define como: Serviço, de natureza diversa, que atende àqueles que não dispõem de recursos suficientes.


Trabalho social é árduo e tem como motivação o amor pelo próximo. Se a Bíblia Sagrada é nossa única regra de fé e prática, temos que rever nossos conceitos imediatamente em relação à assistência social.


Quando Jesus faz menção ao segundo mandamento que é: “Amar o teu próximo como a ti mesmo”, Ele nos mostra uma escala de valores, revela a importância de amar ao meu próximo.E assistência social nada mais é que uma atitude de amor ao próximo.

Salomão disse em Provérbios: “Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo”. Tiago disse: “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos”. A parábola do Bom Samaritano é conhecida pela maioria dos crentes em Jesus, mas praticá-la parece uma utopia. Muitos estão como o perito da lei a perguntar: “Quem é o meu próximo?” (Lc 10: 29-37)


Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me”. (Mt 25: 31-36) - Jesus disse também: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. (Mt 5: 16 NTLH).


Assistência social brota no coração de Deus, da mesma forma deve brotar em nosso coração. Deve brotar no coração da igreja.

Como Tiago disse: “A fé sem obras é morta”. Outro texto interessante é: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?”. Negligenciar assistência social é desobedecer a Palavra de Deus